13 outubro 2012

Sistemas de proteção contra incêndio e pânico



Como visto anteriormente, um sistema de proteção contra incêndio e pânico consiste em um conjunto de medidas ativas e passivas.

Esses sistemas, atuando em conjunto, têm como principais objetivos:

 dificultar o surgimento e a propagação do incêndio;

 facilitar a fuga das pessoas da edificação, no caso de ocorrência de sinistro, garantindo-lhes a integridade física;

 simultaneamente, facilitar as ações de salvamento e combate a incêndio das corporações de bombeiros,  tornando-as rápidas, eficientes e seguras.


A seleção dos sistemas de proteção adequados para cada tipo de edificação deve ser feita tendo por base a análise dos riscos de início de um incêndio e de sua propagação, bem como de suas conseqüências. É necessário também identificar a extensão do dano que pode ser considerado tolerável.

A principal tarefa para garantir a segurança do imóvel é diminuir o risco da ocorrência da generalização do incêndio (flashover). O uso de dispositivos de segurança, tais como chuveiros automáticos e detectores de incêndio, além de limitar a propagação da queima, agilizam a comunicação do incêndio ao Corpo de Bombeiros e são importantes medidas a serem utilizadas em edificações de médio à grande porte.

Também devem ser levadas em consideração a distância entre o edifício e a unidade do Corpo de Bombeiros mais próxima e a qualidade de seus equipamentos. Um bom projeto deverá equilibrar o uso de dispositivos de segurança com a proteção estrutural (medidas que evitam o colapso da estrutura em caso de incêndio).


Cabe ressaltar que ainda existem medidas que reduzem o risco de generalização do incêndio e a propagação do incêndio, das quais se destacam as seguintes:

 controle do tipo, quantidade e distribuição da carga de incêndio;

 características da ventilação do compartimento;

 compartimentação horizontal e vertical;

 resistência das estruturas ao fogo;

 sistemas de proteção contra incêndio (medidas de proteção ativas e passivas);

 um bom projeto de segurança contra incêndio e pânico.


O dimensionamento adequado de um ou mais sistemas não é garantia de proteção satisfatória. Os sistemas devem trabalhar em conjunto e ser dimensionados de acordo com algumas características da própria edificação, tais como:

 tipo de público que a frequenta;

 características construtivas (concreto, alvenaria, madeira, aço);

 dimensões (altura, número de pavimentos, área construída);

 tipo de atividade desenvolvida no local (residência, teatro, comércio, escola);

 características arquitetônicas peculiares (fachadas de vidro, recuo de fachadas);

 facilidade de acesso ao corpo de bombeiros em caso de sinistro;

 importância do conteúdo (bens, informações) da edificação;

 riscos decorrentes da interrupção de suas atividades (centrais de fornecimento de energia, centrais telefônicas, hospitais, museus, bibliotecas).


Conhecendo bem os sistemas de proteção contra incêndio e pânico das edificações (aspectos práticos), os bombeiros terão condições de usá-los a favor da tática e das técnicas de combate a incêndios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário