29 janeiro 2015

Extintores de Incêndio (Colocação ou fixação) - Área de ação de uma Unidade Extintora - Substância - Capacidade dos Extintores - Classe A ( 500 m2 ) - Classe B ( 250 m2 ) - Classe C ( 150 m2 ) - MANUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE A PRINCÍPIO DE INCÊNDIO


EXTINTORES DE INCÊNDIO

A finalidade dos extintores é facilitar o combate imediato e rápido à pequenos focos de fogo, não devendo ser considerados como sistemas de extinção mais complexos, mais sim, como equipamento adicional que deve ser usado para eliminar os princípios de incêndio no seu estado inicial, antes mesmo que se torne necessário lançar mão de maiores recursos. O êxito no emprego dos extintores depende dos seguintes fatores:

- De uma distribuição apropriada dos aparelhos pelas áreas a proteger;

- De manutenção adequada e eficiente;

- O pessoal que é previsto para manejar os aparelhos, deverão receber treinamento a fim de serem familiarizados com as técnicas de extinção.



A aplicação dos extintores em princípios de incêndio não deve justificar qualquer demora no acionamento dos dispositivos de alarme geral e na mobilização de maiores recursos, mesmo quando parecer que o fogo pode ser dominado rapidamente.

É importante que os aparelhos estejam localizados em pontos perfeitamente visíveis e de fácil acesso, devendo ser mantido sempre pronto para utilização.


Os extintores deverão ser colocados de modo que:

- Facilite a sua visualização;

- Seja de fácil acesso;

- Haja menos probabilidade do fogo bloquear o seu acesso;

- Os locais destinados aos extintores devem ser assinalados por círculo ou por uma seta de cor vermelha com bardas amarelas;

- Deverão ser pintadas uma grande área do piso abaixo do extintor, a qual não poderá ser obstruída por forma nenhuma. Essa área deverá ser no mínimo de 0,70 X 0,70cm;

- Os extintores não deverão ser localizados nas paredes das escadas;

- Os extintores sobre rodas deverão ter garantido sempre o livre acesso a qualquer ponto da indústria;

- Os extintores não deverão ser encobertos por pilhas de materiais.


ÁREA DE AÇÃO DE UMA “UNIDADE EXTINTORA”

UNIDADE - EXTINTORA - TABELA - N.º MÍNIMO DE EXTINTORES



Classe “A”- 500 m2
Devendo os extintores ser dispostos de maneira tal que possam ser alcançados de qualquer ponto da área protegida sem que haja necessidade de serem percorridos pelo operador mais do que 20 metros.

Classe “B” - 250 m2
Distância máxima percorrida- 15 metros.

Classe “C” - 150 m2
Distância máxima percorrida - 10 metros

2 comentários:

  1. Oswaldo, bom dia!
    Quantos extintores preciso ter em um sacolão de 300m²? Pelas minhas contas cheguei em 1 classe A e 2 classe ABC, está correto?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Amanda...
    instale os ABC próximo ao quadro de distribuição elétrica e outro próximo aos cxs registradoras e o água na parede 10 a 15m (medindo do fundo para a entrada principal), já é o suficiente.
    Abração e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir