...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

14 outubro 2014

Segurança Estrutural Contra Incêndio - Segurança contra Incêndio em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde - Tabela TRRF ( tempos requeridos de resistência ao fogo), dos Elementos de Construção dos EAS


Segurança Estrutural Contra Incêndio

As principais ações que causam esforços nas estruturas das edificações à temperatura ambiente são a ação da gravidade e a ação eólica (ventos). Já numa situação de incêndio, deve ser considerada também a ação térmica. A ação térmica no aço ou no concreto armado é traduzida pela redução de suas propriedades mecânicas, ou seja, há a redução progressiva de resistência e rigidez em função da elevação da temperatura (Silva, et al., 2003). De maneira análoga, a capacidade das estruturas mistas, das estruturas de madeira, de alumínio e de alvenaria estrutural é afetada pela ação do fogo.

A integridade estrutural da edificação deve ser garantida, no mínimo, pelo tempo necessário para relocar, movimentar no mesmo pavimento ou evacuar os ocupantes que não são imediatamente ameaçados pelo desenvolvimento do incêndio (Coté, et al., 2009).

Os elementos de madeira sofrem carbonização na superfície exposta ao fogo, reduzindo a área resistente e realimentando o incêndio. A região central recebe proteção proporcionada pela camada carbonizada (Silva, 2012).

Já o concreto armado é um material constituído por vários materiais. Em situação normal, ou seja, à temperatura ambiente, o concreto comporta-se como um material homogêneo. Já a altas temperaturas, a heterogeneidade do concreto armado é realçada e verificam-se dilatações térmicas diferentes de seus componentes, exercendo pressões nos poros do concreto devido à evaporação da umidade, as quais conduzem à formação de tensões térmicas na microestrutura do concreto endurecido. Essas tensões levam à fissuração excessiva e potencializam o enfraquecimento do concreto (Costa, et al., 2002).

Dentre as formas de desagregação por que passa o concreto armado quando aquecido, destaca-se o fenômeno do “spalling” (spalling é o fenômeno de lascamento da superfície do elemento construtivo de concreto submetido à ação térmica (altas temperaturas por períodos prolongados ou variações de temperatura muito rápidas) numa situação de incêndio, projetando partes do elemento com menor ou maior intensidade (de forma explosiva), que pode assumir um caráter imprevisível, durante os primeiros minutos de incêndio (Costa, et al., 2002).

O aumento crescente das fissuras no curso do incêndio reduz ainda mais a resistência residual do concreto. Porém, se lascamentos e fissurações excessivos ocorrerem, a armadura de aço pode fragilizar-se rapidamente devido à exposição ao calor intenso e levar o elemento estrutural à ruína. Dessa forma, os danos progressivos do concreto podem colocar em grave risco as ações de salvamento e combate ao fogo na edificação (Silva, et al., 2003).

Assim, os elementos estruturais dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde devem atender aos tempos requeridos de resistência ao fogo (TRRF) para que, em situação de incêndio, seja evitado o colapso estrutural da edificação assegurando tempo suficiente para as intervenções das equipes de resposta, quer sejam internas ou externas.

Normalmente, não há risco de falha estrutural antes da inflamação generalizada. O risco de dano estrutural pode ser expresso em termos do tempo para atingir a inflamação generalizada no compartimento em relação ao tempo requerido para início das ações de combate ao incêndio. Se a inflamação generalizada ocorre, o compartimento inteiro será envolvido pelo fogo e um controle bem-sucedido do incêndio deixa de ser esperado. Isso significa que evitar a inflamação generalizada é questão prioritária na segurança da edificação.

Os tempos requeridos de resistência ao fogo são aplicados aos elementos estruturais e de compartimentação e recomenda-se que sejam definidos a partir da altura da edificação e da disponibilidade ou não de Bombeiros Militares no município do EAS. Assim, sugere-se adotar, no mínimo, os tempos definidos na Tabela a seguir:



No que diz respeito às exigências normativas de segurança das estruturas em situação de incêndio e os tempos mínimos requeridos, recomenda-se consultar o disposto na ABNT NBR 14.432 – Exigências de resistência ao fogo de elementos construtivos das edificações. Já para fins de dimensionamento das estruturas, consultar a ABNT NBR 14.323 – Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios em situação de incêndio e a ABNT NBR 15.200 – Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio.

As Normas Técnicas referenciadas anteriormente apresentam métodos de cálculo simplificado para dimensionamento de elementos estruturais isolados, de forma a atenderem com precisão o TRRF solicitado. Entretanto, em alguns casos, esse dimensionamento simplificado pode não ser a solução mais econômica e, assim, podem ser utilizadas soluções mistas com o emprego de barreiras térmicas com o uso de materiais de revestimento resistentes ao fogo, como o próprio concreto (placas pré-moldadas ou ainda moldado “in loco”), fibras minerais projetadas, fibras cerâmicas rígidas ou semirrígidas (envelopamento), gesso acartonado (em placas), tintas intumescentes (Intumescência é a reação de componentes ativos do produto intumescente, que sob a influência do calor, produzem uma expansão significativa de seu volume (ou espessura), produzindo uma massa carbonácea que protege qualquer substrato sobre o qual o revestimento tenha sido aplicado das ações do fogo), e outros.


Esse Manual não tem a pretensão de ser um “código de obras e edificações”, mas particularmente no caso de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, algumas características construtivas devem ser minimamente seguidas, com o propósito de assegurar a estabilidade estrutural pelo tempo necessário ao abandono seguro de ocupantes com dificuldades ou restrições locomotoras. Tempo esse que deve ser consideravelmente maior que o verificado em edificações similares com outras ocupações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário