14 outubro 2014

Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento - Segurança contra Incêndio em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde - Classe de materiais a serem utilizados em função da finalidade - Classificação dos materiais de revestimento de piso - Classificação dos materiais exceto revestimento de piso - Classificação dos materiais especiais, exceto revestimentos de piso (que não podem ser caracterizados através da ABNT NBR 9.442) - Notas gerais sobre os quadros anteriores


Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento

A falta de controle adequado do potencial de inflamabilidade e emissão de gases dos materiais de acabamento (todo material ou conjunto de materiais utilizados como arremates entre elementos construtivos (CBPMESP, 2011), e revestimento (todo material ou conjunto de materiais empregados nas superfícies dos elementos construtivos das edificações, tanto nos ambientes internos como nos externos, com finalidades de atribuir características estéticas, de conforto, de durabilidade etc. Incluem-se como materiais de revestimento os pisos, forros e as proteções térmicas dos elementos estruturais (CBPMESP, 2011), empregados na construção de edificações e especialmente os aplicados na decoração de interiores dessas pode contribuir em muito para majorar de forma catastrófica as consequências de um princípio de incêndio.

Quando os materiais possuem altos índices de propagação superficial de chama (portanto, menor “valor médio de densidade crítica de fluxo de energia térmica”), contribuem diretamente para o crescimento do incêndio em seu local de origem, bem como determinam a rápida propagação para ambientes adjacentes, dificultando o controle e a contenção do sinistro, majorando todo tipo de prejuízos.

Já quando esses materiais possuem altos índices de densidade óptica de fumaça, liberam maiores quantidades de gases tóxicos e/ou combustíveis, contribuindo diretamente para minimizar a visibilidade dos ambientes afetados pelo incêndio, gerando pânico e dificultando as ações de evasão e/ou resgate, aumentando o número de vítimas.

A crescente utilização de materiais sintéticos na construção das edificações, no mobiliário, na decoração ou acabamento interno dessas vem fazendo que a toxidade da fumaça produzida em caso de incêndio seja cada vez maior, verificando-se nos últimos anos, significativo aumento de vítimas fatais em decorrência da inalação de fumaça.

Os materiais sintéticos apresentam também uma maior liberação de energia, fazendo com que a velocidade de propagação dos incêndios modernos seja mais elevada e a probabilidade de ocorrência da inflamação generalizada (flashover).

Assim, propõe-se que seja realizado rígido controle de materiais de acabamento e revestimento (CMAR) a serem empregados nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, objetivando estabelecer um nível aceitável de segurança contra incêndio que dificulte o crescimento e a propagação das chamas e, ao mesmo tempo, limite o desenvolvimento de fumaça, maximizando as condições de sobrevivência em caso de sinistro.

Dentre os diversos critérios adotados na escolha dos materiais de acabamento, materiais de revestimento e materiais termoacústicos, tanto na fase de projeto quanto na fase de construção do Estabelecimento Assistencial de Saúde, deve-se considerar as características e comportamentos dos materiais em situação de incêndio.

Sugere-se que desde o início da fase de especificação e compra seja providenciada a documentação técnica comprobatória das características de reação ao fogo de todos os materiais a serem utilizados na edificação, especialmente os materiais de piso, paredes ou divisórias, tetos ou forros e ainda os revestimentos dos espaços construtivos e das infraestruturas de instalações.

Conforme a finalidade a que se destina o material de acabamento ou revestimento, recomenda-se que seja adotado um produto que atenda à classificação apresentada no Quadro 1, conforme enquadramento desse material no Quadro 2, Quadro 3 ou Quadro 4, em função de suas características de reação ao fogo conforme os resultados dos ensaios específicos.






Notas gerais sobre os quadros anteriores:

• Componentes construtivos onde não são aplicados revestimentos ou acabamentos em razão de já se constituírem em produtos acabados, incluindo divisórias, forros, telhas, painéis em geral, faces inferior e superior de coberturas, entre outros, também estão submetidos aos critérios apresentados nos Quadros.

• Materiais isolantes termoacústicos não aparentes, que podem contribuir para o desenvolvimento do incêndio, como por exemplo: espumas plásticas protegidas por materiais incombustíveis, lajes mistas com enchimento de espumas plásticas protegidas por forro ou revestimentos aplicados diretamente, forros em grelha com isolamento termoacústico envoltos em filmes plásticos e assemelhados, devem se enquadrar nas Classes I ou II-A quando aplicados no teto/forro ou paredes.

• Materiais isolantes termoacústicos aplicados nas instalações de serviço e em redes de dutos de ventilação e ar-condicionado, bem como em cabines ou salas de equipamentos, aparentes ou não, devem se enquadrar entre as Classes I a II–A.

• Materiais empregados nas circulações (corredores) que dão acesso às saídas de emergência enclausuradas devem enquadrar-se nas Classes I ou IIA, e os materiais empregados no interior das escadas, rampas e descargas integrantes das saídas de emergência devem se enquadrar nas Classes I ou II-A, apresentando Dm = 100.

• Os materiais utilizados como revestimento, acabamento e isolamento termoacústico no interior de poços de elevadores, monta-cargas e shafts devem ser enquadrados na Classe I ou Classe II-A, apresentando Dm = 100.


Os ensaios de reação ao fogo para classificação dos diversos materiais, conforme as Normas Técnicas referenciadas em cada quadro, devem levar em conta e reproduzir a maneira como efetivamente serão aplicados na edificação.

Caso o material seja aplicado sobre um substrato combustível, esse deverá ser incluído na realização do ensaio.

