...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 janeiro 2015

TÉCNICA DE COMBATE A INCÊNDIO - CONCEITOS TÉCNICOS - Prevenção Contra Incêndio - Proteção contra incêndios - Carga de incêndio - Incêndio - Desenvolvimento dos incêndios - A eclosão das chamas - A incubação - Deflagação - Propagação do incêndio - Extinção - Problemas de salvamento - MANUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE A PRINCÍPIO DE INCÊNDIO


TÉCNICA DE COMBATE A INCÊNDIO

CONCEITOS TÉCNICOS


Prevenção Contra Incêndio

Compreende uma série de medidas e uma determinada distribuição dos equipamentos de COMBATE A INCÊNDIOS e dos materiais em estoque pertencentes a um estabelecimento, visando impedir o aparecimento de um princípio de incêndio, dificultar seu desenvolvimento e proporcionar a sua extinção ainda na fase inicial. Faz-se prevenção quando se proíbe fumar em determinados locais; não fazendo instalações precárias; não nos metendo a cientistas quando não somos sábios e prudentes; quando se exige o armazenamento separado de materiais comuns e inflamáveis; quando se exige recipientes especiais para determinados produtos perigosos.

A prevenção de incêndios é um problema que deve ser encarado desde o momento em que se planeja uma cidade, uma indústria, um estabelecimento comercial, um prédio de divertimento público, enfim, qualquer local de trabalho, devendo finalizar no próprio lar. A prevenção tem início num prédio, quando da escolha dos materiais de construção. Deve-se fazer o tratamento dos materiais combustíveis sempre com tintas ignífugas. Poderíamos citar muitos grandes incêndios que ocorreram por falta de prevenção, quando do planejamento dos mesmos em suas construções: ASTÓRIA, no Rio de Janeiro e ANDRAUS e JOELMA, em São Paulo, e recentemente os incêndios das FERRAGENS NEGRÃO e UNIVERSIDADE TUIUTI em Curitiba são exemplos do que acabamos de citar.

A prevenção se completa com a instalação de um eficiente sistema de prevenção contra incêndios, distribuídos em pontos devidamente estudados, bem como assinalados, tendo pessoal treinado para a sua utilização. Pouca gente acredita na possibilidade de uma tragédia envolvendo uma grande indústria, de modo que resta esperar que não seja necessária uma ocorrência sinistra, causando dezenas de vítimas, despertando para a terrível possibilidade. Portanto, "Prevenção contra incêndios é o conjunto de normas e ações realizadas para evitar a ocorrência de incêndios, retardar a sua evolução, facilitar a ação de combate e prover segurança do pessoal".


Proteção Contra Incêndios

É o conjunto de normas e ações preventivas, aliadas à disponibilidade de material e pessoal adestrado para combate a incêndios.

A Proteção Contra Incêndio:
- Por extintores;
- Por hidrante;
- Por instalação de fixa de CO2;
- Por instalação fixa de espuma;
- Por chuveiros automáticos.

Existem ainda outros sistemas como, por exemplo, canalização de agentes halogenados que, pelo seu uso restrito, deixarão de ser estudados.


CARGA DE INCÊNDIO

O tempo de duração de um incêndio é função da chamada carga-incêndio (“FIRE LOAD”), que é quantidade de calor que será emitida pela unidade de área (m2) de uma edificação, se totalmente consumidos os combustíveis nela existentes. A carga-incêndio pode ser estimada com grande aproximação na inspeção de riscos, e os valores assim obtidos servirão, não só para estimar a normalidade da duração do incêndio, como para verificar grandes modificações nos estoques de mercadorias.

A observação prática, ainda que empiricamente, nos tem demonstrado que a destruição de um prédio de alvenaria e concreto, depois de completamente generalizado o incêndio, dura aproximadamente quatro horas.


INCÊNDIO

Em uma conceituação complementar, incêndio é a destruição, pelo fogo, de qualquer coisa que não seja a ele, fogo, destinada. Por isso podemos dizer que a destruição dos combustíveis nas caldeiras é um incêndio.  Outro aspecto que é preciso considerar ao conceituar-se um incêndio, é a sua relativa extensão, ou seja, as suas proporções.


DESENVOLVIMENTO DOS INCÊNDIOS

O desenvolvimento de um incêndio, tal como ficou acima conceituado, compreende 05 (cinco) fases mais ou menos nítidas e que podem ser observadas:

- ECLOSÃO;
- INCUBAÇÃO;
- DEFLAGRAÇÃO;
- PROPAGAÇÃO;
- EXTINÇÃO.

As duas primeiras fases, ou seja, ECLOSÃO e INCUBAÇÃO, constitui o início do incêndio, compreendendo o estágio em que ele pode ser, ainda, debelado com relativa facilidade. As três fases seguintes compreendem o desenvolvimento propriamente dito do incêndio já instalado.


A ECLOSÃO DAS CHAMAS

É a fase inicial de qualquer incêndio. Por causas mais diversas, em um ponto qualquer, a temperatura de um combustível atinge o seu ponto de ignição ou auto - inflamação; ou um agente ígneo com capacidade suficiente inicia o processo de combustão viva: produção de chama, emissão de gases aquecidos e, portanto, de calor.  O ponto ou área circunscrita onde ocorre a ECLOSÃO inicial das chamas, recebe a denominação de FOGO INICIAL ou FOGO PRINCIPAL.


A INCUBAÇÃO

É o aquecimento gradual do ambiente, partindo do fogo inicial, através de transmissão de calor. Nos incêndios criminosos o foco inicial (ou focos) são preparados com um inflamável de alta capacidade e de rápida combustão: - há uma produção imediata de grande quantidade de calor, facilitando o desenvolvimento das chamas; daí a denominação pelos peritos de "ACELERADORES".


DEFLAGRAÇÃO

Ocorrerá quando a temperatura atingir 280/300oC e isso será notado porque os materiais combustíveis de origem vegetal, principalmente a madeira, já estarão emitindo gases, que em contato com o oxigênio, entrarão em combustão. Poderá ainda ocorrer, quando a maioria dos materiais do ambiente possuírem semelhantes pontos de ignição, o que se chama de "CADEIA DE FOGO".


PROPAGAÇÃO DO INCÊNDIO

É o processo de extensão do fogo aos materiais existentes e ocorrerá através de métodos já vistos, obedecendo à regra fundamental: O FOGO SEMPRE SOBE".


EXTINÇÃO

É o processo de redução dos gases emanados , através da destilação, e consequentemente a  diminuição das chamas, até que reste somente brasas e cinzas.

4 comentários:

  1. PARABENS PELO SITE EU GOSTEI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Neida...
      Obrigadão, pois fico feliz por meu trabalho estar sendo reconhecido.
      Utilize-se sempre da gif de pesquisa e aumente seu conhecimento.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir