...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

12 outubro 2014

Plano de Contingência - Segurança contra Incêndio em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde - Cartão do método S.T.A.R.T. - Nível de prioridade - Cuidados a serem tomados - Identificação - Símbolo de representação


Plano de Contingência

Novamente como parte importante dos processos de acreditação dos serviços de saúde, deve ser elaborado um Plano de Contingência, que tem por objetivo descrever as medidas a serem adotadas pelos colaboradores do Estabelecimento Assistencial de Saúde (e terceiros) para lidar com diferentes cenários de risco de catástrofes internas ou externas ao EAS, estabelecendo os procedimentos padronizados para adequada resposta, com ações de alerta, identificação da contingência, comunicação (interna e externa), contenção da situação, e continuidade dos processos vitais ao funcionamento do EAS dentro da normalidade ou de um estado minimamente aceitável para a continuidade de seus objetivos, com a menor interrupção possível, reduzindo fatalidades, danos e prejuízos.

Sugere-se que esse Plano seja elaborado considerando os parâmetros mínimos estabelecidos na ABNT NBR 22.301 (Segurança da sociedade – Sistema de gestão de continuidade de negócios), em função dos cenários de risco particular de catástrofes de cada EAS, estabelecendo a melhor utilização dos recursos materiais e humanos disponíveis.

A redação do Plano de Contingência também deve ser simples, estruturada e completa, reunindo em um único documento, todas as informações sobre os recursos e meios, as atribuições dos envolvidos, os procedimentos de comunicação (com os contatos internos), os recursos externos de apoio (com localização e respectivos contatos), bem como todas as informações necessárias para realização dos procedimentos e/ou ações para contenção e continuidade das operações vitais do EAS, permitindo o seu acompanhamento de forma lógica.

O documento deve ser desenvolvido envolvendo representantes de todas as áreas internas do Estabelecimento Assistencial de Saúde e deve ser coordenado com os demais recursos de atenção à saúde no entorno e com os diversos parceiros ou autoridades envolvidos.

O Plano de Contingência deve ser constantemente revisado, continuamente atualizado e testado através de simulados periódicos. Recomenda-se que os treinamentos internos sejam realizados semestralmente e que anualmente, haja treinamento envolvendo os demais parceiros externos, simulando os diversos cenários contemplados.

Sugere-se o estudo de viabilidade de implementação de uma área de contingência destinada a abrigar parte das operações do Estabelecimento Assistencial de Saúde quando necessário. Pode ser prevista uma infraestrutura básica de instalações elétricas, hidro-sanitárias e de gases medicinais para uso em contingência em edificações externas como depósitos, quadras poliesportivas, estacionamentos e outras para a rápida estrutura de um “hospital de campanha”.


Recomenda-se considerar a utilização de ferramentas específicas de software para Gestão de Crise e Continuidade de Negócios.

Recomenda-se a adoção do método S.T.A.R.T. (Simples triagem e rápido tratamento - Simple Triage And Rapid Treatment), como padrão para triagem de vítimas, em razão da simplicidade e da larga utilização por equipes de resposta do SAMU. O S.T.A.R.T. é um método eficaz e eficiente, que baseia-se na
avaliação da respiração, perfusão e nível de consciência, utilizando um cartão específico (adotado internacionalmente pela ICAO) na qual constará, em sua parte mais inferior, a cor correspondente à gravidade da vítima.



Todas as vítimas deverão ser classificadas segundo a sua gravidade. Essa triagem é o primeiro procedimento realizado no atendimento à emergência. As vítimas serão classificadas em:



Destaca-se que o material de contingência não deve estar armazenado no interior da edificação. As tarjetas devem estar disponíveis junto a esse material e deverão ter todos os campos preenchidos.

Após elaboração do Plano de Contingência e aprovação pela alta administração do Estabelecimento Assistencial de Saúde, recomenda-se que o plano seja divulgado internamente para os colaboradores responsáveis pela coordenação e execução do plano em cada departamento, para que tenham conhecimento do conteúdo, de suas atribuições, das ações e procedimentos necessários em caso de acionamento.


Cópia do Plano de Contingência deve estar disponível no Gabinete de Crise, bem como de posse dos principais coordenadores e/ou responsáveis, uma vez que esses podem ser acionados a qualquer tempo, mesmo quando fora do EAS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário