29 novembro 2014

Grupos sanguíneos (Sistema ABO) - Típo sanguíneo - Aglutinogênio - Aglutinina - O+ - A+ - A- - B+ - B- - O- - AB+ - AB- - Quem doa sangue para quem? - Doador - Receptor - Compatível e Não compatível


Grupos sanguíneos (Sistema ABO)




O sangue é constituído por uma parte líquida denominada plasma. Nele estão mergulhadas as células ou fragmentos delas, conhecidos como elementos figurados: hemácias ou glóbulos vermelhos, leucócitos ou glóbulos brancos e plaquetas.

Cada ser vivo possui um grupo de proteínas diferentes de qualquer outro ser. Assim, quando uma bactéria ou um organismo estranho penetra no corpo, suas proteínas serão consideradas estranhas (antígenos) e inicia-se a produção de proteínas chamadas anticorpos, que neutralizam os antígenos.

Os anticorpos são específicos, por isso, são produzidos anticorpos diferentes para cada tipo de antígeno.

Na espécie humana existem quatro grupos sanguíneos do sistema ABO - A, B, AB e O - relacionados à presença de certos antígenos na membrana dos glóbulos vermelhos.

Pessoas do grupo A apresentam um antígeno chamado de aglutinogênio A (geno = que gera); as do grupo B, o antígeno aglutinogênio B; as do grupo AB apresentam os dois antígenos; e as do grupo O não apresentam nem A nem B.

Além dos aglutinogênios nas hemácias, podem ser encontrados no plasma anticorpos contra esses aglutinogênios, chamados de aglutininas. O termo aglutinina é usado para indicar que esses anticorpos provocam a aglutinação das hemácias. Desse modo, os anticorpos impedem que as hemácias se espalhem no organismo.

A formação dos anticorpos começa logo após o nascimento por causa da contaminação natural por bactérias que possuem glicoproteínas semelhantes aos aglutinogênios A e B. Assim, o organismo de uma criança do tipo A produz aglutininas anti-B. Ao nascer, uma criança do grupo B já possui aglutinogênio B nas hemácias e , pelo mesmo processo, produz aglutininas anti-A. Crianças do grupo O formam as duas aglutininas, uma vez que os dois antígenos bacterianos (A e B) são estranhos ao seu patrimônio químico. Crianças do grupo AB não estranham a presença dos antígenos bacterianos e não formam aglutininas contra esses antígenos.
  



Se o sangue de um indivíduo do grupo A for doado a um indivíduo do grupo B, as hemácias A do doador serão aglutinadas pelas aglutininas anti-A do plasma do receptor. Os aglomerados de hemácias obstruem pequenos vasos sanguíneos e causam problemas circulatórios. Algum tempo depois, essas hemácias são destruídas por glóbulos brancos e liberam a hemoglobina e outros produtos do plasma. Com isso, pode ocorrer desde uma pequena reação alérgica até lesões renais graves e morte. O mesmo ocorre se um indivíduo do grupo B doar sangue a um indivíduo do grupo A.
  



É costume aceitar que o sangue tipo O é um doador universal e o sangue tipo AB é um receptor universal, seguindo para as transfusões o esquema abaixo de compatibilidade:




Fonte: Linhares, S.; Gewandsznajder, F. Biologia Hoje. Volume 3. Ed. Ática.
Escrito Por: Vinícius Silva Data: 7/19/2013 Categorias: Genética, Sangue

2 comentários:

  1. Excelente postagem.

    Bem esclarecedora.

    Parabéns !

    ResponderExcluir
  2. O propósito do blogger é eliminar dúvidas disseminando o saber. Grato pela visita Cesar. Abraços e até 2015555...

    ResponderExcluir