12 julho 2014

Conceitos básicos de segurança - Segurança Individual - Segurança Coletiva - Segurança das vítimas - Segurança dos Materiais - Segurança e proteção de bens materiais

Conceitos básicos de segurança

Segurança individual: é qualquer ação ou procedimento utilizado pelo bombeiro, com a finalidade de minimizar, prevenir ou isolar as possibilidades de acidentes pessoais (risco) em uma operação de salvamento.

Busca um só objetivo: executar a atividade sem colocar em perigo à própria vida.

Segurança coletiva: é todo o conjunto de procedimentos realizados com o intuito de assegurar a integridade física e/ou psicológica de um determinado grupo, envolvendo a atividade em si, bem como todos os integrantes da guarnição, as vítimas e os bens coletivos.

A segurança coletiva é determinada a partir da avaliação prévia da situação, para a qual serão tomadas as decisões de como assegurar a realização da operação, dependendo, basicamente, do número de vítimas envolvidas, das condições e características do local, além das proporções do evento.

Os principais riscos que afetam os trabalhos realizados na segurança coletiva são: a perda do controle da situação, a falta de conhecimento, de experiência e de domínio emocional.

A segurança coletiva jamais poderá ser baseada simplesmente nas proporções do evento ou mesmo no número de vítimas que poderemos encontrar. O número de vítimas e o estado em que se encontram podem tornar a situação mais difícil, porém a segurança dependerá de uma correta avaliação do que detectamos preliminarmente, tais como: natureza do evento, viabilidade de se prestar um bom atendimento (socorro), situação e condições dos materiais a serem empregados dentro da operação, etc.

Entende-se por segurança coletiva tudo o que já foi comentado, porém, a ênfase da segurança coletiva é baseada no objetivo principal do zelo mútuo, empregado pela guarnição/equipe, visando preservar a sua integridade física dentro de uma operação.

Ninguém deve executar qualquer atividade, sem que seus companheiros tenham ciência dos atos a serem praticados.

Segurança das vítimas: é o objetivo principal de atuação de uma guarnição de socorro numa operação, assegurando-lhes a sua integridade.

Segurança dos materiais: quando se empregam materiais de forma adequada e dentro dos procedimentos técnicos para os quais foram desenvolvidos, estes passam a ser fatores básicos de segurança e proteção para a guarnição na operação e são elementos essenciais  para o bom desempenho e funcionamento dos materiais e equipamentos utilizado.

A guarnição desenvolverá melhor o seu papel quando conservar todos os materiais e equipamentos, pois a existência de riscos dentro da operação será menor.

Para ter uma ampla compreensão da segurança dos materiais, precisamos conhecer os seus aspectos principais, que são:

1) aspecto técnico: é a forma adequada de manusear os materiais.

2) aspecto psicológico: é a confiança adquirida na utilização do equipamento, a qual também proporcionar a autoconfiança.

3) aspecto educacional: é o exato conhecimento da estrutura física e resistência dos materiais e equipamentos empregados nas mais diversas operações.


Segurança e proteção de bens materiais: os bens deverão ser protegidos desde que essa ação não coloque em risco vidas. Para tanto, é importante verificar as condições do local, a existência de  materiais adequados para tal proteção, os fatores adversos que impossibilitam a proteção, além de identificar os principais pontos a  serem protegidos.

Tem como objetivos principais proteger e assegurar a integridade física dos bens materiais encontrados.

A identificação dos riscos existentes é a principal preocupação da guarnição de socorro, em razão de ela necessitar empregar materiais e equipamentos adequados na proteção dos bens e desde que a ação não coloque vidas em risco. Se tiver que danificar um bem, de qualquer espécie, que se faça da forma mais tênue possível, para que os danos não sejam maiores que o necessário.


Proteger é um ato de guardar e resguardar uma vida ou um bem de uma situação adversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário