...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 janeiro 2015

MÉTODOS DE EXTINÇÃO DE INCÊNDIO - RESFRIAMENTO - ABAFAMENTO - RETIRADA DO MATERIAL - MANUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE A PRINCÍPIO DE INCÊNDIO


MÉTODOS DE EXTINÇÃO DE INCÊNDIO

Quando estudamos o “TETRAEDRO DO FOGO”, concluímos que a combustão só existiria quando estivessem presentes em proporções ideais, os 03 (três) elementos básicos (combustíveis, comburente, energia para ignição). Calcado nesses conhecimentos é que se baseiam os métodos modernos de Combate a Incêndios. Por dedução lógica e simples, chegamos a conclusão que no momento em que desfizermos o tetraedro, o fogo será extinto.

Para isto, existem 3 possibilidade para extinção de um incêndio, que são:

RESFRIAMENTO

É o método pelo qual, através de agentes extintores próprios, se faz absorção do calor do corpo em combustão, baixando a um ponto de insatisfação a energia de ignição.





ABAFAMENTO

Este método consiste em se impedir que o comburente (oxigênio contido no ar atmosférico), permaneça em contato com o combustível, numa porcentagem ideal para a alimentação da combustão.  Como já observado, no momento em que a quantidade de oxigênio do ar atmosférico se encontrar abaixo da proporção de aproximadamente 13% a 16%, a combustão deixará de existir.


RETIRADA DO MATERIAL


Este método consiste na retirada do combustível inflamado, impedindo deste modo que haja a propagação do fogo. Este processo, embora ideal e econômico é pouco usado. Ele não requer qualquer tipo de agente extintor. É evidente que os incêndios de classe “A” (os que deixam resíduos como brasas ou calor concentrado), devem ser muito bem resfriados, pois, do contrário, uma vez extinto o fogo, as brasas remanescentes ou a caloria concentrada, reiniciariam o incêndio ao entrarem em contato com o comburente pelo ar atmosférico. O resfriamento deve atingir toda a massa incendiada que se encontra em profundidade. Um serviço operado superficialmente, não atingirá a parte interna do material incendiado, o qual continuará lentamente em combustão. Convém salientar, a importância da operação final de um serviço de extinção de incêndio. Referimo-nos na operação chamada “RESCALDO”, esta operação consiste na movimentação de todo material sólido envolvido pelas chamas, a fim de se ter certeza da não existência dos referidos resíduos e a facilidade de um melhor resfriamento, cuja complementação poderá ser feita com baldes de água. Nos incêndios de classe “B” (os que não deixam resíduos) deve ser feito o abafamento, mas também, devido ao calor ainda existente nos corpos combustíveis, o resfriamento deve ser eficiente Por isso, em qualquer incêndio, por mais insignificante que ele seja, nunca dê as costas de imediato para o local onde foi eliminado o fogo, pois, além do perigo da reignição, poderá você ver-se envolvido pelas chamas inesperadas. Após o término do RESCALDO, deve-se fazer uma inspeção em todas as dependências atingidas para realmente comprovar que não haverá possibilidade alguma de reignição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário