...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

02 novembro 2014

Elementos essenciais do fogo - Triangulo do fogo - Reação em cadeia - Combustível - Comburente - Calor


ELEMENTOS ESSENCIAIS DO FOGO

Sendo do nosso interesse estudar a proteção contra incêndios, necessário se torna o conhecimento de determinados princípios básicos, relacionados com o fogo, para podermos prevenir e combatê-lo. Na conceituação de "LAVOISIER", que fogo é uma "REAÇÃO QUÍMICA" , podemos imaginar que serão necessárias determinadas condições para que ocorra. Neste caso, até a pouco tempo imaginava-se ser necessário a associação de três elementos básicos, formando o célebre " TRIÂNGULO DO FOGO ".



1 - COMBUSTÍVEL : 
É o elemento que serve de campo de propagação do fogo, alimenta a combustão e com pequenas exceções, compreende todos os materiais imagináveis: madeira, papel, tecidos, graxas, óleo, carvão, gases, metais, Tc... Portanto os materiais orgânicos são combustíveis; no caso dos inorgânicos apenas alguns podendo ser : SÓLIDOS, LÍQUIDOS OU GASOSOS .



2 – COMBURENTE
É o elemento que ativa, que dá vida e intensifica o fogo. O oxigênio é o mais comum deles está presente em quase todas as combustões, pois é componente da atmosfera terrestre num percentual equivalente a mais ou menos 21 %.



3 – CALOR

É o elemento que serve para dar início ao fogo, que mantém e que incentiva a propagação, os combustíveis em geral precisam ser transformados em gases para queimar, e a quantidade de calor necessário para vaporizá-los varia de corpo para corpo. Assim, gasolina vaporiza à temperatura bem baixa, enquanto que a madeira, o carvão, etc., exigem mais calor, e assim sucessivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário