30 agosto 2012

Pressão Arterial - Como Medir, verificar, aferir, avaliar e tirar a Pressão com Aparelho Analógico e com Esfigmomanômetros Mecânico, Digital e relógio digital


Pra começar, qual o certo! 
Medir a pressão, tirar a pressão, aferir a pressão ou verificar a pressão? 

Muitos leigos usam tirar a pressão, enquanto muitos profissionais dizem que, “se tirar a pressão, a pessoa morre”. 

Medir, verificar e aferir são termos semelhantes, e todos indicam que se está realizando um exame capaz de mensurar os valores da pressão arterial de um paciente, de forma a compará-lo com uma referência e, assim, diagnosticar se está normal, alta ou baixa. Portanto, qualquer um destes termos pode ser utilizado.

O aparelho utilizado para medir a pressão arterial é chamado de esfigmomanômetro (esfigmo significa pulsação, enquanto manômetro significa instrumento para medir a pressão de fluidos). Anos atrás, apenas hospitais, clínicas e farmácias possuíam estes aparelhos, e somente profissionais da área da saúde o utilizavam. Com o avanço da tecnologia, hoje existem aparelhos que permitem que qualquer pessoa verifique a pressão arterial até mesmo em casa. Várias marcas produzem aparelhos digitais semi-automáticos, que não necessitam do auxílio do estetoscópio (aparelho utilizado para ouvir o som do fluxo de sangue passando pelas veias, normalmente utilizado com esfigmomanômetros analógicos).

Ter um aparelho de pressão em casa é recomendado principalmente para quem tem hipertensão e precisa acompanhar constantemente seus valores para verificar a eficácia da medicação. É importante pedir orientação ao seu cardiologista, para que ele recomende quantas vezes por dia ou por semana realizar a medição, em que horários, posições. Existem regras gerais, mas, para cada caso, algumas orientações específicas podem ser necessárias.

Erros na verificação da pressão arterial podem ser perigosos. 

Se um paciente está com a pressão normal e, por uma falha, acredita que sua pressão está alta, pode utilizar o medicamento sem necessidade, por exemplo. 

Além disso, há o fator psicológico: alguém pode se assustar por achar que a pressão está muito alta ou muito baixa, ficar ansiosa e se sentir mal pelo medo de estar doente. 

Na ausência de orientação médica, siga as seguintes recomendações para evitar erros na verificação da pressão com um esfigmomanômetro digital:

  • Sempre que possível, leia o manual do aparelho, ele traz várias dicas sobre sua utilização.
  • Ao comprar o aparelho, observe o tamanho do manguito (parte que envolve o braço). Existem diversas medidas, que devem ser adequadas à circunferência do braço do paciente. Obesos, paciente muito magros e crianças precisam de manguitos de tamanhos especiais, que se adaptem corretamente às suas medidas.
  • Peça ao paciente para que permaneça sentado de forma confortável.
  • O paciente deve manter o braço relaxado e apoiado, de forma que permaneça na altura do coração.
  • Posicione o aparelho, preferencialmente, no braço esquerdo (pode haver uma pequena diferença entre os dois braços, e a medida geralmente é um pouco maior no braço esquerdo).
  • A posição exata do aparelho depende de seu modelo, podendo ser utilizado próximo ao punho (pulso) ou no braço, acima do cotovelo. O manguito costuma ter ilustrações indicando a posição correta. A parte que infla deve cobrir a frente do braço ou do punho (verifique esta posição pedindo que o paciente coloque a palma da mão para cima). Em geral, os manguitos devem ser colocados 2 ou 3 centímetros acima da articulação (a dobra do cotovelo ou do punho).
  • Após ligar o aparelho, aguarde até que ele emita um sinal indicando que pode começar a inflar com a pêra (o balãozinho que deve ser apertado).
  • Comece a apertar a pêra até que o mostrador indique um valor aproximado a 200. Se esse valor não for suficiente, o aparelho emitirá outro som e aparecerá no visor uma seta para cima. Se isso acontecer, infle mais um pouco.
  • Pare de apertar e aguarde até que a medição seja realizada. Nesse período, o manguito será lentamente esvaziado, e o aparelho pode emitir diversos bipes.
  • Quando a verificação estiver terminada, aparecerá no visor uma informação semelhante a 120/80. É possível, também, que exista outro valor, como 75. Os primeiros números indicam, respectivamente, a pressão arterial sistólica e diastólica. O último número indica a frequência cardíaca (pulsação).
  • Fique apertando o botão próximo à pera até que o manguito esvazie.
  • Você pode, então, remover o manguito e desligar o aparelho.

     
O Aparelho Analógico (que tem uma peça semelhante a um relógio, com um ponteiro que indica o valor da pressão), acompanhado do estetoscópio, deve ser utilizado por pessoas que receberam treinamento ou orientação de um profissional, pois é necessário saber reconhecer os sons que indicam a medida da pressão sistólica (a maior) e a diastólica (o menor valor).

Depois de assimilar os conceitos importantes sobre a Pressão Arterial, vamos expor os tipos de aparelhos utilizados para aferi-la. Chamados de esfigmomanômetros, esses aparelhos consistem basicamente na compressão da artéria braquial (a principal artéria do braço), para ali avaliar os níveis da pressão. Existem dois tipos de esfimomenômetros: E. Mecânico e E. Digital.

Esfigmomanômetro Mecânico:
Aparelho comumente utilizado pelos profissionais da área da saúde. É composto basicamente por uma braçadeira (bolsa inflável envolta em tecido) que é conectada por um tubo de borracha a um manômetro (o medidor da pressão em si) e também conectada por outro tubo a uma bomba de inflar chamada “pêra”. Somente pode ser utilizado em conjunto com um estetoscópio, que é o instrumento médico utilizado para auscultar sons internos do corpo.

Seu uso baseia-se na compressão do braço do paciente até o manômetro atingir um nível superior aos níveis de pressão humana, e enquanto vai desinflando, auscultar por meio do estetoscópio as batidas do coração na artéria braquial (no próximo artigo detalharei melhor esse procedimento).

Estetoscópio

Manômetro
De resultados mais exatos, esse aparelho necessita ser operado por alguém que possua preparo e possa identificar de forma correta os níveis da pressão arterial, geralmente um profissional da área da saúde. Não o utilize sem preparo prévio.


Esfigmomanômetro Digital:
Mais acessível, é um aparelho de uso doméstico por ser totalmente automático. De porte menor, é constituído por uma braçadeira ligada a um monitor digital, que pode ser operado por meio de botões.

Seu uso consiste basicamente em prendê-lo ao pulso, de forma firme, e ligá-lo. Ele então irá automaticamente realizar a compressão da região do pulso e apresentar os níveis de pressão e batimentos cardíacos na tela do monitor digital. Por ser utilizado no pulso, e não na altura do cotovelo, seus resultados podem não ser tão exatos, mas são confiáveis.

Pela sua praticidade, é recomendável em residências de pacientes que necessitem monitorar periodicamente a pressão arterial e que não possuam preparo para utilizar um E. Mecânico.
Cabe ressaltar novamente que somente um profissional da área da saúde devidamente habilitado tem a capacidade de interpretar os resultados dos níveis de pressão arterial, bem como prescrever qualquer medicamento relacionado ao mesmo. No próximo artigo, explicarei melhor o uso de um esfigmomanômetro mecânico para aferição da pressão arterial.


Relógio para medir a pressão


bpmeter.jpg

A empresa Matsushita (Panasonic) no Japão lançou o relógio para medir a pressão EW3039P, que possui sensores que detectam colocação imprópria, ou movimento desnecessário no momento em que a pressão é medida, um bip alerta de que algo está errado no posicionamento do paciente. Útil para idosos, ou qualquer indíviduo que necessite medir a pressão regularmente. 


Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário