...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

13 outubro 2012

Sinalização de emergência - Orientação e Salvamento



Um problema bastante comum nas edificações é a falta de informações visuais que orientem os usuários quanto ao caminho a ser percorrido, em caso de emergência, para sair do edifício. Há também a deficiência de orientações referentes às ações adequadas, proibições, alertas e localização de equipamentos de segurança. Em caso de incêndio, isso pode acarretar grandes perdas de vidas.

A orientação da população de uma edificação é fornecida, basicamente, pela sinalização de segurança contra incêndio e pânico, regulamentada pela NBR no 13.434 da ABNT.

A sinalização fornece uma mensagem geral de segurança, obtida por uma combinação de cor e forma, à qual é acrescida uma mensagem específica de segurança, pela adição de um símbolo gráfico gravado com cores em contraste com o fundo da sinalização.

A sinalização básica é constituída por quatro categorias de acordo com a sua função. A sinalização básica pode ser auxiliada por uma sinalização complementar, a qual tem a função de ajudar na indicação de possíveis obstáculos encontrados na rota de fuga, sendo feita  por meio de uma faixa zebrada nas cores amarela e preta.


São tipos de sinalização:

a) sinalização de proibição — cuja função é evitar ações capazes de conduzir as pessoas ao início do incêndio. A sinalização de proibição deve ter forma circular, com uma cor de fundo branca ou amarela, coroada por uma borda circular e uma barrada vermelha, cobrindo o símbolo grafado na cor preta, podendo a sinalização ser margeada por um ambiente na cor branca ou amarela.

 Figura 12 - Placas de proibição: proibido fumar e proibido produzir chama

b) sinalização de alerta — tem a função de chamar a atenção das pessoas para áreas e materiais potencialmente causadores de danos, ou seja, de risco. Suas características são: forma triangular tendo o fundo na cor amarela, com moldura na cor preta; sendo que o seu símbolo também é feito na cor preta, podendo ser margeado por elemento na cor branca ou amarela.

 Fonte: NBR n13.434-2.
Figura 13 - Placa de alerta: risco de incêndio, de explosão e de choque elétrico, respectivamente

c) sinalização de orientação e salvamento — possui a função de indicar as rotas de saída do ambiente e as ações necessárias para acessa-las.

Apresenta-se de forma quadrada ou retangular; tem o fundo na cor verde, com o símbolo destacado na cor branca ou amarela, podendo ser margeada na cor branca ou amarela.

 Fonte: NBR n13.434-2.
Figura 14 - Placas de sinalização de orientação e salvamento

A Figura 14 contém placas de sinalização de orientação e salvamento, indicando, respectivamente, o sentido de fuga no interior das escadas e o sentido de acesso de uma saída que não está aparente.

 Fonte: NBR n13.434-2.
Figura 15 - Exemplo de instalação da sinalização de orientação e salvamento

d) sinalização de equipamentos de combate e alarme — tem a função de indicar a localização e os tipos de equipamentos de combate a incêndio disponíveis. Deve ter a forma quadrada ou retangular e cor de fundo vermelha; a gravação do símbolo pode ser na cor branca ou amarela, podendo ser margeada por elementos na cor branca ou amarela.

Fonte: NBR no 13.434-2.
Figura 16 - Sinalização de equipamentos de combate 

A Figura 16 contém os símbolos que indicam, respectivamente, hidrante de incêndio, extintor de incêndio e válvula de controle do sistema de chuveiros automáticos.



2 comentários:

  1. Parabéns, suscinto e direto, tirei muitas dúvidas. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anônimo...
      Esse é o intuito do Blogguer...
      Abração e obrigadão pela visita...

      Excluir