04 agosto 2014

Dados Gerais - Temperatura de armazenamento - Ventilação para transporte - Estabilidade durante o transporte - Usos - Grau de pureza - Radioatividade

DADOS GERAIS

Temperatura de armazenamento(1): é a temperatura na qual o produto deve ser armazenado para manter suas características de estabilidade. É geralmente expressa como a ambiente, o que significa a temperatura dos arredores.

Ventilação para transporte (1): é a ventilação que deve ser utilizada no transporte do produto para atender as características de segurança. Os termos usados neste item são: aberta, pressão a vácuo e válvula de alívio.

Estabilidade durante o transporte (1): é geralmente expressa pelo termo “estável” significando que o produto químico não se decomporá de maneira perigosa sob as condições de temperatura, pressão e choque mecânico que são normalmente encontradas durante o transporte. O termo não é aplicado a situações de fogo. Onde existir uma possibilidade de decomposição perigosa é dada uma indicação da concentração, bem como a natureza do perigo.

Usos(4): estão descritos os principais usos do produto.

Grau de pureza(1): é a porcentagem por peso de um produto químico puro presente, geralmente definida em grau “técnico” e “comercial”. Em alguns casos, é dada a identificação da maioria das impurezas. Se as propriedades dos graus de menor pureza forem diferentes das substâncias puras, as diferenças nas propriedades são descritas em termos gerais.

Radioatividade (17): o transporte de material radioativo é um campo muito amplo de um lado e muito específico de outro, motivo pelo qual é tratado por um órgão especializado que no caso é a CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear). No âmbito internacional é a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica).

Atualmente existe uma tendência a acentuar a diferença entre “material nuclear” e “material radioativo”. “Materiais Nucleares” seriam todos aqueles ligados ao ciclo de combustíveis nucleares como o urânio, tório, incluindo os elementos transurânicos, elementos físseis e férteis. “Materiais Radioativos” seriam todos os outros radioisótopos que não se incluem nesta classificação, e são considerados de “uso pacífico da energia nuclear”.


A unidade atualmente usada é o Bq (Becquerel). Bq = 1 desintegração por segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário