22 agosto 2014

5 – Medidas de Combate a Incêndio - Meios de extinção apropriados - Meio de extinção não recomendados - Procedimentos especiais de combate ao fogo - Proteção das pessoas envolvidas no combate a incêndio - Perigos específicos da combustão do produto

5 – Medidas de Combate a Incêndio

- Meios de extinção apropriados: Retire todo o pessoal da área de risco. Imediatamente resfrie os cilindros com jatos de água em forma de neblina uma distância segura, tomando cuidado para não extinguir as chamas. Remova as fontes de ignição se não apresentar riscos. Se as chamas forem acidentalmente extintas, re-ignições explosivas podem ocorrer. Use equipamento autônomo de respiração se necessário.

Interrompa o fluxo de gás se isto não apresentar riscos, enquanto continue a resfriar com jatos de água os cilindros. Retire todos os cilindros da área de incêndio, se não houver riscos. Deixe a chama queimar completamente. Brigadas de incêndio local devem estar cientes das características do produto.

- Meio de extinção não recomendados: Se o cilindro já estiver pegando fogo, não tente apagar a chama.

Resfrie o cilindro até que o fogo diminua ao ponto de apagar normalmente.

- Procedimentos especiais de combate ao fogo: Quando os cilindros tiverem DMF, como solvente do Acetileno, retire todo o pessoal da área de risco não envolvido com a emergência. Não se aproxime sem equipamento autônomo de respiração e vestimentas protetoras resistente ao produto.

Imediatamente resfrie os cilindros com jatos de água em forma de neblina, sem apagar a chama do cilindro, mantendo-se a uma distância segura. Em caso de não apresentar risco, retire os cilindros da área de fogo. Brigada de incêndio local devem estar cientes das características do produto.

- Proteção das pessoas envolvidas no combate a incêndio: Equipamento autônomo de respiração e roupa de proteção completa para combate a incêndio. Antes de entrar nas áreas, especialmente as confinadas, verifique a atmosfera com um equipamento adequado (ex. Explosímetro).


Perigos específicos da combustão do produto:

Gás Extremamente Inflamável;

Forma mistura explosivas com ar e agentes oxidantes;

Os cilindros podem se romper devido ao calor do fogo;

Não extinga as chamas devido a possibilidade de re-ignição explosiva;

Vapores inflamáveis podem se propagar do vazamento criando atmosfera explosiva;

Nenhuma parte do cilindro deve estar sujeita a temperaturas maiores que 52 ºC;

Todos os cilindros são providos de um dispositivo de alívio de pressão projetado para aliviar o conteúdo quando expostos a temperaturas elevadas.

Vapores podem causar explosão ou serem inflamados por lâmpadas piloto, outras chamas, cigarros, faíscas, aquecedores, equipamentos elétricos, descargas estáticas ou outras fontes de ignição em locais distantes do ponto de manuseio do produto.

Dispositivo de segurança na parte superior com fusão entre 98 – 107ºC.


Não descarregue a pressões acima de 15 psig (103 kPa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário