...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

15 julho 2014

Aparelhos bloqueadores - ATENÇÃO: não use o aparelho em cabos metálicos


Aparelhos bloqueadores



As atividades realizadas com o emprego de cordas são muito antigas. Temos, como exemplo, as antigas construções egípcias que utilizaram cordas em grande parte de suas obras, as quais datam de milhares de anos antes de Cristo.

Sabemos que, em algumas atividades com cordas, surgem situações em que são necessários artifícios, que não sejam com o emprego dos nós fixos, para substituírem as mãos humanas, pois elas possuem suas limitações no que diz respeito à força e à estafa em esforços repetitivos. Estamos nos referindo aos nós e aos aparelhos bloqueadores, estes últimos são modernos, qualificados e apesar da sua existência em nível mundial, ainda existem corporações (bombeiros) que não os conhecem e não têm recursos financeiros para adquiri-lo, apesar de esses aparelhos já se encontrarem no mercado há mais de 30 anos.

Os bloqueadores ventrais (croll), quando inseridos em uma corda, têm a possibilidade de bloquearem-se sob carga em uma direção, permanecendo, ao contrário, livres de escorregar (deslizar) na direção oposta. Um dispositivo de segurança impede que a corda escape do sistema bloqueador. O bloqueador pode ser usado sozinho para autosegurança em uma corda fixa.

O bloqueador ventral é específico para ascensões verticais e deve ser montando entre a cintura e o peitoral. P.S. “modular e Cam Cleam” funcionam perfeitamente em cordas têxteis secas e limpas com diâmetro de 8 a 12 mm.

Nas cordas sujas de areia, lama ou congeladas a ação bloqueadora pode ser drasticamente reduzida até a anulação e o aparelho pode deslizar ao longo da corda.

Essa situação verifica-se, normalmente, em cordas de pequeno diâmetro, por esse motivo, é aconselhável a utilização de cordas com diâmetro de 10 mm.

O especial dente furado que facilita a expulsão da lama diminui, mas não anula tal inconveniente.

ATENÇÃO: não use o aparelho em cabos metálicos.

A escalada, a descida em corda dupla, a “via ferrata” (Klettersteig), a espeleologia, o esquialpinismo, a exploração, o socorro e os trabalhos em altura são atividades de alto risco, que podem comportar acidentes letais. O aprendizado das técnicas adequadas e das medidas de segurança efetua-se somente sobre a própria responsabilidade para todos os danos, ferimentos ou morte que possam causar ao próprio bombeiro ou a terceiros após a utilização de qualquer produto de marcas diversas. No caso de não estar em condições de assumir qualquer responsabilidade, evite o uso desses materiais. Não existem instruções melhores do que os conselhos dados por uma pessoa completamente preparada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário