...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

07 outubro 2012

Salvatagem é o nome que se dá à proteção da propriedade contra danos decorrentes do próprio combate ao incêndio - É o procedimento similar ao salvamento de vítimas, porém aplicado aos bens patrimoniais


Salvatagem

Salvatagem é o nome que se dá à proteção da propriedade contra danos decorrentes do próprio combate ao incêndio.

É o procedimento similar ao salvamento de vítimas, porém aplicado aos bens.

As prioridades do combate ao incêndio são a proteção da vida, a estabilização do incidente e a proteção da propriedade. Portanto, a preocupação com a propriedade surge quando já estão asseguradas as demais prioridades, sempre que houver tempo e pessoal disponível.

Possui como objetivo preservar bens durante uma atividade de extinção de incêndio, tanto da ação direta do fogo, fumaça e calor quanto da água aplicada durante o combate.

A salvatagem pode ser realizada como uma prioridade do evento, quando um bem de extremo valor ou uma obra de arte deva ser preservado a qualquer custo.

Pode ser feito na preservação de bens quando não se possui condições de realizar a extinção, mas há acesso segura a áreas não atingidas pelo fogo ou quando existe pessoal disponível para a realização da retirada e proteção de bens sem que haja prejuízo às demais prioridades do socorro.

A salvatagem deve ser realizada priorizando bens de valor, que pode ser emocional, cultural, financeiro ou de informações.


Meios de se realizar a salvatagem:

Remover o material da área de risco.

Proteger os bens no local onde se encontram, cobrindo-os com lonas (técnica mais empregada).

Afastar a atmosfera prejudicial da área onde estão os bens, por meio de ventilador ou exaustor.

Interromper o fluxo de água dos chuveiros automáticos (sprinklers) acionados em área não atingidas pelo incêndio ou onde já houve a extinção.

Acumular itens para cobrir todos juntos (cobri-los em forma de “pilha” ao invés de cobrir material por material).

Direcionar a água da extinção para os ralos da edificação.


Problemas durante o combate que podem exigir o emprego de salvatagem:

Água que cai sobre objetos no pavimento abaixo da operação.

Risco de queda de forro por acúmulo de água proveniente das ações de combate a incêndio no andar superior.


As guarnições de combate a incêndio devem ser informadas sobre a presença da equipe de salvatagem. Deve-se também mover o material apenas o necessário, evitando logos deslocamentos, bem como verificar se é mais rápido ou mais viável cobrir do que retirar, uma vez que esta ação demanda mais tempo e mais esforço.



Um comentário: