08 abril 2012

Mosquetão, particularidades e utilizações

MOSQUETÃO

Abaixo vemos um mosquetão delta de aço simétrico, com suas partes principais.


Este é um dos equipamentos metálicos mais utilizados em operações de salvamento e trata-se de um anel metálico ou presilha que possui múltiplas aplicações. O mosquetão é utilizado em diversos tipos de ancoragens. É usado como principal elemento de união entre a cadeirinha e o equipamento de freio (oito ou descensor), qualquer que seja, como conector entre as cordas e o equipamento que transporta a vítima imobilizada.


MODELOS DE MOSQUETÃO
O tipo, o formato e o material variam de acordo com a destinação e uso. Da mesma forma a sua fabricação é feita em diversos materiais como aço carbono, alumínio, aço inox, dentre outros. Existem mosquetões com trava de rosca e com trava automática, além daqueles que não possuem travas (utilizados em atividades esportivas, como  escalada). A abertura de um mosquetão é o espaço livre que resulta do deslocamento do gatilho para a colocação da corda ou outros mosquetões e equipamentos. Quanto maior o espaço aberto, maior a facilidade para o uso. O ideal é que tenham abertura mínima de 20 milímetros.


É importante destacar também um outro tipo de conector metálico: a MALHA RÁPIDA, também conhecida como “quick link”, que é um elo metálico com uma porca sextavada que rosqueia ambas as extremidades do anel, fechando-o, com a característica de suportar esforços em quaisquer direções.


É importante salientar que, independente do modelo, os mosquetões são desenhados para suportar carga unidirecional ao longo do dorso, no eixo longitudinal e com a trava fechada, conforme a figura abaixo.

Direção das forças que podem incindir sobre o mosquetão.


NORMAS E CERTIFICAÇÕES
As Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR) existentes versam sobre equipamentos de proteção individual e proteção contra quedas, sob o enfoque da segurança do trabalho, cuja fabricação, em conformidade com essas normas, é indicada pelo Certificado de Aprovação (CA). Embora atendam suficientemente aos ambientes de trabalho, como os da construção civil e da indústria, não contemplam atividades esportivas ou de salvamento, para as quais são consideradas inadequadas, razão pela qual valemo-nos de normas internacionais de consenso para especificação e aquisição de equipamentos.
Existem outras normas que tratam de equipamentos para atividades em altura, como as EN (Normas Européias), especificamente a EN 12275 de 1998, cuja fabricação nessa conformidade, é indicada por um número e pela chancela CE, que significa estar “conforme especificações”.

É importante salientar que os mosquetões sem informações gravadas em seu dorso não devem ser utilizados. Há reproduções em alumínio de baixa qualidade, com uso somente como chaveiros ou para pendurar coisas nas mochilas.


VIDA ÚTIL DO MOSQUETÃO
Vida útil é o tempo que o equipamento leva para perder suas características mecânicas, sem desgaste, ou seja, sem uso. Não existe, por exemplo, nenhum estudo científico, conhecido, sobre a vida útil dos mosquetões de alumínio (Al 7075), porém já tivemos casos de mosquetões com mais de 10 anos de uso, que mantinham suas características e romperam acima da carga estimada. Para os mosquetões de aço aconselhamos que, em condições normais de uso, sejam substituídos a cada 05 (cinco) anos, visto que sua utilização é constante em treinamentos, além da exposição às condições adversas quando em uso nas operações reais de salvamento.


RESISTÊNCIA DOS MOSQUETÕES

Segundo a norma NFPA 1983, a carga de uma pessoa é de 300 lbs (135kg) e a carga de resgate equivale a 600 lbs (270 kg), estes valores levam em conta o peso estimado de uma pessoa padrão mais os equipamentos de segurança. Esta norma prevê mosquetões de uso geral em aço, com resistência nominal de 4.000 Kgf, como o da figura abaixo.



Segundo a norma EN 12275 diz que a resistência é descrita em QuiloNewton (KN) ou DecaNewton (daN): 1 KN corresponde a 100 Kgf ou 100 Kg.

Há uma classificação, na norma européia, para cada tipo de mosquetão, conforme abaixo:

- B (basic): para uso normal;
- D (directional): uso com fitas expressas;
- X (oval) uso múltiplo: escalada, espeleologia;
- H (HMS ou pêra): para fazer segurança, para uso com nós (belaying);
- K (klettersteig ou “Via ferrata”): para auto-segurança na via de escalada,  tem trava automática e abertura mínima de 21mm (todos os outros tipos têm abertura de 15mm);
- Q (quick link): mosquetão para segurança extra, uso em espeleologia,  malha rápida (maillon rapide).
Mosquetões de uso esportivo (de alumínio, por exemplo) também podem ser utilizados nas operações de salvamento, no entanto, em condições de menor esforço ou carga, como em ancoragens auxiliares, auto-seguros ou linhas de segurança.
Uma das principais características a ser observada, a resistência do mosquetão deve estar inscrita no corpo do equipamento. As resistências são classificadas por tipo de mosquetão, conforme a norma EN12275, da seguinte forma:

Resistência longitudinal com o mosquetão fechado:
- X: 18 kN;
- K, Q: 25 kN;
- Outros tipos: 20 kN.

Resistência transversal com o mosquetão fechado:
- B, H, K, X: 7 kN;
- Q: 10 kN;
- D: não se aplica.

Resistência longitudinal com o mosquetão aberto:
- K: 8 kN;
- B, D: 7 kN;
- H: 6 kN;
- X: 5 kN;
- Q: não se aplica.

O mosquetão tipo K possui as seguintes exigências adicionais:
- abertura mínima de 21mm;
- resistência a pressão lateral (em torção) de 8 kN.

Assim, os valores médios para um mosquetão particular podem, por exemplo, ser de 22 kN, 8 kN e 10 kN (resistência longitudinal fechado, resistência transversal fechado e resistência longitudinal com o gatilho aberto, respectivamente).


CUIDADOS ESPECIAIS
Apesar de o mosquetão ser muito resistente, deve-se ter um cuidado muito grande com ele. Nunca deixe um mosquetão na areia, pois ele pode ficar difícil de abrir. Outro cuidado, e talvez o mais importante que deve-se tomar, é de não deixá-lo cair no chão. Se o seu mosquetão cair de uma altura de mais de 2 metros no chão, é aconselhável que você aposente-o, pois ao cair, podem surgir microfissuras em sua estrutura, tornando-o perigoso. Quando o seu mosquetão sofrer uma pequena queda, faça uma inspeção minuciosa a procura de alguma marca profunda gerada pela queda, se for uma grande queda em uma superfície rígida, descarte-o.


RECOMENDAÇÕES GERAIS
Mantenha seus mosquetões limpos e para os utilizados em atividades esportivas, mantenha-os sem arestas que possam danificar a corda. Para remover esta aresta use lixa grana 220-400, se isto não adiantar, destrua o mosquetão. Não guarde mosquetões esportivos danificados, você poderá usa-lo por engano e sofrer algum acidente durante a escalada. Sempre limpe e lubrifique os mosquetões após o contato com água salgada ou maresia.


Limpeza
Limpe o gatilho na região articulada, soprando o pó e a sujeira. Se uma limpeza adicional for requerida, lave o gatilho em água quente com detergente neutro. Enxágüe bem e lubrifique a articulação com pó de grafite ou WD-40. Retire o excesso de lubrificante, lembrando que o uso do pó de grafite, ou outro lubrificante seco, conserva a limpeza por mais tempo, impedindo o acumulo de sujeira. Mantenha todos os mosquetões longe de umidade ou maresia, equipamentos ou roupas úmidas e também agentes químicos.


Inspeção
Ao inspecionar o mosquetão, observe toda sua estrutura procurando detectar deformidades, amassamentos ou trincas. Observe ainda o alinhamento entre o bloqueio e o dorso do mosquetão e a tensão da mola da dobradiça. Cheque seus mosquetões regularmente e tenha certeza de que o gatilho abre e fecha apropriadamente. Se o gatilho não funciona apropriadamente, ou está torto, separe e descarte-o.


EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO EM AERONAVES



Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário