...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

01 fevereiro 2015

Segurança no Lar 4 - Queimaduras - Fontes de queimaduras - Álcool - Gás - Fogo - Mesa - Gasolina - Cera - Água quente - Fogão - Panela de pressão - Fogos de artifícios - Primeiros socorros


       Segurança no Lar 4



QUEIMADURAS

Fontes de queimaduras

Fique atento a várias situações domésticas que podem causar acidentes envolvendo queimaduras. Evitá-las é de sua total responsabilidade.

•     Álcool - Bisnagas ou garrafas plásticas contendo álcool são verdadeiras bombas. Evite-as. Se não houver outro modo, mantenha-as longe do fogo e fora do alcance das crianças.



•     Gás - Vazamentos de gás não devem ser verificados com o uso de fósforos. Passe espuma de sabão no local suposto; se borbulhar é porque existe vazamento. Usando fósforos, se houver vazamento grande, poderá ocorrer explosão e incêndio.



•     Fogo - Se você ou alguém de sua família sofre de epilepsia ou outra doença que provoca ataques convulsivos, evite ficar perto do fogo. Mantenha as crianças afastadas de fogões e fogueiras.

•     Mesa - Cuidado com os pratos quentes colocados sobre a mesa. Fique atento às crianças pequenas, que podem puxar a toalha, entornando líquidos quentes sobre si mesmas.



•     Gasolina - Evite fumar ao lidar com gasolina. Cuidado também com os fósforos acesos. Não armazene gasolina e nenhum outro líquido inflamável em casa.



•     Cera - Nunca derreta cera no fogo. As queimaduras provocadas por cera derretida ou em combustão costumam ser gravíssimas. O mesmo vale para a parafina.

•     Água quente - Teste sempre a água em que vai banhar o bebê. Sua pele é muito sensível, e a água deve ser morna. Teste com o dorso da mão. Não entre embaixo do chuveiro sem verificar se a água não está quente demais.



•     Fogão - Não deixe as crianças brincarem perto do fogão enquanto você cozinha. Não deixe suas filhas cozinharem se ainda não têm maturidade suficiente para isso. Mantenha os cabos das panelas virados para dentro do fogão, para evitar que alguém esbarre neles, acidentalmente, entornando líquidos quentes. Panelas com cabo frouxo também são perigosas. Desfaça-se delas.



•     Panela de pressão - Não abra a panela a panela antes que todo o vapor saia. Verifique sempre a válvula de segurança. Não permita a presença de crianças na cozinha enquanto você estiver cozinhando e, principalmente, utilizando panela de pressão.



•     Fogos de artifício - Fogos de artifício são lindos, mas seu perigo é indiscutível. Uma bombinha que explode na mão de uma criança pode mutilá-la; próximo aos olhos, pode cegá-la. Evite também os balões, que podem causar acidentes e grandes danos a outras pessoas.



•     Querosene - É um líquido altamente inflamável. Portanto, tenha muito cuidado ao usá-lo.


Primeiros Socorros

•     Para combater a dor e evitar infecção, isole as áreas queimadas dos estímulos exteriores, protegendo-as com tiras de lençol limpas e passadas a ferro.

•     Evite o uso de pomadas anti-sépticas ou anestésicas. Outros produtos que devem ser evitados: folha de bananeira, pó de café, pasta de dente, fuligem, etc., porque são irritantes e aumentam a possibilidade de contaminação das lesões.

•     Para compensar a perda de água, dê ao paciente grande quantidade de líquidos (sucos em geral) açucarados e temperados com um pouco de sal.

•     Os primeiros socorros não dispensam os cuidados médicos. Ao contrário, quanto mais cedo se buscar socorro especializado, mais chances o acidentado terá de se recuperar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário