...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

07 outubro 2012

Módulo 4 - Tática de combate a incêndio - Introdução – Conceituação - Arte - Técnica - Tática - Estratégia - Ordens - Instruções - Combate - Tática e estratégia de combate a incêndio


Introdução

Uma extinção de incêndio, por menor que seja, sempre será um conjunto formado por sistemas complexos e, por esse motivo, possui inúmeros fatores de influência, variáveis de situação para situação. São fatores importantes nesse processo: existência de vítimas, tipo de estrutura sinistrada, quantidade e localização do material combustível, direção do vento, acúmulo e movimentação da fumaça, riscos de colapso estrutural, entre outros.

Este módulo do manual visa informar os bombeiros que desempenham função de chefia sobre o comando e controle das operações que devem ser executadas no local do incêndio.

Para que as operações de salvamento e combate a incêndio sejam realizadas eficientemente, é necessário que o comandante de socorro saiba utilizar as táticas conforme as técnicas adotadas oficialmente pelo CBMDF e, principalmente, conheça as informações sobre o evento.

Entretanto, é importante lembrar que não somente os chefes devem conhecer o assunto, mas todos os componentes da guarnição, uma vez que, no combate a incêndio, as tarefas de comando e controle não são realizadas somente pelo comandante de socorro. Todos os bombeiros presentes no local do evento devem, dentro de sua esfera de atribuições, cumprir e assegurar-se de que as ações foram adotadas eficazmente, o que deve ocorrer em qualquer nível de atuação, sejam eles estratégicos, táticos ou operativos.

Um incêndio, seja em residência, escritório ou indústria, com sua respectiva carga de incêndio, pode apresentar um comportamento extremo do fogo (generalização do incêndio ou explosão da fumaça, por exemplo) em questão de minutos, fazendo com que os bombeiros se deparem com uma situação perigosa no local do sinistro. Saber lidar com esse tipo de ocorrência é vital para a qualidade do socorro prestado e para a integridade física das guarnições de bombeiros.


Conceituação
Antes de abordar a tática de combate a incêndio propriamente dita, alguns conceitos são importantes para melhor compreensão do assunto:

Arte - capacidade natural ou adquirida de pôr em prática os meios necessários para obter um resultado; dom, habilidade, jeito; artifício; capacidade que tem o homem de pôr em prática uma idéia, valendo-se da faculdade de dominar a matéria; utilização de tal capacidade com vistas a um resultado, que se pode alcançar por meios diferentes; atividade que supõe a criação baseada na vivência íntima e profunda.

Técnica - é a parte material ou o conjunto de processos de uma arte ou ciência; é a maneira, jeito ou habilidade especial de executar ou fazer algo; prática.

Tática - é um esquema específico de emprego de recursos dentro de uma estratégia geral, visando alcançar objetivos isolados; é o combate propriamente dito; é a implementação do planejamento (estratégia).

 Figura 1 - O combate a incêndio exige o emprego de recursos materiais e humanos

Estratégia - é a arte militar de planejar e executar movimentos e operações com tropas, navios e/ou aviões, visando alcançar ou manter posições relativas e potenciais bélicos favoráveis a futuras ações táticas sobre determinados objetivos; arte de aplicar os meios disponíveis com vistas a objetivos específicos; no combate a incêndio, esses objetivos são as missões-fim (salvamento, combate a incêndio, prevenção e as ações que permitam a execução destas).

Ordens - são determinações que devem ser obedecidas instantaneamente e exatamente como foram emanadas.

Instruções - ato ou efeito de instruir; ensino; cultura; saber; conhecimento adquirido.

Combate - ato ou efeito de combater; ação bélica de amplitude menor que a batalha travada em área restrita, entre unidades militares de pequeno vulto.

Tática de combate a incêndio - a arte de dispor homens e materiais, mediante um estudo adequado da situação, constituindo um plano de combate, o qual tem por finalidade a obtenção de êxito no combate a incêndio, no menor tempo possível e com o emprego mais adequado dos recursos disponíveis.

Estratégia para combater incêndios - é a mobilização dos recursos de uma organização de bombeiros, visando ao alcance de objetivos maiores, referindo-se à operação como um todo, pois procura alcançar determinada finalidade. Cada estratégia implica na proliferação de ações ou medidas táticas.

Estratégia é um processo de planejamento; é o combate no papel; é a busca da organização teoricamente lógica.

Diante do exposto, é possível afirmar que o combate a incêndio compreende os múltiplos e complexos trabalhos destinados a dominar um sinistro, com o objetivo de controlar o fogo em tempo oportuno e o mais breve possível, extinguindo-o completamente com os cuidados necessários, para que os prejuízos sejam mínimos, quer pelo incêndio, quer pelo agente extintor utilizado.

Figura 2- Incêndio em capotaria no Distrito Federal

Enquanto o planejamento (ou estratégia) representa o que é a ação necessária, a tática aponta como fazê-la e a técnica consiste nos agentes responsáveis para tal, no momento adequado para sua execução.

Uma comparação possível, para melhor compreensão dos conceitos, é com os jogos de estratégia. As armas específicas para cada situação, em posse dos agentes envolvidos, representam as diversas técnicas de combate.

A escolha da arma adequada, conforme a situação, representa a tática. O objetivo é a estratégia.

No combate a incêndio, os agentes envolvidos podem ser tanto as guarnições de bombeiros (salvamento, combate a incêndio, emergência médica, etc), quanto os militares específicos da guarnição (chefe da linha, chefe de guarnição, auxiliar da guarnição, etc) designados para tal.

As armas disponíveis são as diferentes técnicas de combate existentes (armação de linha no plano horizontal, pressurização da rede de hidrantes, utilização de espuma, ataque direto, etc). A tática de combate a incêndio é a escolha da técnica adequada à situação e à designação de quem irá utilizá-la e quando. O exemplo abaixo, de um incêndio no primeiro pavimento de uma edificação, tenta esclarecer melhor o assunto.

 Tabela 1 - Exemplo de planejamento, tática e técnica no combate a incêndio




3 comentários:

  1. Boa tarde, Oswaldo! Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos e materiais didáticos. Você tem canal no you tube? Se não, poderia nos presentear com videosde estudos. Seríamos muitos gratos. Abraço Deus abençoe.

    ResponderExcluir