29 janeiro 2015

Estudo da Combustão - Tipos de Combustão - Viva - Lenta ou Latente - Espontânea - Produtos resultates da Combustão - Fumaça ( Branca ou Cinza Clara - Preta ou Cinza Escura - Amarela ou Vermelha - MANUAL DE PREVENÇÃO E COMBATE A PRINCÍPIO DE INCÊNDIO


ESTUDO DA COMBUSTÃO

Combustão

É uma reação química entre corpos (fogo), muito frequente na natureza. É um processo que se realiza sobre temperatura elevada (temperatura de ignição), na maioria das vezes entre o comburente e os átomos, principalmente os de Carbono e de Hidrogênio de certos materiais que pelo fato de se prestarem a este processo são chamados de "COMBUSTÍVEIS". Pelo exposto, dizemos que combustão é uma combinação acompanhada de “CALOR” e frequentemente de luz (chama ou incandescência).


Tipos de Combustão

As combustões podem se processar de três maneiras diferentes, que são:

- VIVA;

- LENTA OU LATENTE;

- ESPONTÂNEA.


VIVAS

Ocorrem com certa rapidez, produzindo "Calor, fumaça e luz", nas formas de chama ou incandescência: ex. fósforo, vela, cigarro, tochas, quando acesos etc...

LENTA OU LATENTE
São aquelas cujo teor de calor desprendido é mínimo, ao ponto de se tornar imperceptível a olho nu. Ex.: A oxidação de certos metais na presença de umidade.


ESPONTÂNEA

É aquela que ocorre em certos combustíveis orgânicos, independente de chama ou centelha. É uma reação química que gera e desprende calor quando favorecido pelo calor ambiente, umidade etc.


PRODUTOS RESULTANTES DA COMBUSTÃO

A combustão é uma reação química. Nesta reação química entre o combustível e o comburente, ocorrerá a combinação dos elementos químicos (carbono, hidrogênio, oxigênio) originando outros PRODUTOS DIFERENTES que são:


FUMAÇA

Mescla de gases, partículas sólidas e vapores d´ água. A cor da fumaça, isto é, a sua maior ou menor transparência pode servir de orientação prática para a intensificação do material combustível que está sendo decomposto na combustão.


Fumaça Branca ou Cinza Clara

Indica que é uma queima de combustível comum.
Ex: madeira, papel etc.




Fumaça Preta ou Cinza Escura

Originária de combustão incompleta, geralmente de produtos derivados de petróleo, tais como: graxa, óleos, pneus, gasolina, plásticos etc.




Fumaça Amarela, Vermelha

Indica que está queimando um combustível e  que seus gases geralmente são tóxicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário