...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

13 julho 2014

Atuação em um acidente de escalada - Operações Verticais - Técnica de ascensão com o emprego de cordeletes - Descrição da Técnica - Observação - Os Cordeletes - Técnica de ascensão com o emprego da peça oito


Atuação em um acidente de escalada



Não é fácil considerar todos esses fatores, porém é indispensável essa visão para realizar um resgate ordenado e seguro.

Antes de proceder a evacuação, terá de se esperar que o acidentado se estabilize, depois de um breve descanso. Quando ele puder falar como se sente e se está bem para começar todos os procedimentos de saída.

Não agrave as lesões do acidentado. Tenha a máxima precaução deixando-o descansar sempre que ele necessitar.

Nos casos de resgates onde participam várias pessoas, deve-se, de comum acordo, obedecer ao mais experiente. É muito importante a disciplina nesses casos, para evitar confusão e erros provocados por opiniões desencontradas. Terá de ser levadas ao extremo as precauções e não perder a atenção na segurança pessoal de cada participante do resgate.


Operações verticais

Técnica de ascensão com o emprego de cordeletes

O escalador, em uma posição segura, liga o estribo à corda
principal por meio de um nó autoblocante e clipa a sua segurança principal a este estribo (por intermédio de um mosquetão de segurança) e, com a alça feita no cordelete, liga a corda à sua cadeirinha.


Descrição da técnica

A descrição técnica desse procedimento obedece às seguintes atividades:

- verifique se a corda está fixa.

- confeccione o nó autoblocante (com a alça menor do estribo) na corda fixa.

- clipe a sua segurança nesta alça.

- logo acima do nó autoblocante do estribo, confeccione um outro nó autoblocante com a alça auxiliar, a qual deve ser enganchada no mosquetão da cadeirinha.

- faça o ajuste da corda retirando a sua elasticidade, deslocando o conjunto de nós.

- sente-se na cadeirinha e desloque o estribo até que ele deixe o corpo em uma posição confortável.

- mantenha as pernas flexionadas (calcanhares o mais próximo possível da região glútea), para empregar a técnica correta de deslocamento.

- force as pernas para baixo, na posição mais verticalizada
possível.

- apóie as mãos na corda, para manter o equilíbrio do corpo.

- eleve o nó da alça presa à cadeirinha o máximo possível, até que ela se encontre sob tensão.

- sente-se na cadeirinha e eleve o nó do estribo ao máximo.

- desloque-se em movimentos alternados até atingir o seu
objetivo.

- no ponto de saída, procure uma posição segura de apoio.

- saia da alça que liga a cadeirinha à corda.

- saia da área de risco.

- providencie sua nova segurança no local, antes de retirar a sua segurança principal que está no estribo.

- retire a sua segurança.

- retire os cordeletes da corda.

Observação: com o emprego dessa técnica, não existe o risco de se passar do ponto de saída, mas, se isso ocorrer, pode-se retornar fazendo o processo inverso.


Os cordeletes:

Os cordeletes são empregados nas ascensões e devem apresentar boa resistência, a qual não deve ser comparada à resistência das cordas.

O diâmetro ideal de um cordelete para auxiliar na ascensão é de 6 mm, mas, dependendo da progressão a ser realizada, o cordelete de  7 mm dará um melhor resultado.

Deve-se, contudo, observar sempre o diâmetro da corda principal, para escolher o diâmetro ideal do cordelete a ser empregado.

Para você saber qual a resistência do cordelete que estará empregando, basta aplicar o seu diâmetro dentro da fórmula base de cálculo: diâmetro x diâmetro x 20.

Exemplo: se eu tenho um cordelete de 6 mm, encontro a sua  resistência da seguinte forma: R = 6 X 6 x 20 Logo teremos uma resistência de 720 kg.


Técnica de ascensão com o emprego da peça oito

Consiste na ascensão por autoblocagem da corda na peça oito, na qual o escalador, com o auxílio de um dos materiais descritos a seguir, ascende por uma corda. São os materiais: punho com o estribo, apenas o estribo, com um nó bloqueador ou com a extremidade da própria corda de ascensão empregando o nó italiano.


Descrição da técnica

Para o emprego da técnica, é necessário que se:

- verifique se a corda está fixa.

- mantenha a peça oito clipada ao mosquetão na posição de
descida.

- mantenha esse mosquetão travado todo o tempo.

- insira a corda na peça (normalmente o seio de cima para baixo).

- faça a clipagem do mosquetão do longe curto, no elo menor da peça oito (se for esse o elo que se encontra livre).

- ajuste a corda até tirar a sua elasticidade e verifique se realmente a peça oito está bloqueando.

- com o emprego de um dos materiais anteriormente citados (punho, estribo ou nó bloqueador), prepare para dar início à ascensão.

- tome posição em pé no material que preparou para servir como estribo.

- à medida que você vai tomando a posição em pé, vá, automaticamente, ajustando a corda na peça oito, puxando-a para cima e para o lado, não deixando que se desfaça o bloqueio.

- durante todo o percurso, siga observando o travamento da corda e não deixe a peça oito ir para a posição vertical, ela deve permanecer sempre na linha horizontal.

- após cada bloqueio, eleve o máximo possível o material que estiver sendo utilizado como estribo.

- ao chegar ao final da ascensão, atente para sair primeiro da peça oito (usando sempre o estribo como apoio principal de saída).

Observação: a sua segurança principal deverá ser realizada com o longe maior, o qual vai ficar, desde o início, até o final da ascensão, conectado ao material empregado como estribo. Quando tiver de empregar o nó italiano, deve ser preparada uma alça para receber a sua segurança principal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário