18 janeiro 2015

Taturana e seus Hábitos - Ciclo de vida - Importância para a saúde - Medidas Preventivas - Animais Sinantrópicos

Taturanas e seus Hábitos



As taturanas também conhecidas como taturanas, lagarta-de-fogo, mandorová, marandová, sauí, taturana-gatinho, entre outros, são na verdade, larvas de insetos que darão origem às conhecidas mariposas e borboletas.

As mariposas e as borboletas colocam ovos dos quais saem lagartas que se alimentam e crescem durante um determinado período de tempo de acordo com à espécie, trocando de pele sempre que crescem.

São normalmente encontradas em árvores frutíferas das quais comem as folhas.

Depois dessa fase de alimentação em que a lagarta já fez sua reserva de energia, a taturana tece um casulo (crisálida) e pára de se alimentar . Como crisálida, o inseto se mantém em estado latente, passando assim, do estágio de larva para o de adulto. Quando os órgãos já estão formados, o animal sai da crisálida, libertando o inseto adulto.


Ciclo de vida




Importância para a saúde

Algumas taturanas têm aparência agressiva, porém, não oferecem riscos, outras podem causar acidentes, por conterem cerdas pontiagudas que contém veneno, causando queimaduras.

Os acidentes geralmente ocorrem em adultos ou crianças que manuseiam galhos, troncos e folhagens diversas, ocorrendo queimaduras principalmente nas mãos.


Medidas Preventivas

Ao colher frutas, apoiar-se ou recostar-se em árvores, ou plantas, observar se não existem taturanas no local, pois pode-se pressionar algum animal;

Evitar presença de crianças próximo à árvores ou plantas que contenham taturanas, pois principalmente crianças, são atraídas pelo seu colorido e podem querer tocá-las;

Como a taturana é uma fase da vida , deve-se evitar o local até que as mesmas entrem na fase de crisálida, posteriormente dando origem às mariposas e borboletas.

3 comentários:

  1. Como q elas têm os filhotes? Achei uma no meu banheiro e tinha um saindo de dentro,ela parecia não conseguir parir.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde ô das Trevas...
    Preste atenção no texto, eu até encontrei um ponto espaçado de forma errônea.
    Mas vamos lá: Tanto as Mariposas como as Borboletas, colocam ovos e assim que eclodem as lagartas iniciam seu ciclo de vida e procuram por alimentação, o ovo dessa lagarta foi depositado em local errado, e provavelmente ela morrerá de foma.
    Abração e obrigado pela visita, e vê se deixa a escuridão (anonimato) e vem pra luz...

    ResponderExcluir