...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

03 novembro 2012

Descida controlada da vítima ao solo - Descrição e disposição da Técnica passo a passo


Descida controlada da vítima ao solo

Essa técnica também é bastante conhecida no meio das nossas atividades profissionais. Empregada hoje como um meio de remoção e julgada, de certa forma, simples, porém, depois de levantamentos realizados concluímos que se trata de uma técnica complexa.

Consiste no bombeiro equipado com a cadeirinha, mosquetão e aparelho oito, capacete e luvas; e a vítima equipada com cadeirinha, mosquetão e aparelho oito e capacete. Dessa forma, o bombeiro se prepara para a sua saída e a da vítima. Os dois equipados no mesmo cabo de sustentação, porém em aparelhos oito diferentes, sendo que o bombeiro vai servir de freio para a vítima até que o chegue no chão, para realizar a descida, comandada, da vítima (figuras 234 e 235).



Descrição da técnica passo a passo

Com o cabo de sustentação já devidamente armado no plano vertical, com sua extremidade livre a uma altura de, aproximadamente, 0,50 cm do solo, o bombeiro prepara-se para a sua saída e posterior saída da vítima.

Ele estará com a cadeirinha, mosquetão, aparelho oito, capacete e luvas, e equipará a vítima com cadeirinha, mosquetão e capacete.

Inserirá o cabo de sustentação no aparelho oito que será utilizado para a descida da vítima, e inserirá o mesmo cabo de sustentação no seu aparelho oito, abaixo do aparelho oito da vítima. Clipar-se-á, no seu aparelho oito, e executará uma trava de segurança. Clipará a vítima, no aparelho oito (peça de cima), por onde será comandada. Orienta a vítima quanto a sua posição e onde deverá segurar (na própria cadeirinha ou colocando as mãos para trás).

O bombeiro desfazer-se-á a trava de segurança assumindo o freio, dando a voz de “atenção segurança”. Depois, tomará posição de descida, trazendo a vítima para o exterior, descendo até o solo.

A vítima manter-se-á parada, presa ao cabo de sustentação.

Quando o bombeiro chegar ao solo, não esquecerá que o cabo que sustenta a vítima deverá ser mantido ainda sob tensão. Agachará para liberar o seu aparelho oito do cabo, para ter maior liberdade de ação.

Começará então a aliviar a tensão do cabo, para que o aparelho oito em que a vítima se encontra clipada (enganchada) comece a deslizar no sentido de descida.

Manterá uma velocidade lenta e constante até que a vítima atinja uma altura segura. Deixará, lentamente, a vítima apoiar-se no chão até liberá-la do cabo de sustentação.


O quadro a seguir disposto demonstra o seu desempenho:




Veja a disposição da técnica nas figuras 236 e 237.





Nenhum comentário:

Postar um comentário