...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

12 julho 2014

ARMAÇÕES BÁSICAS DOS CABOS DE SUSTENTAÇÃO - Armação no plano vertical, horizontal e inclinado


ARMAÇÕES BÁSICAS DOS CABOS DE SUSTENTAÇÃO

Os cabos de sustentação são importantes, pois são eles que darão segurança às atividades de resgate que utilizam os meios aéreos para alcançarem as vítimas, por isso, durante a escolha dos pontos para se executar a amarração, devem ser observados os seguintes aspectos:

1) se os pontos oferecem segurança e permitem a boa execução da atividade;

2) se o local não oferece riscos às vítimas, aos bombeiros e as cordas (chamas, calor, fumaça, rede elétrica, etc.);

3) nos pontos que possuem arestas ou partes cortantes (no caso de não ser possível utilizar um ponto sem essas características), deve ser feita a proteção da corda que estiver em contato com o ponto, por meio do uso de pedaços de lonas ou outros materiais adequados para esse fim;

4) não existindo pontos para executar a amarração, o executante deverá improvisá-los, fazendo uso de armários, mesas, alavancas, canos, estacas, etc. os quais serão empregados como pontos para a execução da amarração.


Os sistemas usados para os trabalhos em altura devem, sempre que possível, ficar num nível mais elevado que o do piso em que se vão trabalhar os sistemas, para facilitar o acesso. Preferencialmente, devem se situar na altura da cintura, podendo permanecer numa altura elevada, dependendo do caso.

As cordas utilizadas na armação devem ser adequadas e específicas para a atividade, estando em perfeitas condições. Deve-se, ainda, usar nós convenientes à operação, não podendo esquecer de seus arremates de segurança, bem como de escolher sempre o melhor ponto de fixação para a atividade que irá realizar.

Quando for realizado o emprego de cordas duplas ou dobradas, ambas devem possuir o mesmo estado de conservação, para evitar a diferença de comprimento entre elas, após a tração.


Armação no plano vertical

A armação do sistema pode ser realizada com duas cordas (duplas ou dobradas) ou com uma corda apenas, contudo o(s) chicote(s) da(s) corda(s) armada(s) deve(m) ficar, no máximo, a 0,5 m do solo podendo esta(s) ter(em) uma sobra de, no máximo, 2,0 m. (figuras 42, 43 e 44).




Armação no plano horizontal

A armação desse sistema é realizada sempre com duas cordas (duplas ou dobradas), sendo necessário aplicar uma tração adequada para mantê-las sob tensão (esticadas na horizontal) em função da atividade que irá ser realizada (figuras 45 e 46).




Armação no plano inclinado

O sistema empregado é, basicamente, o mesmo utilizado no plano horizontal, contudo, os pontos de fixação estão em planos diferentes.

É interessante observar que a corda de sustentação no plano inclinado, quando for armada com declive elevado (com ângulo superior a 35º), implicará, obrigatoriamente, na realização do freio na parte superior da armação. As inclinações mais favoráveis para esse sistema são as que apresentam angulações entre 25º e 30º, sendo que, nessa última, poderá ser observado um aumento de velocidade durante o percurso de descida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário