...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

12 julho 2014

Condições básicas para a realização de uma atividade de salvamento com segurança - O que deverá ser observado pelas guarnições - Esquema do sistema de segurança - Maios empregados na proteção e segurança - Uso do próprio corpo - Uso de pontos naturais - Uso de pontos nas instalações urbanas -

Condições básicas para a realização de uma atividade de salvamento com segurança

Para se ter segurança durante qualquer atividade de salvamento, o socorrista precisa:

1) controle emocional próprio, da situação, dos materiais, e das vítimas;

2) executar as atividades com convicção;

3) dispor os materiais em local seguro e de fácil acesso.


O que deverá ser observado pelas guarnições

Durante o atendimento a ocorrência de resgate, a guarnição como um todo deve observar o seguinte:

1) a falta de conhecimento durante a execução de qualquer atividade.

2) as condições do local para o acondicionamento dos materiais e equipamentos;

3) as condições de isolamento do local;

4) os materiais destinados à proteção;

5) a situação dos materiais que serão protegidos;

6) as condições dos materiais que serão protegidos;

7) os fatores que impossibilitem a proteção;

8) a realização da proteção e segurança;

9) as técnicas a serem desenvolvidas, a fim de obter um melhor  aproveitamento do pessoal e materiais utilizados.


É válido lembrar que, no salvamento, a proteção e a segurança são fatores observados por todos os componentes da guarnição (técnica dos seis olhos), primeiro individualmente, depois pelo seu companheiro mais próximo e, em seguida, uma prévia revisão realizada pelo chefe de guarnição ou por alguém que esteja fiscalizando as atividades.


  
Meios empregados na proteção e segurança

Para que a guarnição e a vítima tenham proteção e segurança durante a realização do resgate, é preciso que os integrantes da guarnição conheçam alguns meios empregados para se evitar danos durante as atividades, São eles:

Uso do próprio corpo: são as técnicas empregadas na segurança individual e coletiva quando não existirem materiais ou pontos que favoreçam tal procedimento. Nessas técnicas, fazemos uso dos componentes da guarnição, para servir como base de segurança e até mesmo como pontos de ancoragem quando dispomos de cabos e mosquetões para a atividade.

Uso de pontos naturais: é quando utilizamos materiais para realizar as ancoragens de segurança, tendo pontos naturais (as árvores, as rochas e raízes, etc.) como base.

Uso de pontos nas instalações urbanas: são os meios
encontrados nas estruturas urbanas, utilizados para auxiliar na segurança da equipe. Também podemos fazer uso dos meios acessórios existentes, os quais classificamos como meios de fortuna.


O aspecto mais importante dentro da cadeia de segurança é manter sempre a sua atenção voltada para o que está sendo realizado tanto individualmente, quanto pelos seus companheiros de equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário