13 junho 2012

Entendendo a Batida do ônibus da empresa Conenge com a carreta, da transportadora Tomé ( mais fotos )




ACIDENTE NA BR-040 COM CARGA ESPECIAL


O acidente, foi na tarde do sábado 17/03, quando um ônibus da empreiteira Conenge trazia um grupo de trabalhadores da mineradora de ouro Kinross, de volta para casa em Ipatinga.
No KM-395, da BR-040, segundo informações extraoficiais (a perícia da Polícia Civil só sai dentro de 30 dias, no mínimo), o motorista do ônibus iniciou uma ultrapassagem. Em sentido contrário, trafegava uma carreta com excesso lateral, levando uma torre de usina eólica.

O carro batedor sinalizou para o coletivo, mas o condutor do coletivo não conseguiu desviar o suficiente e evitar que o tubo de aço, transportado pela carreta, rasgasse a lateral esquerda do coletivo.

A maioria dos trabalhadores, sentada desse lado do coletivo, morreu na hora ou saiu com ferimentos muitos graves. Na madrugada de hoje saiu a primeira lista, divulgada pelo Corpo de Bombeiros em Curvelo.

No fim da manhã deste domingo a diretoria da Conenge, localizada no bairro Iguaçu, em Ipatinga, divulgou a lista oficial de mortos e os respectivos locais para o sepultamento. A chegada dos corpos está prevista para o fim da tarde de hoje.

O acidente envolveu o ônibus placa GVH-5638 de Ipatinga, de propriedade da empresa Conenge e a carreta placa DAJ-9556 de Santo André/SP. O motorista da carreta nada sofreu. Já o motorista do ônibus teve ferimentos leves e deverá prestar esclarecimentos ainda neste domingo, no inquérito que será instaurado para apurar o caso.


Inquérito

Em entrevista à Rede Itatiaia de Rádio na manhã deste domingo, o delegado regional de Curvelo, André Pelli, afirmou que a Polícia Civil já instaurou inquérito para apurar as causas do acidente. "O motorista do ônibus foi para um hospital e está ainda em atendimento. Nossa prioridade é a liberação de corpos. Assim que ele for liberado será ouvido para a apuração de culpa, dele ou do outro motorista. Mas não vamos prejulgar os fatos", afirmou o delegado. 

“Foi uma fatalidade” 
ENTENDA COMO FOI O ACIDENTE
Debaixo de chuva, a colisão entre um ônibus da empreiteira Conenge, de Ipatinga, e uma carreta, deixou 29 pessoas feridas e 15 trabalhadores mortos. Outras 10 pessoas saíram com ferimentos leves. O acidente foi por volta das 14h30, no km 395 da BR-040, próximo à cidade de Felixlândia.
Os sobreviventes feridos foram transportados para hospitais de Curvelo e Sete Lagoas, as duas cidades maiores e mais próximas do local do acidente.
O corpo de Bombeiros precisou usar um helicóptero para chegar ao local, onde as vítimas eram resgatadas entre as ferragens. Dois sobreviventes foram levados para o Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. Já os mortos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Curvelo. Há dificuldades para se identificar a lista completa de mortos, o que só deve sair neste domingo.
A chuva intensa desse sábado, na região central de Minas dificultou ainda mais o trabalho de resgate das vítimas. A Polícia Militar empenhou viaturas e um helicóptero no apoio aos trabalhos da Polícia Rodoviária Federal
Origem

Segundo as primeiras informações, dos Bombeiros Militares e do jornal Hoje em Dia, o ônibus placas GVH-5638, fretado pela empresa Conenge, de Ipatinga, transportava de volta da cidade de Paracatu trabalhadores que estavam na mineradora de ouro Kinross.

O grupo tinha iniciado um trabalho na mina terça-feira passada. A maioria dos trabalhadores era formada por mecânicos de manutenção, do Vale do Aço.

Os sobreviventes relataram que um tubo de aço, transportado pelo caminhão que colidiu no sentido contrário com o ônibus, rasgou toda a lateral esquerda do ônibus. Todos os mortos e feridos graves estavam sentados deste lado.

Entre os sobreviventes estão os operários César Júnior e Marcos José Nunes, que contam os momentos que viveram durante o acidente.

Relatos
A carreta, da transportadora Tomé, seguia no sentido a Brasília, levando um grande tubo de aço, com excesso lateral. Entretanto, o deslocamento rodoviário da peça tinha acompanhamento.
O motorista de um dos veículos batedores disse à PRF que o ônibus fez uma ultrapassagem. O batedor garante que alertou pelos faróis, mas o ônibus não parou e esbarrou em uma das pontas da carga da carreta, que "rasgou" de fora a fora uma das laterias do coletivo.
FONTE - JORNAL DIÁRIO DO AÇO





O acidente versão anterior
O ônibus da empresa Conenge, que seguia no sentido Paracatu/Paraopeba, estava atrás de um caminhão de carvão e, no sentido contrário, vinha a carreta, que transportava um imenso tubo de aço. O caminhão de carvão teria saído para o acostamento, para dar passagem à carreta. Interpretando o gesto como um sinal de ultrapassagem, o motorista do ônibus teria seguido para o meio da pista, quando colidiu com a carreta. Com o choque, o tubo invadiu a carroceria do ônibus e a partiu ao meio.


CULPOSO

Motorista do ônibus pode ser indiciado
O delegado de Curvelo, André Pelli, informou ontem que pode indiciar o motorista do ônibus por homicídio culposo (quando não há intenção de matar). A afirmação veio depois do policial colher os depoimentos do condutor da carreta e dos motoristas de dois carros batedores que o acompanhavam. "Na versão dos três, o motorista do ônibus tentou fazer uma ultrapassagem em local proibido, uma curva, e não conseguiu retornar a tempo para sua pista, apesar de um batedor ter sinalizado".Armando Farias, 38, sofreu uma fratura exposta no braço e passou ontem por uma cirurgia. Ainda não há data para ele ser ouvido pela polícia. Mas, se for condenado por homicídio culposo, pode pegar de dois a quatro anos de prisão. O ônibus tinha 25 anos de uso e estava com a documentação em dia. Farias trabalhava na empresa há um ano e seis meses e nunca havia se envolvido em acidentes. (AG, com Felipe Pedrosa)


Entendendo o acidente:





Se havia de fato o veículo batedor, onde ele estava e por  que não se confrontou com o  ônibus. O mesmo serve para o cavalo da carreta, pois encontrava-se fazendo a curva no sentido esquerdo, isso é, teria que ter havido o toque do cavalo com o ônibus.







Situação 5 - O caminhão errou sobre a sinalização
Como você sinaliza o pisca para a esquerda e encaminha o caminhão para a direita, é evidente que qualquer um que estivesse atrás utilizaria o pisca para a esquerda e o ultrapassaria, no caso do ônibus o motorista mal adentrou à pista contrária e já deu de frente com a carga da carreta (Tubo enorme de aço), não dando tempo de voltar para a pista de origem, mas (o volante do ônibus è muito versátil, e com o reflexo o motorista voltaria de imediato para a pista de origem). O estranho é a figura do veículo batedor dianteiro, que não sinalizou corretamente e nem aparece na foto (deveria estar muito à frente, muito atrás ou nem estava), e a carreta, por tratar-se de uma curva, deveria estar trafegando pelo acostamento e de forma lenta. O intrigante da situação é o cavalo e carro batedor sairem ileso da situação (estranho...).


Gostaria de saber onde estava posicionado o Batedor dianteiro, pois se tivesse realizado a sinalização corretamente,  ainda mais  tratando-se de uma curva, o acidentte jamais teria acontecido, veja que nem marcas de freio do caminhão existe na pista, e o caminhão, a carreta e o caro batedor estão ilesos, onde apenas a marca da colisão no tubo de aço, carga pesada transportada pela Empresa colidiram com o ônibus. Vidas perdidas absurdamente.

O Motorista do ônibus foi vítima de maus profissionais que nada entendem de PREVENÇÃO. 

Meus pesares aos Familiares... 




Mais fotos...

























Vídeos com imagens fortíssimas





Bombeiroswaldo...

28 comentários:

  1. NÃO EXISTE ACIDENTE SEM IMPRUDENCIA,ATE UM PNEU ESTOURAR É PORQUE O MOTORISTA NÃO O VERIFICOU ANTES.
    GENTE PENSSE EM SUAS FAMILIA E TOMEM MAIS CUIDADO PENSSE TAMBEM EM UMA CRIANÇA Q PODE ESTAR NO OUTRO VEICULO.
    DEUS D A CADA UM O DESCANSO E QUE COLOQUE MAIS VISÃO AOS MOTORISTA.

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  2. Amigo bombeiro disse equivocadamente:
    Como você sinaliza o pisca para a esquerda e encaminha o caminhão para a direita, é evidente que qualquer um que estivesse atrás utilizaria o pisca para a esquerda e o ultrapassaria...
    Amigo bombeiro, certamente eu não ultrapassaria, pois se o caminhão de carvão sinalizou para a esquerda e se deslocou para a direita ele agiu corretamente, pois indicou que não poderia ser ultrapassado, apesar de estar se deslocando para a direita.

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  3. Como esse motorista do ônibus teve apenas fratura exposta?? o lado esquerdo inteiro não existe!! Realmente a lei de formação de condutores tem que ser mais rígida.

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  4. o ÔNIBUS ESTÁ SOBRE A FAIXA CONTINUA,EM UMA CURVA NÃO DEVERIA ESTAR ULTRAPASSANDO.

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  5. Boa tarde à todos...
    Deixem de direcionar a atenção ao ônibus e sim ao veículo batedor dianteiro que simplesmente inexistiu na cena, e esse, sim foi o motivo do acidente, pois numa curva os batedores à frente deveriam ter bloqueado a passagem do trânsito momentaneamente até a passagem da carreta, pois se o ônibus confrontasse com algum veículo, esse seria sim o veículo batedor e não a carreta que viria bem atrás do batedor, por isso afirmo, o batedor não estava fazendo seu serviço, por isso houve a existência da catástrofe.

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  6. Verdade amigos,a imprudencia foi a causa das mortes,foram vários erros à começar pelos motoristas do carro batedor e claro o motora do onibus

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  8. essa imprudência, tirou a vida do meu primo, que partiu processe deixando família e filho.

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  9. Meus pesares, entre com processo em cima das empresas envolvidas no acidente, se preciso utilize os materiais postados como evidências concretas. Abraços...


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  10. Aos demais, continuo afirmando para focar o olhar no veículo batedor, esse inexistiu na cena, caso contrário, o acidente não teria acontecido. Quem não iria ver um carro preto e laranja com um giroflex luminoso numa estrada?

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  11. Qual era a VELOCIDADE do ônibus no momento do impacto? Além do mais estava ultrapassando em local proibido, com chuva pelo que se vê nas fotos.

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  12. Boa noite, para lhe responder, voltei a pesquisar sobre o acidente, e vi que em juízo o batedor afirma ter sinalizado para o ônibus, e o Delegado informa que o motorista do ônibus mentiu por duas vezes. Penso que o que foi explicado na postagem, faz sentido. O mistério é saber se o batedor estava posicionado e sinalizando, se estivesse o acidente jamais teria ocorrido, e veja o caminhão, o cavalo, sequer sofreu arranhão, uma vez numa curva, o cavalo remete-se à frente da carreta formando quase um "L", impossibilitando o ônibus de entrar na carroceria. Essa parte do "L" eu não expliquei, pois só agora notei. Abraços...

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    1. 1°- o motorista do ônibus mentiu, pra variar; 2º - o caminhão de carvão sinalizou correto; 3º - faixa contínua e curva, ultrapassou MUITO ERRADO! 4º - a carreta trafegava lentamente e certamente deu tempo de puxar o cavalo pra direita; 5º - se o batedor estava à frente e em velocidade compatível com a do ônibus, sobreviveu por sorte; 6º - se o motorista do ônibus estivesse em velocidade apropriada para as condições do momento o acidente não teria ocorrido. Se fosse um carro com uma família ao invés da carreta as mortes seriam creditadas ao condutor deste, pois o "profissional" jamais admitiria o erro. Triste constatação.

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  14. Anônimo... São anônimo, hã, quem???...

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  15. Rebatendo as criticas inpensadas de quem não tem noção da área,vou responder algumas perguntas que foram feitas e que por si só já demostram que estão entrando num campo que não manjam nada.Sou batedor,sou carreteiro e não aceito as acusações,nem o rótulo de maus profissionais dado aos colegas que foram puxados para o acidente .

    Nós batedores somos cursados no sest/senat tendo como instrutores inspetores da PRF,e depois de todo o curso somos avaliados pela própria PRF numa avaliação rigorosa.
    Algumas respostas:
    Observem o posicionamento final do ônibus já em repouso :
    metade dele sobre a faixa contínua o que indica infração gravíssima,e o primeiro ponto a ser analizado por qualquer períto do mundo ao chegar a um acidente deste tipo .
    Número de batedores:
    `Determinado pelo MPO 17 da Polícia rodoviária federal (PRF)
    Prá´aquele tipo de carga dois batedores,e asseguro que sem eles a equipe não rodaria 100 km,pois somos obrigados por lei a para no primeiro posto da PRF para medir as dimensões da carga e fiscalizção da escolta.

