...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

03 outubro 2012

Roupa de aproximação



Feita de material resistente às chamas e retardante, a roupa de aproximação é composta de capa e calça. Sua função principal é proteger o bombeiro contra queimaduras e efeitos do calor no organismo, contudo a sua proteção se estende também contra os riscos relacionados a cortes e ferimentos.

Em geral, a roupa de aproximação protege pela combinação de camadas de tecido e de ar. Por isso, deve-se evitar comprimir a roupa de aproximação quando aquecida.

É desejável que a roupa de aproximação evite que o suor produzido pelo bombeiro evapore em demasia.

As roupas possuem faixas refletivas para facilitar a localização do bombeiro no interior do ambiente sinistrado.

Figura 4 – Roupa de aproximação

Mesmo sabendo da qualidade de proteção de seu equipamento, há um costume quase mundial entre os combatentes de se molharem para entrar no incêndio. A água aplicada no EPI dá uma sensação de frescor e segurança quando o bombeiro entra em um local  que está enfrentando altas temperaturas.


Entretanto, durante a exposição ao calor ambiente, a temperatura do EPI se elevará mais rapidamente do que se estivesse seco podendo causar sérias queimaduras por contato. A absorção de calor pela água é 25 vezes maior que a absorção de calor pelo ar.

Além disso, existe a possibilidade de que o calor presente seja suficiente para evaporar toda a água, causando queimaduras.

Portanto, mesmo protegido com a roupa de aproximação o
bombeiro não deve se molhar antes de entrar no ambiente sinistrado.

Entrar molhado para combater um incêndio pode causar queimadura.



2 comentários:

  1. me tira uma duvida qual é o nivel da roupa de aproximação que o bombeiro civil usa?

    ResponderExcluir
  2. Me tira uma dúvida.Qual a temperatura por sua roupa de aproximação pode te proteger?

    ResponderExcluir