...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

04 agosto 2014

Toxicidade aos organismos aquáticos - Algas - Crustáceos - Moluscos - Peixe

Toxicidade aos organismos aquáticos : a toxicidade aquática estuda os efeitos tóxicos de agentes físicos e químicos sobre os organismos representativos do ambiente aquático.

O meio aquático é considerado o mais importante compartimento receptor, pois substâncias químicas lançadas no ar ou no solo irão atingi-lo através das chuvas, lavagem do solo e infiltrações.

O estudo dos efeitos de agentes tóxicos sobre a vida aquática pode ser realizado através de ensaios biológicos “in loco” ou em condições laboratoriais, sendo estes últimos mais utilizados por permitirem um controle mais efetivo dos fatores ocasionais (exemplo: temperatura, pH, duração de exposição, meio, concentração). Ao se avaliar a toxicidade de agentes tóxicos ou misturas destes, frente a um reativo biológico (geralmente se utiliza uma população homogênea, possuindo uma sensibilidade definida) determinando-se a concentração responsável por um efeito tóxico (efeito letal, sub-letal, crônico, imobilização ou modificação do comportamento, entre outros). Estes podem ser realizados utilizando-se sistemas de fluxo contínuo, semi-estáticos ou estáticos. Quanto ao meio, pode-se utilizar meio aquático do tipo água continental (água dura – rica em bicarbonatos e sulfatos dissolvidos; água mole – isenta de íons cálcio e magnésio), marinha ou salobra, que podem ser provenientes de uma fonte natural ou preparadas adequadamente, misturando-se os componentes necessários.

Com relação ao organismo-teste, por razões técnicas e econômicas, é impossível testar todas as espécies que fazem parte do ecossistema aquático. O critério mais amplamente aceito é o de se escolher espécies representativas de diferentes níveis tróficos (posição na cadeia alimentar).

Assim são relacionados os organismos representativos de cada nível trófico como algas, microcrustáceos e peixes.

Para avaliação dos efeitos tóxicos das substâncias no meio aquático são utilizados, por exemplo:




No caso de organismos aquáticos, devido a grande variedade de espécies estudadas e a dificuldade de se obter testes de padronização, a indicação da toxicidade de substâncias é fornecida em faixas que variam de 1 a 1000 ppm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário