...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 janeiro 2015

Incêndio - Classificação dos Incêndios - Quanto à proporção - Princípio de Incêndio - Pequenos Incêndios - Médios Incêndios - Grandes Incêndios - Incêndios Extraordinários - MANUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE A PRINCÍPIO DE INCÊNDIO


INCÊNDIO

Após o estudo superficial sobre a combustão passaremos a estudar o que seja incêndio. Inicialmente, isso poderá parecer uma redundância, pois geralmente quem fala em incêndio, fala em fogo. Em princípio isto é verdade, porém, uma verdade que não resiste ao argumento de que o fogo foi o primeiro elemento que o homem lançou mão para dar início à sua evolução como ser humano inteligente, mas, também, é verdade ter sido ele um dos primeiros elementos a causar a destruição daquilo que produzira. Assim, podemos definir incêndio como sendo:

“TODA E QUALQUER DESTRUIÇÃO OCASIONADA PELO FOGO, QUE PROVOQUE DANOS E MATERIAIS DE MONTA, E, ATÉ MESMO A PERDA DE VIDAS HUMANAS".


CLASSIFICAÇÃO DOS INCÊNDIOS

Os incêndios podem ser classificados sob vários aspectos como veremos em seguida:


QUANTO ÀS PROPORÇÕES

Os incêndios são classificados em proporções, tendo em vista a sua intensidade, evolução e outros fatores técnicos que deixamos de abordar propositadamente neste curso. A classificação quanto às proporções pode ser:


PRINCÍPIO DE INCÊNDIO

São aqueles que envolvem uma peça de vestuário, uma peça de mobiliário, um motor etc., e que podem ser dominados facilmente com aparelhos extintores ou baldes d’ água.


PEQUENOS INCÊNDIOS

São os que envolvem um cômodo, um compartimento interno etc., os quais exigem maior quantidade de agentes extintores e tempo.


MÉDIOS INCÊNDIOS

São aqueles que envolvem um andar, uma casa residencial, uma pequena oficina etc. Neste caso, a presença de uma equipe de brigada de incêndio de uma indústria que possua rede hidráulica e proteção por extintores poderá extinguir o incêndio.


GRANDES INCÊNDIOS

São os que envolvem um edifício inteiro, grandes lojas, grandes barracões, uma indústria, etc..


INCÊNDIOS EXTRAORDINÁRIOS


São aqueles que envolvem diversas indústrias, diversos quarteirões, cidades inteiras etc.. 

5 comentários: