...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 outubro 2012

Classificação das cordas quanto à sua elasticidade - Dinâmicas - Estáticas - Semi-estáticas ou Estato-dinâmicas


Classificação das cordas quanto à sua elasticidade

A elasticidade da corda poderá influenciar na execução da atividade de salvamento, de um modo geral e, principalmente, nas atividades em altura. Cordas muito dinâmicas são prejudiciais para algumas atividades, porém, são muito eficientes quando empregadas nas atividades de segurança. É importante lembrar que as cordas dinâmicas não servem para trabalhos realizados sob tração (como cabos de sustentação), mas como cabos guia, por apresentarem um melhor desempenho.


Dinâmicas: são cordas com elasticidade superior a 5%, as quais se alongam muito quando sob tensão, sendo, normalmente, utilizadas para as atividades de escalada e de segurança, devido à sua característica de absorver choques em caso de quedas (evitando prejuízos ao escalador). Elas apresentam o chamado efeito “iôiô”, por causa de sua capacidade de alongar-se e encolher no caso de uma queda; são cordas adequadas para os serviços de segurança nas atividades de salvamento.

Essas cordas podem apresentar maior ou menor elasticidade, dependendo da angulação de tramas da capa e da forma de sua “alma”.

Estáticas: são as cordas que normalmente possuem elasticidade inferior a 3%. Absorvem pouco choque (impacto brusco) em caso de uma queda. Quando são confeccionadas, especificamente, para as atividades em altura, possuem boa resistência à abrasão e podem também ser utilizadas em espeleologia (exploração em cavernas). São cordas usadas em atividades de salvamento devido à redução do efeito “iôiô” e serem empregadas na armação de cabos de sustentação.

Cordas semi-estáticas ou estato-dinâmicas: são cordas com elasticidade entre 3% e 5%, sendo utilizadas nas mesmas condições das cordas estáticas.

A classificação das cordas em estáticas e dinâmicas é internacionalmente conhecida sendo que a elasticidade de uma corda é verificada com uma carga padrão de 80 Kg, para cada 100 metros de corda.



6 comentários:

  1. Excelente explicação, claro e sucinto. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jhony...
      Esse é o intuito do Blogguer, disseminar o saber o mais claro e resumido possível.
      Abração à Você e aos seus Familiares e obrigado pela visita...

      Excluir
  2. Bom dia Amigo, exemplente blog e com muitas informações claras e importantes, para alguns assuntos mais polêmicos, gostaria de sugerir que mencionasse a procedência das informações ou normas de referencia, que é o caso das cordas abordadas neste tópico, teriam essas informações ? Digo isso por que há divergencias de informações entre fabricantes, tanto nacionais quanto gringos. Hoje a maioria das cordas tem 2% de elasticidade (exemplos: CSL, K2, Petzl, SingingRock, BlueWater, Beal, Edelweis) e todas elas são vendidas e certificadas (tirando a K2 que não é certificada) como semi estática. A Tendon, tem corda que é vendida como estática, e também tem 2% de elasticidade, ou seja, ao meu ver, não existe diferença entre elas (já escutei inclusive de instrutores que não existe corda estática), essa informação é meramente nomenclatura do fabricante, onde 90% vende como semi-estática. porém (apesar de não ter procurado com empenho), nunca vi uma corda sequer, que seja vendida como semi estática e que tenha elasticidade superior à 3% conforme você sugere.
    Agradeço de verdade se puder dar um retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tárcio...
      Até o cabo se aço é semi estático, não há como fabricar um cabo estático, por isso diversos fabricantes buscam normas internas e externas para aprovarem seus produtos que ganham as lojas e chegam à nossas mãos para utilização. Em meu ultimo treinamento, salvamento em altura, consegui sentir o efeito io-iô devido o peso do resgatado (145k), e quase perdi o controle da descida, mas tudo terminou bem e sem QRU.
      Se você utilizar cabos com frequência, busque uma empresa que satisfaça suas necessidades sempre calcado com notas fiscais para reclamação e posterior indenização em caso de acidentes decorrentes a má fabricação do cabo.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigadão pelo parabéns.
      Obrigado pela visita e Boas Festas à Você e aos seus Familiares. Que venha 2018...

      Excluir