...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

12 julho 2014

Segurança e proteção (Procedimentos básicos de segurança nas atividades de salvamento)



Nas atividades de salvamento, as atenções deverão estar voltadas para os princípios de segurança nos locais de emergência ou inteiramente ligadas às ações de socorro, as quais são viabilizados os trabalhos individuais e coletivos, tanto para os componentes das guarnições envolvidas, quanto para os materiais, equipamentos, possíveis vítimas ou bens materiais que deverão ser protegidos.

As ações de segurança em uma operação de salvamento não deverão, em hipótese alguma, ser de responsabilidade única, mas de todos os integrantes das guarnições de salvamento. Apesar de cada elemento ter um senso de responsabilidade com os seus pertences de segurança, este jamais poderá deixar outros materiais de socorro sem a devida proteção e nem deixar de acompanhar os procedimentos realizados pelos seus companheiros de equipe.

Os cuidados deverão ser observados minuciosamente dentro de cada operação, devendo ser imputadas como características do socorrista o seu conhecimento individual, a atenção com relação à segurança e com o próprio salvamento em si.

A segurança e proteção são termos empregados pelos socorristas que visam expressar as ações realizadas com o intuito de minimizar, isolar, proteger, assegurar, evitar e dar condições ao bombeiro ou à sua equipe de trabalho dentro do risco ou, preferencialmente, sem risco.

A segurança é realizada quando utilizamos procedimentos, materiais e/ou equipamento que possibilitem a permanência e a realização dos trabalhos em locais de risco.


A falta de atenção, de certa forma, representa perigo tanto para a guarnição, quanto para o socorro de um modo geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário