...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

26 janeiro 2015

Manual de Transporte Vertical em Edifícios - Elevadores de Passageiros e Cálculo de Tráfego - Elevadores Atlas Schindler S.A. - Manual de Transporte Vertical em Edifícios - Além de Elevadores de Passageiros existem outros equipamentos de transporte vertical - Elevadores de Carga - Elevadores de Carga-Automóveis - Elevadores Monta-Cargas - Elevadores de Maca (Hospital) - Elevadores para Residências Unifamiliares - Elevadores Panorâmicos de Passageiros - Transporte vertical em Edifícios - Normas - Elevadores elétricos - Terminologia - Norma NBR-5666 - NBR NM-207 - NBR-5665


Manual de Transporte Vertical em Edifícios - Elevadores de Passageiros e Cálculo de Tráfego


É com satisfação que Elevadores Atlas Schindler dá continuidade a este trabalho pioneiro, iniciado há muitas décadas, que é a edição do Manual de Transporte Vertical.

Considerando-se a ausência de textos didáticos sobre o tema, esta publicação se destina a complementar a formação teórica de estudantes de arquitetura e engenharia e contribuir com a reciclagem de conhecimentos de seus profissionais.

Esta edição traz, como atualização ao seu conteúdo, as informações que mais dizem respeito às alterações nos projetos de edifícios e dimensionamento de elevadores e escadas rolantes introduzidas pela edição das Normas Mercosul NBR NM-195 e NBR NM-207, que substituíram as Normas Brasileiras NBR-8900 e NBR-7192.

Desde 30 de dezembro de 1999, com a entrada em vigência da Norma Mercosul NBR NM-207 para Elevadores Elétricos de Passageiros, uma série de reformulações nos conceitos de projeto do produto e da concepção arquitetônica dos edifícios se fazem necessárias. Dentre estas, a proibição de fornecer elevadores com sistema de operação de portas semi-automáticas de eixo vertical representou um impacto significativo para o universo da construção civil no país ao exigir a revisão no dimensionamento das áreas projetadas para as caixas dos elevadores.

Da mesma forma o projeto de edifício que dispensam a construção de casas de máquinas para elevadores se tornou uma alternativa para edifícios comerciais ou residenciais de pequeno, médio e grande porte.

A apresentação destas informações, as recomendações e orientações para a elaboração dos projetos e implantação das obras civis estão comentadas nos primeiros capítulos deste Manual. O Cálculo de Tráfego, ferramenta essencial à especificação técnica das unidades requeridas para o projeto do edifício, acrescida de um conjunto de tabelas de dimensionamento para instalação de Escadas e Esteiras Rolantes finalizam este trabalho.

Aos capítulos iniciais reservamos espaço também para registrar a evolução tecnológica e de processos, cada vez mais presentes na indústria, que tem contribuído para a garantia da satisfação de passageiros e usuários dos equipamentos de transporte vertical nos últimos anos.

Nesta edição, as informações sobre sistemas de acionamento através de inversores de frequência e tensão (VVVF) e de uma inovadora forma de operação de elevadores em grupo para edifícios de alto tráfego. O sistema MICONIC 10tm identificam as especificações técnicas responsáveis pelos índices de conforto e desempenho esperados para o tráfego nos edifícios.

Estas duas recentes tecnologias, além de trazer modernidade aos empreendimentos, têm o mérito de destacá-los no competitivo cenário do mercado imobiliário.

A modernidade dos projetos, antes restrita às novas edificações, tem na tecnologia de Transporte Vertical mais um forte aliado para a modernização de edifícios de todas as épocas. Sua preservação arquitetônica, complementada pela atualização tecnológica dos equipamentos de transporte de passageiros, promove a revalorização do patrimônio e atende às expectativas dos usuários mais exigentes.

Tecnologia e Serviços são recursos que utilizamos para alcançar a satisfação de nossos Clientes. Faz parte de nossa atuação o compromisso de multiplicar estes conhecimentos, contribuindo com a formação profissional dos universitários de hoje, de forma a compartilhar soluções que agreguem personalidade e valor a seus futuros projetos.


Elevadores Atlas Schindler S.A.


Manual de Transporte Vertical em Edifícios

Além de Elevadores de Passageiros existem outros equipamentos de transporte vertical, tais como:

Elevadores de Carga;

Elevadores de Carga-Automóveis;

Elevadores Monta-Cargas;

Elevadores de Maca (Hospital);

Elevadores para Residências Unifamiliares;

Elevadores Panorâmicos de Passageiros.


Para o dimensionamento desses elevadores, diferentes cálculos e estudos deverão ser realizados, sempre em função das características específicas de cada projeto.

Durante o desenvolvimento de um projeto, para esclarecimento de quaisquer dúvidas sobre pontos não abordados neste trabalho, poderá ser solicitada a assessoria do fabricante, que normalmente presta estes serviços sem qualquer ônus ou vínculo à futura aquisição.


TRANSPORTE VERTICAL EM EDIFÍCIOS

Normas

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) emitiu as seguintes normas sobre Elevadores Elétricos, Escadas Rolantes e Esteiras Rolantes:

1.1. Elevadores Elétricos - Terminologia
Norma NBR-5666
Define os termos empregados em instalações de Elevadores Elétricos.

1.2. Elevadores Elétricos de Passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação Norma NBR NM-207
Editada em novembro de 1999 esta norma cancela e substitui a NBR-7192 passando a ter vigência a partir de 30-12-1999. Trata de requisitos de segurança relativos a elevadores elétricos de passageiros e estabelece as regras mínimas para instalação de elevadores nos edifícios/construções.

1.3. Cálculo de Tráfego nos Elevadores - Procedimento
Norma NBR-5665
Fixa as condições mínimas que devem ser observadas no cálculo de tráfego das instalações de elevadores de passageiros.

Várias leis federais, estaduais ou municipais, em especial os códigos de obras, fazem exigências adicionais, complementando as normas existentes e sempre obedecendo pelo menos aos seus requisitos mínimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário