...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

03 junho 2012

A importância de Higienizar as mãos - CEU Água Azul - Hospital A.C.Camargo - ( A ação ocorre em alusão ao mês eleito pela Organização Mundial de Saúde (WHO) para a conscientização mundial sobre higienização das mãos.)


Cerca de 800 alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental do CEU Água Azul, no bairro Cidade Tiradentes, em São Paulo, aprenderam na manhã de terça, 15, a forma correta de lavar as mãos e assim evitar doenças como diarreias, hepatite A, conjuntivite, infecções respiratórias, dentre outras.

Além de transmitir conhecimento, médicos infectologistas e enfermeiros do Hospital A.C.Camargo, assim como personagens lúdicos caracterizados como agentes infecciosos, prometem entreter a garotada Umedecer as mãos com água, aplicar sabão suficiente para cobrir a superfície de ambas as mãos, esfregar as palmas das mãos entre si, esfregar a palma direita sobre o dorso da esquerda, entrelaçando os dedos e vice-versa; esfregar palma com palma, entrelaçando os dedos; esfregar o dorso dos dedos contra a palma da mão oposta, agarrando os dedos; esfregar com um movimento de rotação o polegar esquerdo, envolvendo-o com a palma da mão direita e vice-versa; esfregar a ponta dos dedos da mão direita contra a palma da mão esquerda, fazendo um movimento de rotação e vice-versa; enxaguar as mãos com água, secar com uma toalha de um só uso, utilizar a toalha para fechar a torneira e, pronto, as mãos estão limpas.
Este passo a passo, que representa a forma correta de higienizar as mãos, leva apenas de 40 a 60 segundos e será ensinado para mais de 800 crianças do CEU Água Azul, unidade de ensino público localizada no bairro Cidade Tiradentes, na periferia de São Paulo.
Promovida pelo Hospital A.C.Camargo, a ação reuniu médicos e enfermeiros.



A ação ocorre em alusão ao mês eleito pela Organização Mundial de Saúde (WHO) para a conscientização mundial sobre higienização das mãos. De acordo com o diretor do departamento de Infectologia do Hospital A.C.Camargo, Ivan França, a proposta de levar orientações sobre como lavar as mãos às crianças é ajudar a formar uma nova geração consciente acerca dos cuidados com a saúde e prevenção de doenças transmissíveis.


“Higienizar as mãos é fundamental para se evitar infecções gastrointestinais como diarreias e hepatite A, além de conjuntivite, verminoses, infecções respiratórias como gripe (influenza) e muitas outras doenças”, afirma o infectologista. As crianças serão instruídas por meio de dicas simples relacionadas ao seu dia-a-dia, transmitidas em linguagem adequada para a faixa etária.

“Ensinaremos que é bom evitar dividir os lanchinhos com o colega, cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar e já ir lavar as mãos, lavá-las sempre antes e depois de usar o banheiro, assim como antes das refeições, sempre após brincar com terra, giz de cera, tinta guache ou qualquer outra coisa que suje as mãos e também lavá-las ao chegar ao lar para eliminar a sujeira acumulada durante o dia”, destaca Ivan França. Durante a ação, foram distribuídas cartilhas com dicas de como as crianças podem eliminar os indesejados vilões.
“Não vamos falar sobre higienização das mãos como uma obrigação e sim mostrar para as crianças o benefício que essa ação traz. Além de atingi-las queremos, por meio delas, levar prevenção aos seus amigos, pais e demais familiares”. Dicas – Manter as unhas sempre bem cortadas e limpas – Evitar compartilhar o lanche com outra pessoa – Ingerir água tratada (clorada, filtrada ou fervida) – Cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar e, na sequência, lavar as mãos.
Lavar as mãos… …antes e depois de usar o banheiro …antes de manipular ou ingerir qualquer alimento …depois de espirrar ou tossir …sempre que as mãos estiver sujas …sempre que chegar em casa, para eliminar os possíveis agentes externos.

Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário