...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

06 outubro 2012

Combate a incêndio utilizando água ( direto, indireto e tridimensional ) - Ataque direto em um princípio de incêndio - Tipos de ataque ao fogo ( ambiente com e sem ventilação adequada ) - Jato varredura - Ataque Zoti ou Combinado - Dispersão - Foco em cômodo fechado - Rescaldo


Combate a incêndio utilizando água

A aplicação de agente extintor para extinguir o fogo é chamada de ataque. Serão abordados aqui, especificamente, os ataques usando jatos de água, e também do rescaldo e da salvatagem.

São tipos de ataque:

Ataque direto.

Ataque indireto.

Ataque tridimensional.


Posicionamento

O ataque deve ser feito, preferencialmente, da área não atingida em direção à área atingida e em direção ao exterior da edificação.

É preciso evitar trabalharem duas linhas opostas entre si, pois podem lançar vapor e fumaça em direção uma da outra.


Ataque direto

É a aplicação de água diretamente sobre o foco onde se desenvolve o fogo, resfriando o material abaixo de sua temperatura de ignição.

Aplicando-se vazão suficiente, a extinção das chamas é imediata. Aplicar água por mais de 3 segundos na mesma área não aumenta a possibilidade de extinguir o fogo e produz vapor excessivo. O  vapor produzido pode queimar os bombeiros e também empurra a fumaça e os gases combustíveis, podendo alastrar o fogo.

A extinção por ataque direto funciona como apagar uma lâmpada acionando o interruptor ou ainda como apagar uma vela: basta soprar fortemente para apagá-la. Soprá-la fracamente durante horas não apaga.

Se a extinção não acontece de imediato, duas razões são possíveis: ou a vazão é insuficiente para a área visada ou algum anteparo está protegendo a área visada do foco.

O ataque direto é a única opção para incêndios ao ar livre.

Nos incêndios estruturais, o ataque direto pode ser usado isoladamente logo no início ou quando há aberturas perto do foco por onde o vapor formado possa sair. Porém, quando não há saída para fumaça e vapor adiante dos bombeiros, o ataque direto deve ser combinado com uso do jato atomizado para controlar a inflamabilidade da fumaça.

Figura 153 - Ataque direto em um princípio de incêndio


Ataque indireto

A água é aplicada nas paredes e no teto aquecidos pelo incêndio, para formar uma grande quantidade de vapor quente e úmido que reduz as chamas e, em alguns casos, chega a extinguir a base do fogo.

Pela grande quantidade de vapor produzida, oferece risco de queimar os bombeiros. O vapor formado também pode sair por pequenas aberturas com pressão, bem como "empurrar" a fumaça para os demais ambientes da edificação.

Como não visa o foco, objetos não atingidos pelo fogo podem ser danificados pela água utilizada neste tipo de ataque.


Ataque tridimensional

É o uso do jato atomizado.

Controla as chamas e resfria a fumaça e os gases do incêndio.

Diminui a temperatura do ambiente, aumentando o conforto e diminuindo o risco de ocorrência de comportamento extremo do fogo.

É usado durante a progressão da entrada até o local onde é possível atacar o fogo, durante o ataque direto ao foco e após a extinção.

A área máxima envolvida pelo fogo, em cada cômodo, não deve ultrapassar 70 m2. Acima disso, o ataque tridimensional não proporciona estabilização suficiente para a presença dos bombeiros com segurança.

A área de controle pelo ataque tridimensional é limitada pelo alcance do jato e pelo tempo durante o qual a fumaça pode ser mantida resfriada, que depende da intensidade do incêndio.


Utilizando os diferentes tipos de ataque ao fogo

Um primeiro ataque deve ser feito considerando a ventilação do ambiente. Apos a extinção superficial do fogo, faz-se o rescaldo.


Ambiente sem ventilação adequada

Sem ventilação adequada para o ataque, ou seja, saída adiante da linha de mangueira, é preciso evitar a formação de vapor.

Evitar formação de vapor para manter a visibilidade próxima ao foco e também para evitar queimar os bombeiros.

Faz-se ataque direto com jato compacto em baixa vazão (30GPM) – técnica de ataque utilizando ‘pacote d’água’ – alternado com ataque tridimensional.

Este ataque é próprio para focos de até 40 m2, aproximadamente.

Pode ser usado também quando há ventilação adequada, desde que seja possível aproximar-se o suficiente do foco.

Abre-se e fecha-se o esguicho de forma intermitente. Desta forma a água cai como um “pacote de água” sobre uma área pequena.

Começa-se da borda do foco, apagam-se pequenas áreas de cada vez, gradativamente, revirando, com cuidado, os materiais incandescentes, a fim de completar a extinção com o mínimo de danos, mantendo a visibilidade e evitando a formação de vapor úmido.

 Figura 174: ataque tridimensional 

figura 175: “pacote de água”


Ambiente com ventilação adequada

Havendo ventilação adequada, ou seja, abertura adiante da linha de mangueira, a fumaça e o vapor formado durante o ataque saem e assim evitam-se queimaduras por vapor e mantém-se a visibilidade.


Neste caso, há, no mínimo, três opções:

a) Varredura
Faz-se o ataque direto aplicando o jato como uma varredura, lentamente, por 1 a 3 segundos sobre cada área, começando da periferia do foco.

Um grande foco pode ser atacado desde modo. Trabalha-se com a maior vazão disponível começando de uma área periférica.

Ataca-se a área que pode ser coberta pelo jato, em seguida a próxima, até controlar todo o foco. Como se fosse uma fila.

Um ataque utilizando alta vazão deve ser seguido imediatamente por outro de menor vazão, que irá extinguir os focos menores restantes, antes que o material seja reaquecido e volte a queimar.

Se o foco estiver oculto e for necessário atingir um obstáculo para que a água ricocheteie e atinja-o, a aplicação deve durar somente de 1 a 3 segundos sobre cada local, variando-se a posição do jato para conseguir atingir o foco.

A grandes distâncias, usa-se o jato compacto, que quebra-se pelo atrito com o ar e torna-se neblinado até chegar ao objetivo. A pequenas distâncias, usa-se o jato neblinado aberto até 30 graus, aproximadamente.


b) Ataque ZOTI ou ataque combinado

É um tipo de ataque indireto, pois atua pela grande formação de vapor.

Aplica-se o jato na vazão de 125 LPM aberto cerca de 30  graus, formando uma letra conforme o tamanho do ambiente. Para um ambiente de aproximadamente 30 m2, faz-se um grande Z, começando do alto e indo até próximo do piso.

Para um ambiente de aproximadamente 20 m2, faz-se um O.

E para, aproximadamente, 10 m2, um T.

Em corredores, faz-se um I.

 Figura 154 - Ataque indireto em cômodo grande


Forma-se a letra adequada ao tamanho do ambiente e fechas e o jato. Observa-se e repete-se, mais uma vez, se necessário.

Formar uma letra é um artifício para cobrir todas as superfícies do ambiente e ao mesmo tempo limitar a quantidade de água aplicada.

Cada letra dura no máximo 2 segundos: começa no alto, molha o teto do ambiente, continua atingindo as paredes e termina pouco antes de alcançar o chão.

Em caso de formação excessiva de vapor, como medida de emergência, os bombeiros podem lançar-se ao solo para evitarem sofrer queimaduras. Em seguida, deve ser reavaliada a ventilação do ambiente.


c) Dispersão

Separando-se o elemento combustível, os elementos que continuam a queimar distantes uns dos outros com menor eficiência. O princípio é fácil de entender: 2 m2 de combustível queimando junto não são a mesma coisa que 2 x 1 m2 separados vários metros um do outro.

Especialmente para controlar grandes focos de incêndio, é importante dividir o foco em duas partes, para em seguida atacá-las separadamente.

Ataca-se com a maior vazão disponível, por um tempo muito curto, na área de maior potência do foco, onde as chamas são mais altas, que representa o maior perigo de propagação. Podem-se posicionar vários esguichos canhões no mesmo ponto, por exemplo.

Não esquecer que é a vazão instantânea que apaga o fogo, não a aplicação de baixa vazão por muito tempo.

Um ataque eficiente dará resultado em poucos segundos. Se em 15 ou 20 segundos não se constata nenhum resultado, não adianta continuar. É preciso parar, refletir e mudar de método.


