...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

06 outubro 2013

TRANSPORTE DE VÍTIMAS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA - TÉCNICA DE LEVANTAMENTO E REMOÇÃO - Transporte: de Apoio - Transporte em Cadeirinha - Transporte em cadeira - Transporte pelas extremidades - Transporte em braço - Transporte nas costas - Levantamento de vítima (inconsciente com único Socorrista) - Levantamento com auxílio de outros Socorristas - Remoção manual de vítima com 6 Socorristas (suspeita de fratura de coluna) - Remoção com cobertor ou lona - Transporte em maca de lona (padiola)

TRANSPORTE DE VÍTIMAS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Em situações de risco iminente no local da emergência é necessário remover uma vítima rapidamente. O transporte de emergência é empregado em incêndios, desabamentos, tiroteios, atividades de campo e outras situações que fujam da normalidade.
A manobra a ser utilizada depende do peso da vítima, tipo de terreno, equipamentos e número de Socorristas. Estes transportes são empregados somente em situação de emergência porque podem gerar uma lesão secundária, principalmente na coluna vertebral.


O TRANSPORTE DE EMERGÊNCIA DEVE SER FEITO QUANDO:

1. O local do acidente oferece perigo iminente - Tráfego descontrolado, incêndio ou ameaça de fogo, possíveis explosões, desmoronamento iminente, possíveis perigos elétricos, gases tóxicos e outros perigos similares, que fazem com que o transporte do paciente seja necessário e urgente, para proteger a equipe de socorro e as vítimas.

2. Cuidados que precisam de reposicionamento - Às vezes você deverá transportar uma vítima para uma superfície dura para fazer a RCP, ou mobilizá-la para ter acesso a uma grande hemorragia.

3. A vítima encontra em local de difícil acesso ou está muito distante do mais próximo sistema de emergência – As atividade como os acampamentos militares, incêndios e guerras necessitam muito desses tipos de transportes.



TÉCNICAS DE LEVANTAMENTO:

Você deverá usar corretamente as técnicas de levantamento da vítima para evitar danos nas suas costas ou no joelho. É Importante que você trabalhe com as coxas nos movimentos de agachamento ou avanço do que com a região lombar.


Nunca faça movimentos desnecessários com a vítima. Quando encontrar-se em situação normal aplicar os procedimentos adequados As técnicas a seguir são ilustradas pelas figuras auto-explicativas:














4 comentários:

  1. muito bom, esses conhecimentos são muito úteis, adorei as ilustrações

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber em qual situação é possível fazer a técnica do transporte de cadeira?
    E se pode ser aplicada em qualquer pessoa?
    Muito obrigada, aguardo um retorno.
    Gostei muito do assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como bombeiro posso informar que usamos diversas vezes para transportar vítimas que estão em andares mais altos de edifícios, seja pela escada ou pelo elevador, pois as vezes os corredores são estreitos e não daria a movimentação em uma prancha, pode ser aplicada em quadros clínicos (AVC, Pós convulsão) ou em traumas no pé ou tornozelo já imobilizado, obviamente em vítimas sem suspeitas de trauma em coluna.

      Excluir
    2. Bom dia, essa postagem é voltada para os Socorristas, para que lembrem que há sim diversas formas alternativas de imobilização e transporte do acidentado. Prarabéns e obrigado pelo comentário que enobrece ainda mais a postagem... Bom trabalho. Missão dada é missão cumprida...

      Excluir