...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

03 novembro 2012

Técnicas conjugadas de salvamento no plano vertical - Descida do bombeiro com a vítima - Especificação da amarração, onde: - Socorrista e vítima no mesmo aparelho oito - Vantagens e desvantagens


Técnicas conjugadas de salvamento no plano vertical

I – Descida do bombeiro com a vítima

A técnica anterior já é bastante conhecida e comumente empregada pelos bombeiros. Consiste no bombeiro equipado com cadeirinha, mosquetão e aparelho oito e a vítima também equipada com cadeirinha e mosquetão, sendo os dois equipados no mesmo aparelho oito que se encontra preso ao cabo de sustentação (figuras 233, 234 e 235).


1 – Cabo de sustentação

2 – Aparelho oito do sistema

3 – Cadeirinha do bombeiro com mosquetão

4 – Cadeirinha da vítima com mosquetão

5 – Cabo do freio



Descrição da técnica passo a passo

O cabo de sustentação deve já estar armado no plano vertical.

Lembrando que a sua extremidade deve permanecer livre a aproximadamente 0,50 cm do solo.

O bombeiro estará equipado com cadeirinha, mosquetão, aparelho oito, capacete e luvas. Depois, deverá equipar a vítima com cadeirinha, mosquetão (portal voltado para cima) e capacete; fará a inserção do cabo de sustentação no aparelho oito (elo menor), a uma altura desejável. O bombeiro se clipa no aparelho oito e executa uma trava de segurança. Clipa também o mosquetão da vítima no aparelho oito.

Logo após, desfaz a trava de segurança assumindo o freio.

O bombeiro dá a voz de “atenção segurança”; faz a remoção junto com a vítima.

O bombeiro prepara-se para realizar a descida, sentando-se e apoiando-se na cadeirinha, trazendo a vítima para junto de si. Mantém freado até posicionar a vítima entre as suas pernas. Faz com que a vítima se apoie segurando em sua cintura. Ele desce, lentamente, protegendo a vítima, evitando choques contra a parede ou obstáculos, evitando, também, trancos e sempre observando a sua aproximação do solo.

O socorrista deverá ter cuidado com o posicionamento da vítima ao aproximar-se do solo.

O quadro disposto abaixo demonstra o seu desempenho:






Nenhum comentário:

Postar um comentário