...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 janeiro 2015

Gases - GÁS CARBÔNICO OU BIÓXIDO DE CARBONO (CO²) - MONÓXIDO DE CARBONO OU ÓXIDO DE CARBONO (CO) - MANUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE A PRINCÍPIO DE INCÊNDIO


GASES

Os gases são encontrados na fumaça e variam de acordo com o material que queima. Um dos elementos constituintes dos combustíveis mais comumente encontrados é o carbono, que tem como símbolo a letra “C”.

Cada átomo de carbono se combina com dois átomos de oxigênio “O”, dando um dos gases resultantes da combustão o CO² ( gás Carbônico ou bióxido de carbono) C + O² = CO² - Esta é chamada “ Combustão Completa”

Em determinadas circunstâncias, a combinação é feita por átomo de carbono com um átomo de oxigênio, dando como produto de combustão o “ CO” (monóxido de carbono ou oxido de carbono ).


GÁS CARBÔNICO OU BIÓXIDO DE CARBONO (CO²)

Um gás imperceptível e inodoro quando misturado com o ar, mas é ligeiramente picante. Não é combustível nem comburente, não é tóxico, porém, não serve para a respiração. No passar do estado líquido para o gasoso (no caso do extintor) sofre uma brusca queda de temperatura (- 70º c, isto é, setenta graus centígrados abaixo de zero ).


MONÓXIDO DE CARBONO OU ÓXIDO DE CARBONO (CO)


É um gás incolor inodoro e insípido. É um dos primeiros gases que aparecem em combustão comum. Um incêndio em compartimento fechado, isto é, sem ventilação, quando demorado produz o “CO”, que não se denuncia facilmente. É explosivo e altamente tóxico. Se respirado, mesmo em baixas concentrações, vai retirar o oxigênio do sangue, levando o indivíduo à morte. Dois por cento, mata em uma hora e dez por cento mata instantaneamente. O monóxido de carbono, quando misturado com o ar atmosférico, em determinadas proporções ( 12,5 a 75 % ) forma uma mistura explosiva. Por estes motivos, temos que tomar o máximo de cuidado com o CO, em virtude do duplo risco que oferece. Devemos ter consciência da presença do “CO” para tomarmos medida de proteção adequadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário