...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

04 outubro 2012

Acessórios hidráulicos - Junta de união storz - Suplemento de união - Adaptador junta storz rosca fêmea e macho - Redução 2½ para 1½ pol - Tampão - Divisor - Coletor - Misturador entre linhas - Manga de mangueira - Ralo com válvula de retenção - Luvas de hidrante


Acessórios hidráulicos


Junta de união storz

Peça metálica que serve para unir as extremidades de conexão rápida, sejam as das mangueiras ou as dos diversos acessórios de 2½ polegadas (63mm) ou de 1½ polegadas (38mm).

 Figura 55 - Junta de união storz


Suplemento de união
Peça usada para permitir ligações de duas juntas de união com rosca macho (Figura 56a), ou de duas juntas de união com roscas fêmeas (Figura 56b).

 Figura 56 - Suplemento de união

  
Adaptador

É uma peça metálica que serve para modificar expedições em fios de rosca (típico de registros de hidrantes de parede) em união storz (típica de mangueiras de combate a incêndio) ou o inverso. Pode ser do tipo fêmea ou macho.

• Adaptador fêmea – possui de um lado um fio de rosca fêmea (interno) e do outro uma junta de união storz. Pode ser de 1½ polegadas (38 mm), no caso dos hidrantes de parede ou de 2½ polegadas (63 mm), no caso dos hidrantes urbanos (de coluna).

 Figura 57 - Adaptador junta storz para rosca fêmea

• Adaptador macho – possui de um lado um fio de rosca macho (externo) e do outro uma junta de união storz.
Pode ser encontrado de ambos os diâmetros.

 Figura 58 - Adaptador junta storz para rosca macho


Redução

Peça formada por juntas storz em ambos os lados, porém com diâmetro de 2½ polegadas de um lado e 1½ polegadas do outro. Serve para unir peças (mangueiras, expedições, registros, etc.) de diâmetros diferentes.

 Figura 59 - Redução


Tampão

Peça que serve para vedar ou proteger hidrantes ou bocas (de expulsão ou admissão) de viaturas quando não estão sendo utilizados.

 Figura 60 - Tampão


Divisor

Peça metálica destinada a canalizar a água que vem da viatura ou do hidrante até as linhas de ataque (mangueiras estabelecidas para o combate). Possui uma entrada, denominada boca de admissão e duas ou três saídas denominadas de bocas de expulsão.

Enquanto a boca de admissão recebe a mangueira de 2½ polegadas (63 mm) da ligação, as bocas de expulsão se conectam às mangueiras de 1½ polegadas (38 mm) das linhas, as quais são identificadas como 1a, 2a e 3a linhas, contadas da direita para a esquerda, com o observador posicionado de frente para as bocas de expulsão.

Possui registro (ou alavanca) para fechamento e abertura do fluxo de água em cada linha, o que permite sua utilização de forma independente.

Com o divisor de duas saídas são identificadas, obviamente, a 1a e 2a linhas contadas da mesma forma.

 Figura 61 – Divisor


Coletor

Peça metálica que recebe água de duas fontes e a canaliza
para uma, semelhante ao aparelho divisor, porém com função inversa.

 Figura 62 - Coletor



Misturador entre linhas

Peça utilizada para armação de linhas de espuma, com uma regulagem para controle da porcentagem de espuma, que pode variar de 3 a 6 % (três a seis por cento).

Para se obter espuma em todas as linhas, deve-se colocar o misturador entre linhas antes do divisor e utilizar esguichos proporcionadores de espuma. Para isso, é necessário o uso de uma manga de mangueira para conectar o misturador entre linhas ao aparelho divisor (ver seta vermelha na Figura 64)

Para se obter espuma em uma única linha, deve-se colocar o misturador entre linhas após o divisor, na linha desejada e utilizar o esguicho adequado.

Antes de colocar a mangueira de sucção do líquido gerador de espuma (LGE) dentro do galão, deve-se observar se ela está aspirando ar. Para que isso aconteça, deve-se primeiro liberar a passagem de água no divisor e no esguicho. Caso contrário, o LGE não será aspirado.

 Figura 63 - Misturador entre linhas conectado às mangueiras e ao LGE

 Figura 64 - Manga de mangueira



Ralo com válvula de retenção

Acessório hidráulico destinado à operação de sucção da água em reservatórios. Possui dispositivo na base que impede a entrada de objetos imersos ou em suspensão na água, daí o seu nome. A válvula de retenção permite a passagem da água em uma única direção, do reservatório para a bomba de água da viatura.

 Figura 65 - Ralo com válvula de retenção



Luva de hidrante

Acessório de ferro fundido, destinado a permitir o encaixe mais preciso da chave tipo T ao registro da válvula do hidrante (Figura 53).

Eventualmente, esse encaixe pode ser prejudicado por causa do desgaste das peças metálicas do registro do hidrante.

Figura 66 - Luvas de hidrante





Nenhum comentário:

Postar um comentário