...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

04 agosto 2014

Toxicidade ao homem e animais superiores (vertebrados) - MDT - MCT - CL50 – Concentração Letal cinqüenta - DL50 – Dose Letal cinqüenta - CLLo (ou LCLo) – Concentração Letal mínima - TLm - (96 horas)

Toxicidade ao homem e animais superiores (vertebrados): dentre os meios que a toxicologia dispõe para conhecer a toxicidade dos agentes químicos merecem destaque as pesquisas experimentais que freqüentemente utilizam animais de laboratório, as pesquisas de caráter epidemiológico e a observação crítica de dados que ocorrem de certa maneira ao acaso no meio ambiente.

A experimentação com animais de laboratório pode elucidar importantes mecanismos de ação dos agentes tóxicos e os aspectos qualitativos das relações daqueles agentes com os organismos vivos.

Porém, escassamente gerará dados quantitativos que possam ser direta e imediatamente aplicados ao homem. Neste trabalho os itens MDT (menor dose tóxica publicada) e MCT (menor concentração tóxica publicada) poderão ser preenchidos à medida que haja dados disponíveis.

Existem diversas vias de introdução de agentes tóxicos num organismo, neste trabalho foram escolhidas as de real importância: pulmonar, digestiva e cutânea.

CL50 – Concentração Letal cinqüenta: è a concentração de um agente num meio que causa mortalidade em cinqüenta por cento (50%) da população exposta, durante um determinado período de tempo. Para a classificação adotada utiliza-se a CL50, via respiratória para rato ou camundongo.

DL50 – Dose Letal cinqüenta: é a dose calculada de um agente num meio que causa mortalidade em cinqüenta por cento (50%) da população animal em condições bem definidas, por qualquer via de administração, exceto por inalação. Para a classificação adotada utiliza-se a DL50, via oral para rato ou camundongo.

CLLo (ou LCLo) – Concentração Letal mínima: é a menor concentração de uma substância no ar, que causa algum efeito tóxico no homem, cancerígeno ou reprodutivo em animais, quando expostos por um dado período de tempo.


TLm – (96 horas): exprime que aproximadamente 50% dos organismos testados mostraram comportamento anormal (incluindo a morte) sob condições de concentração e tempo dados, no caso, 96 horas. O bioensaio pode ser realizado em meio aquático estático ou de fluxo contínuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário