14 setembro 2014

Respiração - Órgãos Componentes - Nariz - Faringe - Laringe - Esqueleto da Laringe - Traquéia - Brônquios - Pulmões - Pleuras - Músculos da Respiração - Mecanismo da Respiração

Respiração

Conjunto dos fenômenos que permitem a absorção do oxigênio e a eliminação do gás carbônico pelos seres vivos.


Órgãos componentes

O sistema respiratório é composto pelos seguintes órgãos:
- nariz,
- faringe,
- laringe,
- traquéia,
- brônquios e bronquíolos,
- pulmões,
- pleura, 
- músculos da respiração.



Nariz

No interior do nariz (narinas) existem pêlos, denominados vibrissas ou cílios, que recolhem a maior parte das partículas e do pó existentes no ar, realizando assim, uma filtragem grosseira dessas impurezas e estão em constante movimento a fim de eliminar esses resíduos através das narinas.

É guarnecido de uma camada de líquido (muco), que retém outras partículas de pó em sua porção superior. Ainda existem as conchas nasais, superior, média e inferior, que servem para aumentar a superfície mucosa da cavidade nasal, pois é essa superfície mucosa que umedece e aquece o ar inspirado, "condicionando-o" para que seja melhor aproveitado na hematose que se dá no nível dos pulmões.


Faringe

É um tubo muscular membranoso associado a dois sistemas: respiratório e digestório, situado, posteriormente, às cavidades nasal e bucal.


Laringe

É um órgão tubular, localizado no plano mediano e anterior do pescoço que, além de via aerífera, é órgão da fonação. Situa-se abaixo da faringe, com a qual se comunica por meio da glote, junto a esta, está a epiglote, que tem a função de fechá-la durante a passagem do bolo alimentar.


Esqueleto da laringe

A laringe é continuada diretamente pela traquéia e apresenta um esqueleto cartilaginoso. A maior cartilagem é a tireóide, constituída de duas lâminas que se unem anteriormente em V; a cartilagem cricóide é ímpar, situando-se inferiormente à cartilagem tireóide. Entre as duas cartilagens, situa-se a membrana ou ligamento cricotireóideo.


Traquéia

É um canal situado entre a laringe e a origem dos brônquios. Possui de 12 a 15 cm de comprimento e é constituída por 16 a 20 anéis cartilaginosos incompletos, em forma de C, sobrepostos e ligados entre si.


Brônquios

São os canais resultantes da bifurcação da traquéia. Os brônquios vão se ramificando em direção aos lobos pulmonares em diâmetros cada vez menores, denominando-se bronquíolos.


Pulmões

Principais órgãos da respiração, um direito e outro esquerdo, são órgãos moles, esponjosos e dilatáveis. Estão contidos na cavidade torácica e entre eles há uma região denominada mediastino.

Os pulmões se dividem em lobos, três no direito e dois no esquerdo.

As vias aéreas terminam nos alvéolos, cada um dos quais está em contato com os capilares sanguíneos, nos quais se dá a função essencial dos pulmões, a hematose (oxigenação do sangue venoso).


Pleuras

São membranas serosas que cobrem as paredes internas da cavidade torácica (pleura parietal) e a superfície externa dos pulmões (pleura visceral).


Músculos da respiração

Os principais músculos da respiração são o diafragma que separa a cavidade torácica da abdominal; e os músculos intercostais, que estão situados entre as costelas.


Mecanismo da respiração

Durante a inspiração (inalação), o diafragma e os músculos intercostais se contraem. Quando o diafragma se contrai, move-se para baixo, aumentando a cavidade torácica longitudinalmente. Quando os músculos intercostais se contraem, elevam as costelas. Essas ações se combinam para aumentar a cavidade torácica (fole) em todas as dimensões; os pulmões são puxados com ela e se expandem pela sucção exercida através das superfícies pleurais unidas. A pressão aérea interna, menor que a externa, permite a entrada de ar pela traquéia enchendo os pulmões. O ar se moverá de uma área de maior pressão para uma de menor pressão, até tornarem-se equivalentes.

Durante a expiração, o diafragma e os músculos intercostais se relaxam.

À medida que esses músculos se relaxam, a cavidade torácica diminui de tamanho em todas as dimensões. À medida que a cavidade torácica diminui, o ar nos pulmões é pressionado em um espaço menor, a pressão interna aumenta e o ar é empurrado através da traquéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário