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04 outubro 2012

Mangueiras


Mangueiras

As mangueiras são peças que servem para transportar água ou espuma. Podem ligar tanto o corpo de bombas da viatura (ou o hidrante de parede) à cena do incêndio quanto ligar o manancial até a viatura.

 Figura 35 - Corpo de bombas da viatura e hidrante de parede

São formadas por um duto flexível de lona de fibras naturais ou sintéticas na parte externa, revestidas por borracha na parte interna, para evitar que a água extravase durante o transporte.


As revestidas por fibras sintéticas apresentam maiores vantagens sobre as de fibra natural, tendo em vista que:

São mais leves.

Suportam melhor a alta pressão.

Tem manutenção mais barata.

Absorvem menos água.


Por esses motivos, as mangueiras de fibra sintética são mais adequadas às difíceis condições de trabalho dos bombeiros e, conseqüentemente, mais utilizadas por eles.


Quanto à sua constituição, as mangueiras se classificam em:

De lona simples: quando envolvidas por uma única camada têxtil.

De lona dupla: quando envolvidas por duas camadas sobrepostas.

De lona revestida por material sintético: além de serem envolvidas por uma ou duas camadas têxteis, são também revestidas, externamente, por um material sintético de maior resistência a produtos ácidos, abrasivos e outros degradantes.


Nas extremidades de cada lance de mangueira são fixadas (ou empatadas), sob pressão, peças metálicas denominadas juntas de união, as quais servem tanto para conectar lances de mangueiras, quanto para ligá-las às viaturas ou aos outros equipamentos hidráulicos.

O CBMDF utiliza mangueiras com lance padrão de 15 (quinze) metros de comprimento, com juntas de união do tipo storz nas extremidades para conexão rápida, visando ao seu fácil acondicionamento, manuseio e transporte.

O diâmetro das mangueiras utilizadas atualmente é de 2½ polegadas (63 mm) ou de 1½ polegadas (38 mm).

Figura 36 – Mangueira de 15 metros com junta storz nas extremidades


Antes de serem disponibilizadas para o serviço de bombeiros, as mangueiras devem ser submetidas a testes de:

Juntas de união (conexão rápida e segura).

Estanqueidade (verificação da inexistência de vazamentos).


Pressão – de acordo com a NBR no 11.861, devem apresentar resistência às seguintes pressões mínimas:

o pressão trabalho – 13,7 bar (14 Kgf/cm2);

o pressão mínima de prova – 27,5 bar (28 Kgf/cm2);

o pressão mínima de ruptura – 41,2 bar (42 Kgf/cm2).


Para a realização dos testes de pressão, a norma prevê a utilização de uma gaiola, na qual é montado um segmento da mangueira que será pressurizado, com a finalidade de absorver o impacto do seu rompimento, evitando acidentes.



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