13 outubro 2012

Esquema do Mangotinho


Mangotinhos

O sistema de mangotinhos é muito semelhante ao sistema de proteção por hidrantes. A diferença é que os mangotinhos são constituídos por mangueiras semi-rígidas (iguais às das bombas de gasolina), de diâmetro de 25 mm (as mangueiras de hidrantes têm 38 ou 63 mm), com vazão de 80 litros/minuto, com esguicho regulável na ponta que produz um jato neblinado, mais eficaz no combate ao incêndio.


O mangotinho, por seu diâmetro reduzido, de vazão menor e conectado permanentemente ao esguicho, é mais fácil e rápido de operar, de forma semelhante ao uso de uma mangueira de jardim.

Diferentemente do sistema de hidrantes atualmente adotado, que possui vazão bem maior, é composto por peças separadas e que são montadas por ocasião do incêndio.

O mangotinho também possui como vantagem a operação por uma só pessoa sem maiores dificuldades, desde que tenha recebido um mínimo de treinamento.

Por todas essas diferenças, o sistema de mangotinhos é considerado pelos engenheiros e bombeiros como o mais adequado para as edificações residenciais. Mesmo assim, os mangotinhos ainda são pouco difundidos no Brasil, devido ao maior custo por unidade e porque alguns Corpos de Bombeiros ainda não o adotaram em suas normas contra incêndio.

As conexões do mangotinho são incompatíveis com as mangueiras usadas pelo Corpo de Bombeiros. Conseqüentemente, deverá haver uma tomada suplementar, acoplada por válvula de hidrante.



10 comentários:

  1. carlos mendes25 setembro, 2016

    boa tarde Osvaldo, esta tomada de mangueira suplementar é de uso do corpo de bombeiros ou será necessário termos mais uma mangueira para esta uso?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Carlos...
      Se você possui o modelo padrão, não há a necessidade de modernizar e outra, se um dia você precisar dos Bombeiros, ele terá as empatações com redutor e todos acessórios para a prestação de trabalhos externos.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  2. quais sao os componentes presentes nesse sistema ?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Desconhecido...
    Os componentes são os mesmo do sistema convencional, porém esse é todo interligado, não necessitando de trabalhar as empatações de conexão, é só acionar a válvula de abertura rápida e levar a mangueira até o local desejado e abrir vagarosamente o esguicho regulável. Uma forma rápida e simples de iniciar um combate ao princípio de incêndio.
    Abração e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  4. tenho uma loja de 1.500M², quantos hidrantes, tenho um reservatorio de 20.000.00 m/l.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Miguel...
    Desses 20.000 litros, 1/3 será RTI, mas você não diz qual é a largura e comprimento da Loja, mas apenas 1 hidrante próximo a porta já é suficiente, mas não sei qual é a carga de incêndio de sua Loja, pois será necessário a instalação de:
    - extintores de incêndio;
    - iluminação de emergência;
    - sinalização de emergência;
    - brigada de incêndio;
    - hidrantes;
    - saída de emergência.

    Me envie detalhes para que seja executado o cálculo correto.
    Abração e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,
    Existe algum padrão para abrigo de hidrante com mangotinho juntos ou eles tem que ser separados nos padrões normais? ( tipo caixa dupla para hidrantes, porem ao invés de dois hidrantes , um hidrante e um mangote)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Leaotheblogger...
      Você pode estar adaptando sim instalando os dois componentes e não há nada de errado, pois você está duplicando a carga de ECI.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  7. Bom dia.
    Gostaria de saber se em um posto de combustíveis pode ser adotado o magotinho ao invés do hidrante.

    ResponderExcluir