Foco em cômodo fechado

Quando o cômodo do foco está fechado, ou pode ser fechado, é possível fazer um ataque indireto por meio de uma pequena abertura da porta ou uma abertura na parede suficiente apenas para passar o esguicho. Isto é especialmente indicado em caso de risco de backdraft, pois elimina a necessidade de os bombeiros entrarem no ambiente.

A abertura deve ser a menor possível, para evitar a entrada de ar fresco para alimentar o fogo.

Em um cômodo pequeno, pode-se utilizar um único movimento rápido e circular com o esguicho, posicionado mais ou menos ao comprimento de um braço para dentro da abertura.

Ou pode-se fazer os mesmos movimentos do ataque ZOTI, considerando a área do cômodo.

Após a aplicação de água nas superfícies quentes, o compartimento deve ser fechado por alguns instantes para reter o vapor.

Atenção, pois o vapor formado pode sair sob pressão pela abertura.

Pode-se repetir este procedimento até três vezes, observando-se o resfriamento.

Em seguida, abre-se o ambiente e faz-se o rescaldo.

Lembre-se que a extinção é imediata! Não se deve permanecer muito tempo lançando água no mesmo lugar.


Rescaldo

Após a extinção superficial do foco, faz-se o rescaldo. O foco deve ser revirado enquanto se faz a extinção dos pontos quentes restantes. Usa-se o jato compacto e a vazão mínima (30 GPM) e a alavanca aberta apenas parcialmente, produzindo um fluxo de água sem pressão, que escorre. Isto aumenta um pouco o tempo de contato e, portanto, a absorção de calor do jato compacto. Neste caso, o esguicho pode ser segurado pela mangueira. 

Deve-se jogar água somente nos pontos quentes, ou seja, que ainda estão acesos. E fechar o esguicho enquanto se revira o material procurando outros pontos quentes.

A técnica descrita para ambiente sem ventilação, também serve para fazer o rescaldo.



14 comentários:

  1. excelente explicação!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite amigo Bombeiro gostaria se tu pode-se me mandar para o meu e-mail esta tua postagem já te agradecendo oteu tempo alsonsantos77@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bom dia.
      Poderia me mandar esse conteúdo por e-mail e outro para estudos sobre o assunto..... Se puder desde já agradeço.
      Evertonferreiratst@yahoo.com.br

      Excluir
    2. MICRO E NOT ESTÃO QUEBRADOS, DESCULPEM-ME...01/03/19.

      Excluir
  3. Boa tarde Bombeiro Oswaldo! Têm como enviar pêlo meu Email? Muito bom seu conteúdo! Alexsandro.dejesus@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Bravo...
      Desculpe-me a ausência, pois meus equipamentos entraram em pânico, pois todos necessitam de atualizações e manutenções, mas vou deixar isso para 2017.
      Mas vamos lá, todo conteúdo desse blogguer é de livre uso e utilização, no entanto imprima o conteúdo ou selecione tudo e copie para o word.
      De coração, abração e Boas Festas à Você e a todos seus Familiares...
      Há... Obrigado pela visita...

      Excluir
  4. Otima matéria tirei bastante dúvidas e vou passar isso adiante. Um abraço BO Oswaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Aminadabe...
      Esse é o intuito desse Blogger...
      Abração à Você e aos seus Familiares. Obrigado pela visita...

      Excluir
  5. Cara...sou teu fã .obrigado por existir e ter acreditado em voce !
    Não dá pra salvar o mundo . Mas pra mim fez a diferença . Forte abraço

    ResponderExcluir
  6. Bom dia amigo Bombeiro.
    Gostariade saber o significado de Jato Atomizado. Já pesquisei e não consigo encontrar.
    Carlos Alberto
    Técnico em Segurança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://bombeiroswaldo.blogspot.com/2012/10/tipos-de-jatos-compacto-neblinado.html

      Excluir
  7. Bom dia Carlos Alberto. Jato atomizado vem da palavra átomo, a menor partícula até hoje encontrada em uma materia. Ou seja seria deixar o jato em pequenas partículas,goticalas de agua. Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://bombeiroswaldo.blogspot.com/2012/10/tipos-de-jatos-compacto-neblinado.html

      Excluir