...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

14 outubro 2012

Módulo 6 - Introdução - Prevenindo incêndios no dia a dia - Na cozinha - Com as crianças - Com cigarro - Com velas - Com fogos de artifício - Com equipamentos elétricos - Aquecedores elétricos e a gás - Dicas para proteger sua casa de um incêndio



Introdução

O objetivo deste módulo é preparar toda e qualquer pessoa, independente de ser bombeiro ou não, para prevenir incêndios em seu cotidiano e para atuar em princípios de incêndio, que costumam ocorrer em ambientes que fazem parte do dia a dia da maior parte da população.

Seja por meio de cuidados na prevenção seja por ações de combate propriamente ditas, as pessoas presentes no cenário do incêndio têm um papel fundamental para evitar mortes ou mais destruição pelo incêndio. Porém, muitas vezes, por desconhecimento ou descontrole emocional, acabam tomando atitudes que põem em risco sua própria segurança e a de outrem, agravando as condições do sinistro.

Medidas simples podem reduzir significativamente a gravidade do incêndio e são aqui descritas em uma linguagem clara e abrangente, pretendendo que, ao final desta leitura, qualquer pessoa seja capaz de saber agir em uma situação de sinistro.


Prevenindo incêndios no dia a dia

Incêndios acontecem quando menos se espera, e frequentemente ocorrem durante a noite. Eles também se propagam rapidamente, destruindo o patrimônio e causando a morte ou danos às pessoas.

Mas o maior vilão dos incêndios é a fumaça, que sufoca rapidamente e pode matar antes que as chamas atinjam as pessoas que estão dormindo.

Apesar de haver medidas que podem e devem ser tomadas por todas as pessoas presentes no ambiente quando um incêndio ocorre, a melhor ação é a de prevenção. E são necessárias medidas simples e fáceis para se obter isso.


Na cozinha

A maior parte dos incêndios em residência acontece na cozinha, por descuido enquanto a pessoa cozinhava ou por negligência dos cuidados de prevenção de incêndio.

Sempre que utilizar o fogão, deve-se ter o cuidado de assegurar-se que todas as bocas e o forno foram desligados. Da mesma forma, assegure-se que todas as bocas ligadas estejam acesas.

Ao utilizar o fogão, acenda o fósforo antes de abrir o gás da boca ou do forno.

Após o uso, certificar-se que o registro do botijão está desligado Durante a troca do botijão de gás confira se não há vazamento usando um pouco de sabão e água.

Posicione o cabo da panela para que não fique para fora nem ao alcance da chama.

Evite utilizar roupas folgadas próximo ao fogo. Elas podem se incendiar.

Não deixe panos sobre o fogão.

Não utilize nada metálico no forno microondas.

Mantenha sempre o forno, o fogão, o tostador e o grill limpos de gordura. Esta pode entrar em combustão quando aquecida.

Ao fazer uma fritura em uma panela comum, encha-a de óleo em, no máximo, um terço de seu volume.

Quando o óleo começa a liberar fumaça, é sinal de que está muito quente e a situação começa a oferecer perigo.

Desligue o fogo e espere esfriar naturalmente.

Cuidado com churrasqueiras e fogueiras: fagulhas podem voar até sua roupa e queimá-la.

              
Com as crianças

Jamais deixe fósforos, isqueiros, cigarros, velas ou acendedores em locais ao alcance das crianças. Isso vale também para vidros de álcool, remédios ou qualquer produto de limpeza e jardinagem.

Não deixe crianças sozinhas na cozinha.

Envolva as crianças no planejamento da rota de fuga e assegure-se, regularmente, de que elas se lembram do que fazer em caso de incêndio.

Muitos pais evitam conversar com seus filhos sobre incêndios com receio de assustá-los. Entretanto, na ausência de um adulto, as crianças têm condições de agir em prol de sua própria segurança.

Converse com as crianças sobre os riscos de um incêndio, como acontecem e o que podem causar às pessoas, bem como sobre as orientações deste manual. Assim elas saberão como agir corretamente em caso de um acidente.

Jovens também devem ser orientados quanto aos incêndios causados por cigarro e por velas. Ainda que não fumem, podem ter contato com uma situação de risco em festas comuns a esta faixa etária.

Oriente as babás sobre como prevenir incêndios e como atuar em caso de acidentes.

Instale barreiras (grades de proteção) à frente de fogões, lareiras e aquecedores e não deixe que as crianças brinquem próximas a chamas ou fontes de calor.

Instale protetores de tomada.



Com cigarro

Certifique-se sempre que o cigarro foi completamente apagado.

