...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

13 julho 2014

Técnica de resgate empregando o sistema de contrapeso - Desenvolvimento e procedimentos a serem adotados - Técnica com emprego de contrapeso: (ponto de ancoragem – sistema de desvio por meio de uma roldana, com uma corda permeada – punho autoblocante – cadeirinha do socorrista com o blocante croll do socorrista – longe de segurança ligado à vítima – cadeirinha da vítima ligada a uma extremidade do cabo permeado – cabo de segurança (back up) ligado à vítima – bloqueador (segurança do sistema) para evitar o retorno da vítima)


Técnica de resgate empregando o sistema de contrapeso

Técnica empregada em que é observado o desequilíbrio do peso em relação à vítima e ao socorrista. Uma observação importante no emprego dessa técnica é o emprego do socorrista, o qual deve apresentar qualidades técnicas e físicas, com peso relativamente mais elevado que o peso da vítima, pois essa diferença de peso melhorará o desempenho do deslocamento.

Desenvolvimento e procedimentos a serem adotados:

- no ponto de ancoragem, fixe a roldana que funcionará como desvio (mudança de direção);

- passe o seio da corda nessa roldana;

- lance as duas extremidades da corda para baixo;

- fixe um bloqueador na corda que será presa à vítima;

- monte uma outra corda que servirá de segurança;

- desça na corda da vítima ou desça na corda permeada;

- fixe uma das extremidades do cabo do sistema na vítima (a que se encontra com o bloqueador);

- clipe o back up (segurança) na cadeirinha da vítima;

- monte, na outra extremidade da corda, seus ascensores;

- clipe o seu longe longo na cadeirinha da vítima;

- comece a ascensão até que o longe esteja completamente
tencionado;

- puxe a vítima até que ela fique acima de onde se encontra;

- continue subindo até alcançar o ponto desejado.

Observações: com a corda de segurança (back up), no ponto de ancoragem, deve ser montada o sistema conforme a situação e o número de membros existentes. Quando o socorrista tiver de atuar sozinho sem materiais adequados, o emprego do nó garda é o ideal.

O socorrista deverá ter a plena consciência de que ele será sempre o primeiro a sair do sistema; que, durante a ascensão, não será necessário parar e elevar a vítima; poderá subir juntamente com a vítima (movimentos simultâneos).





Nenhum comentário:

Postar um comentário