...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

03 outubro 2012

Equipamento de proteção respiratória (EPR)



Equipamento de proteção respiratória é todo o conjunto pelo qual se é possível respirar protegido de partículas (gases, poeiras, etc.) nocivas ao organismo humano.


Existem vários tipos de equipamentos de proteção respiratória:

Por filtro.

Por linha de ar.

Autônomo.

De circuito aberto (o ar circula na máscara e escapa para o exterior).

De circuito fechado (o ar circula na máscara e é reciclado sem escapar para o exterior).


Neste manual será abordado o equipamento autônomo de circuito aberto, por ser o mais comum utilizado pelos corpos de  bombeiros no mundo inteiro. Por isso mesmo, toda referência a este equipamento no manual será equipamento de proteção respiratória (EPR).

O EPR tem por finalidade proteger as vias respiratórias em todas as situações em que houver o risco da atmosfera estar contaminada ou possuir uma taxa de oxigênio insuficiente para a manutenção da vida. O usuário respira o ar do cilindro, totalmente independente do ar atmosférico.

O uso do EPR deve ser rotineiro nas ações de combate, independentemente do tipo de incêndio. Utilizado em local aberto ou fechado, no início, no meio ou no fim do incêndio, uma vez que esses ambientes são sempre nocivos ao organismo humano.

Deve possuir sistema de pressão positiva, na qual é criada uma  ligeira sobre-pressão no interior da máscara, evitando a entrada do ar exterior.

 Figura 7 – EPR completo



8 comentários:

  1. Quais as vantagens e desvantagens EPR Filtro de ae e do autônomo?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Não há vantagens à expor, uma vez que o equipamento a ser utilizado dependerá do risco e necessidade do trabalho à executar. Exemplo: vc empreita um trabalho em espaço confinado para execução de limpeza interna do ambiente, desconhecendo o produto que o mesmo armazenava. Você entraria nele usando um simples AE?
    Abraços anônimo...

    ResponderExcluir
  3. o epr citado e de respiracao autonoma, nao depende do ar do local sinistrado, ou seja, o ar que e fornecido ao usuario e o ar que esta contido no cilindro (que foi pressurizado com ar de ambiente nao contaminado) ou demandado por linhas por equipamento que envia o ar da atmosfera nao sinistrada.

    ResponderExcluir
  4. Só sendo Anônimo para orquestrar tal pergunta! O EPR somente é utilizado para adentrar em local em que o Bombeiro desconfia que o ar (aparentemente não é respirável, onde por prevenção (e canja de galinha, não faz mal à ninguém), disponibiliza-se do EPR à fim de não danificar o bom andamento de sua saúde.
    Abraços, e obrigado pela visita. (Vê se deixa esse negócio de Anônimo, pois o blogguer existe para sanar qualquer dúvida que você venha à ter), até mais...

    ResponderExcluir
  5. Bom dia gostaria de saber se existe um check List para esse equipamento e aonde encontro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Edvan...
      Não há check list para EPR, quando no Posto de trabalho, basta visualizar o equipamento e verificar no livro de ocorrência se houve ou não utilização, se houve é preciso faze a desinfecção. Já desmontá-lo para fazer manutenção, comigo nunca ocorreu, pois para mim o equipamento estando ali no suporte e o cilindro pressurizado já é o suficiente.
      Mais: http://bombeiroswaldo.blogspot.com.br/2015/07/eci-epi-epr-banner-com-instrucoes.html
      Abração à você, à Mamãe e a todos seus Familiares...

      Excluir
  6. Bom dia, meu nome é Sidney, sou BM também, em Goiás a sete anos, aqui nós realizamos uma inspeção diária observando dez itens, a conexão do cilindro ao suporte, a cinta que liga o cilindro ao suporte, as alças de transporte e cinto,as conexões das mangueiras,tirantes e peça facial, pressão do cilindro, a vedação da mascara, o volante do cilindro e o alarme do equipamento. Nós bombeiros temos que deixar nossos equipamentos sempre em condições pois alguma falha pode valer nossas vidas ou vidas alheias...

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde senhores sou Yago de Araújo brigadista mirim pelotão delta

    ResponderExcluir