    Posicionamento dos batedores:
    O batedor dianteiro que esta sendo culpado pelo "BOMBEIRO" tem que deixa um espaço hábil à carreta fazer algum movimento evasivo ou defensivo,e deve manter-se a distancia da carreta,não podendo se manter a mais de 100 mts,e o da retaguarda tem a função defensiva e deve manter-se a no maximo 30 mts da peça.Impossivel o Motorista do ônibus não ter visto o batedor que não precisa sinalzar posto que está munido de cor caracteristica,no mínimo 3 luzes intermitentes,quatro bandeirolas vermelhas de dimensão que não é pequena.


    Digo ainda que há escoltas que dependendo da situação são guarnecidas por dois batedores,e mais um da PRF na dianteira.Acreditem que muitas vezes os caras desobedecem e a´te fecham a PRF e j´vi por mais de uma vez os Patrulheiro mandarem a gente seguir e parar no posto,e logo depois chegarem com o infrator algemado. outra observação equivocada: carretas não dão ele em curvas.Ao fazer a curva prá esquerda,o bico do cavalo é que sai e o reboque se recolhe prá trás da cabine,o que indica que o coletivo tingiu a peça antes do caminhão entrar na curva.O batedor de vanguarda estava adiantado justamente prá mostrar a quem vinha sentido contrario que ia cruzar com a carga nas proximidades ou na curva,tanto é que o caminhão encostou,o motorista do ônibus insistiu e deu no que deu,portanto não falem do que não sabem,ainda mais acusando os profissionais de
    maus profissionais.

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  16. Você está correto.
    Concordo com você

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  17. Boa noite à todos.
    Meu ponto de vista sobre o acidente muda de rumo após encontrar, depois de 4h pesquisando, um site que mostra sobreviventes do acidentes fazendo relatos que sanaram minhas dúvidas relacionadas aos batedores e afirmam de fato que houve sim negligência do motorista do ônibus, veja postagem completa - http://bombeiroswaldo.blogspot.com.br/2014/07/exclarecimentos-de-sobreviventes-da.html

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    1. Reconhecer um engano é sinal de grandeza! Meu pai foi bombeiro e respeito muito a profissão! Abraço!

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    2. Bom dia Vinicius...
      Minha visão estava correta, mas após denúncias dos passageiros sobreviventes alegando imprudências realizadas pelo motoristas que vinha em alta velocidade e ultrapassando à todos, foi a gota d´água que destruiu toda a minha visão. Se eu estivesse num tribunal defendendo o Ônibus, ficaria imensamente frustrado com a Defesa. Abraços...

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  18. esse BOMBEIRO OSWALDO precisa se informar mais sobre certos assuntos antes de sair falando balelas(merda), sobre o acidente e acusando errôniamente os profissionais da estrada. se nao sabe o q diz, fica calado e melhor.

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  19. ALEXANDRE SOUZA parabéns pelas suas colocaçoes e observaçoes. infelismente que esse fato sirva de exemplo p todos nos. abrss a todos

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  20. Boas Festas à Você e seus Familiares...
    Fiquei transtornado com esse acidente, fiz maquete, cálculos, e vim à cair na real somente após muita pesquisa, encontrar vídeos de testemunhas e parentes tirando a máscara do motorista do ônibus, esse sim foi negligente, mas não posso esquecer do cavalo sem um arranhão sequer, (com certeza foi feito o éle), mas o caso já fo resolvido... Abraços e até o ano que vem... Felicidades...

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  21. A história comprova que grandes acidentes sempre são causados por multiplos fatores. É óbvio que tanto a atitude imprudente do motorista do onibus, quando a evidente ausência do batedor conforme muito bem descrito e demonstrado fisicamente pelo SD Filho se somaram para a ocorrencia deste sinistro. No entanto, avaliando a culpabiidade e a concorrencia de cada um para a desfecho do evento, a irresponsabilidade do motorista do ônibus é simplesmente imperdoável. Meus sinceros votos a este cidadão, que morra torturado pela própria culpa em sua consciencia, pois se depender do judiciário, ja deve estar livre como um passarinho... Ainda hoje encontrei na internet uma sentença judicial, de março deste ano (2016), declarando sua incapacidade civil (curatela) por problemas de depressao e insanidade. Espero sinceramente que nao se trate de uma manobra pra fugir de qualquer forma da punibilidade por esta atrocidade que cometeu... Abraços.

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    1. Bom dia Juliano...
      Compreendi sua indignação, por isso fiz essa postagem e fico feliz por você ter compreendido meu ponto de vista. A justiça Divina tarda, mas não falha.
      Abração à Você e a todos seus Familiares. Bom feriadão à todos Vocês...

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  22. Alguém sabe onde foi parar o turbo que o caminhão transportavam?

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