Para classificação e enquadramento dos materiais nos quadros apresentados, recomenda-se que somente sejam aceitos laudos técnicos ou relatórios de ensaios emitidos por laboratórios isentos e idôneos, com comprovada acreditação nacional ou internacional.


Destaca-se ainda que os materiais empregados nos consultórios, enfermarias e quartos de internação (“hotelaria”) dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde requerem especial atenção. Recomenda-se a aplicação de retardantes de chama em colchões, cortinas, tecidos fibrosos de algodão e poliéster de divisórias, cadeiras, sofás e outros. Os produtos retardantes têm por objetivo inibir o crescimento e a propagação de chamas, evitando que o fogo se alastre, contribuindo para o controle do risco. Em contato com o fogo, a solução que penetrou no material protegido se carboniza formando uma espécie de barreira, dificultando a progressão do incêndio, garantindo um maior tempo de reação para o eventual combate. 

10 comentários:

  1. Boa Tarde, sou arquiteta, meu nome é Solange Favaron tenho que entregar ao cliente um RRT sobre os materiais de acabamento de uma clinica de oncologia. Devo escrever nela somente os materiais utilizados (porcelanato, piso vinílico, divisórias de madeira, forro de gesso) ou tb tenho que especificar se são Classe I, II , etc? Já estive no Corpo de Bombeiros e eles disseram pra consultar as normas 08 e 10. Mas confesso que fiquei na mesma, pois lá não tem a descrição dos materiais que usamos normalmente.To bem perdida e não sei o que dizer ao prop. Agradeço se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Solange, construa seu Projeto (inclua o PPCI) e anexe a ele a requisição dos materiais a serem utilizados na Obra ou Reforma e o Custo do seu Trabalho prestado ou o custo final da obra já com material incluso. Desencana sobre a RRT, pois já és Arquiteta e responsável direta pela obra. Informações importante sobre o RRT no site: http://www.caubr.gov.br/?p=27081
    Abração e obrigado pela visita, se precisar voltar a falar, utilize "Esclareça suas dúvidas", pois ele acessa direto o meu e-mail. Até...

    ResponderExcluir
  3. A grande dificuldade em montar um processo de combate a incêndio e pânico, é porque as it's são vagas. A IT 38 que trata de material de acabamento, para Minas Gerais, explica muito bem como se procede os ensaios, classifica os materiais, não há como identificar um material na prática, exemplo uma cerâmica e piso em concreto puro se enquadram em qual classe. Nem todos os projetistas, ou nenhum projetista pode fazer os testes propostos nesta IT. Assim é interessante que se tenha uma lista com os materiais e suas classificações afim de que o arquiteto, engenheiro ou engenheiro de segurança possa classificar sua edificação. Se alguém tiver algo parecido e poder indicar-me um caminho, ficarei muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Júlio...
      Em relação ao piso, isso diz respeito a sua utilização e durabilidade, no demais é só se preocupar em instalar antiderrapantes em escadas e rampas de acessos. Nunca soube de Projetos serem reprovados por instalação de piso A ou B.
      Abração à Você e aos seus Familiares. Obrigado pela visita...

      Excluir
    2. Boa tarde! Sou Arquiteta em Minas Gerais e estou com a mesma dificuldade que o Julio em montar o Anexo B ta IT 38, minha edificação de trata de F6- Boates e não consigo como proceder com o preenchimento adequado.

      Excluir
    3. Bom dia Anônima...
      Piso - Classe e Normas (são especificadas na caixa do produto, Material (borracha, porcelanato, suspenso, vidro, etc);
      Paredes e divisórias - (Classe e Normas (são especificadas junto ao fabricante, isso se for alvenaria, já as divisórias, essas vem especificadas no rótulo fixado no produto);
      Teto e Forro - Siga a mesma linha de pensamento mostrado acima, e opte por materiais anti chama;
      Cobertura - Siga a mesma linha de pensamento mostrado acima, e opte por materiais anti chama;
      Isolamento Termo acústico - Siga a mesma linha de pensamento mostrado acima, e opte por materiais anti chama.

      Abração e obrigado pela visita e vê se abandona o Anonimato...

      Excluir
  4. Boa tarde.
    Sou engenheiro civil e encontrei dificuldade em descobrir as classes dos materiais que empregamos em projetos novos, bem como em edificações existentes, quando vamos fazer os PPCIs.
    Recentemente encontre uma publicação da Arquiteta Alvarenga Coutinho e do Engenheiro Civil Antônio Ramos Corrêa, com título:A Interpretação do Controle de Materiais de Acabamentos e de Revestimento no Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico, no jornal Engineering and Science.
    Muito bom o trabalho deles.
    Tem vários exemplos e definições úteis para determinar as classes dos materiais de acabamento e de revestimentos.
    Luiz Carlos Lautert.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luiz...
      Dei uma olhada e colada, pois em breve vou trabalhar o assunto em futura postagem ainda nesse semestre. No Brasil há diversas ITs (instruções Técnicas) sempre calcadas em NRs, NBR, ABNT, etc., mas quando o produtos à serem utilizados, importados, esses vem com normas oriundas do Páis de fabricação, e esses sim, para que a garantia do produto seja plena, esses obrigam os consumidores a se adequarem sim, as sua Normas como: NFPA e ASTM, quando usarem ou instalarem os produtos. Mas valeu pelo toque.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Oswaldo!
    Estou com dificuldades para montar CMAR, o anexo B da IT 38 de MG de uma edificação já construída (H2) na década de 80, neste como deveria proceder?
    Agradeço

    ResponderExcluir