É necessário um cuidado maior por parte do fumante quando estiver cansado, tiver ingerido alguma medicação ou bebida alcoólica.

Facilmente, nestas condições, o fumante adormece sem ter apagado o cigarro direito.

Não abandone um cigarro aceso. Ele pode cair em um tapete, jornal ou outro material e iniciar um incêndio.

Não fume na cama.

Utilize um cinzeiro para acomodar as cinzas, nunca a lixeira. E mantenha os cinzeiros vazios. Isso vale também para os visitantes da  casa, que devem receber atenção redobrada nas ocasiões de festa.

Não jogue as pontas de cigarro pela janela de casas ou do carro.


Com velas

Mantenha velas longe do alcance de crianças e animais.

Coloque a vela em um recipiente que garanta que esta esteja de pé, firmemente posicionada e que não derrame a cera derretida para outro lugar.

Jamais deixe a vela sobre superfícies que podem queimar ou derreter (plásticos, tecidos, madeiras, papéis, etc.).


Deixe sempre uma distância mínima de 10 centímetros entre uma vela e outra.

Não brinque com velas, nem mesmo com o pavio ainda fumegante. Sempre apague a vela antes de movê-la de um lugar para outro.

E certifique-se de que ela foi completamente apagada antes de deixá-la em algum lugar sem supervisão.


Com fogos de artifício

Antes de usar fogos de artifício, leia atentamente e siga todas as instruções do fabricante.

Não faça uso de bebida alcoólica ao acender fogos de artifício.

Acenda um por vez e, de preferência, utilizando luvas.

Mantenha-se afastado quando outra pessoa acende o dispositivo.

Não permita que crianças acendam fogos de artifício e mantenha-as afastadas ao acendê-los.

Não se aproxime do dispositivo, nem tente reacendê-lo caso ele não tenha deflagrado. Ele ainda pode estourar e, se você estiver próximo, podendo causar lesões graves.


Com equipamentos elétricos

Após o uso, desligue aparelhos elétricos de suas tomadas.

Deixe somente os equipamentos destinados ao uso contínuo, tais como refrigerador, freezer, rádio-relógio, etc.

Não utilize vários equipamentos elétricos em uma mesma tomada.

Se for necessário, utilize extensões do tipo régua, adequadas à amperagem dos equipamentos e, preferencialmente, com fusível.

Aquecedores elétricos devem ser posicionados de frente para o quarto e de costas para a parede, nunca próximos à cortinas ou móveis e não utilize-os para secar roupas.

Aquecedores a gás necessitam de manutenção anual, pois  liberam monóxido de carbono, que podem matar em questão de horas. Já o gás, por ser inodoro e incolor, as pessoas não percebem o vazamento aumentando ainda mais o perigo. Mantenha-se sempre alenta e siga corretamente as instruções preventivas contidas no manual do equipamento.

Não deixe luzes decorativas (como as natalinas, por exemplo) acesas quando for dormir ou sair de casa. Também não deixe que estejam em contato com material que possa se queimar facilmente, como papéis ou tecidos.

Não coloque nada sobre luminárias, aquecedores ou outros equipamentos que sofrem aquecimento.



Dicas para proteger sua casa de um incêndio

1. Instale um alarme de incêndio em cada pavimento da casa.

2. Planeje uma rota de fuga da casa em caso de incêndio e faça com que cada morador tenha conhecimento dela.

3. Mantenha as portas de saída da residência livre de móveis, entulhos ou outro material e faça com que todos os moradores acessem, rapidamente, as chaves de portas e janelas em caso de incêndio.

4. Redobre o cuidado ao utilizar o fogão e nunca deixe crianças sozinhas na cozinha.

5. Utilize fritadeiras apropriadas para utilizar óleo quente.

6. Ao acender velas, utilize um recipiente apropriado, longe de materiais que podem entrar em combustão e longe de crianças e animais.

7. Assegure-se que o cigarro foi devidamente apagado e deixado em cinzeiro após o uso.

8. Adquira o hábito de deixar as portas internas da casa fechadas durante a noite. Se preferir manter a porta do quarto das crianças aberta, feche ao menos a porta da cozinha e da sala de estar. Isso irá diminuir a propagação no caso da ocorrência de um incêndio.

9. Não sobrecarregue tomada elétrica com vários equipamentos.

10. Mantenha fósforos, isqueiros, velas ou afins longe do alcance das crianças.

11. Redobre o cuidado quando estiver cansado ou após ter ingerido bebida alcoólica.

12. Não deixe a TV ou outros equipamentos elétricos ligados na tomada enquanto não são utilizados. Deixe somente os que são destinados para uso contínuo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário