...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 janeiro 2015

Quanto as causas de Incêndio - Causas Morais - Natural - Dolosa - Acidental - Culposa - Imprudência - Negligência - Imperícia - - MANUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE A PRINCÍPIO DE INCÊNDIO


QUANTO AS CAUSAS DE INCÊNDIO

Recebe a denominação de “Causas de Incêndio”, o conjunto de ações materiais, humanas e naturais, que possam produzir ou transmitir o fogo, ocasionando o incêndio. Deste modo, podemos classificar as Causas de incêndio como:


CAUSAS MORAIS

Quanto a participação ou não do homem na origem do incêndio, dividem-se em:


NATURAL

São as circunstâncias originadas pela natureza, independente da vontade ou ação do homem. É o caso dos cataclismos, assim como os tufões, vulcões, terremotos, inundações, ciclones etc., que tragam em suas consequências os incêndios.


DOLOSA

Caracteriza-se pela intenção e consumação do fato.  É o incêndio produzido pela vontade humana, por vingança, prazer mórbido (piromania), crime, indenizações ilícitas de seguros, livros contábeis em irregularidade, terrorismo etc..


ACIDENTAL

São as circunstâncias que, sem intenção ou atuação direta do homem, ocorre um incêndio, não existindo DOLO nem CULPA. Eles ocorrem em virtude de desgastes de máquinas, falhas mecânicas, acidentes de veículos etc..


CULPOSA

São os fatores humanos que provocam os sinistros através da "IMPRUDÊNCIA, NEGLIGÊNCIA, OU IMPERÍCIA."


IMPRUDÊNCIA

Os incêndios provocados por imprudência, se caracterizam pelo descuido, esquecimento do ser humano. Exemplo: atirar a esmo uma ponto de cigarro acesa; deixar um equipamento elétrico ligado; dirigir embriagado etc..

NEGLIGÊNCIA

Caracteriza-se pelo pouco caso, arrogância, menosprezo e pelo não cumprimento das leis, normas, ordens ou determinações recebidas ou estabelecidas. Ex: Fumar em local proibido, usar instalações elétricas provisórias, dirigir descalço ou de chinelo etc..


IMPERÍCIA

Caracteriza-se pela inaptidão para o trabalho ou tarefa que exige os préstimos de um profissional. Ex: reparo de instalações elétricas, manipulações de produtos químicos, dirigir um carro sem saber etc..

Nenhum comentário:

Postar um comentário