26 janeiro 2014

Gases Limpos - HFC-227 - HFC-125 - FM-200 - Inergem - Co2 - Dynameco - Fike


Combate a incêndios a base de Gases Limpos

Você sabe que tipos de gases são?
São prejudiciais ou não a sua saúde?
Em situações emergenciais quais serão as ações?
E o mais importante! Qual será a reação ou danos mediante exposição?

 

Esses gases são importados de diversos países, são adquiridos envasados, lacrados, e  acondicionados em cilindros, são eles:
HFC-227, HFC-125, FM-200, INERGEM, Co2, DYNAMECO, FIKE E OUTROS.
 
   

Por tratar-se de equipamento caríssimo, eles não são apresentados aos Bombeiros, pois os proprietários confiam nas vistorias mensais dos Técnicos competentes enviados pela Empresa vendedora e instaladora do sistema.
Quando nos passam algo, resume-se em abrir a sala de controle, silenciar o alarme, e é claro ligar imediatamente para a Central e passar o ocorrido para providências.
Esse é o problema, se o equipamento alarmou, é porque algum problema detectou.
Mas porque não entrou em operação?
Vejam que na verdade ele não ajuda em nada, pois acho que esses alarmes são programados para alarmar em diferentes setores do ramal da rede para obrigar o Bombeirofazer ronda no local especificado, (na marra). Pois trabalhei em diversos prédios com tal equipamento, nunca os vi atuar, e sim  só alarmar. Em todos os casos só fui apresentado a sala onde estava instalado a central de monitoramento da rede, nada mais, macete, nada. Os locais onde estavam acondicionadas as baterias dos cilindros  e  encanamentos da rede e seus difusores, eu sempre os encontrei em rondas minuciosas e todendo ser chamadas talvez  de atrevidas, (fuço mesmo).
Resumindo, CUIDADO!!!


Não é porque soou um  alarme que você vai ganhar corredores e salas correndo como um desesperado.
Ouça, raciocine, vá ao quadro alarmado, veja e identifique mentalmente o endereço, lembre-se do local e suas particularidades, avise via HT para a rede as pessoas competentes, que está saindo em ocorrência. Pois em caso de solicitação de apoio, os mesmos estarão preparados psicologicamente, (mediante seu aviso antecipado de uma suposta ocorrência em andamento). Se ao chegar ao local e após vistoria preventiva não houver sinal algum de ocorrência em andamento, imediatamente entre em contato via HT e passe a mensagem na REDE:
Rede em QAP, Bravo Oscar pelo QTH, vistoria realizada e QRU é NIL...
...Dando QTA no QRU, QTI, base. QRV...

Captaram a mensagem...

Ao Bombeiros, boa sorte e cuidado em seu dia a dia.


Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário