30 abril 2012

INCÊNDIOS DOMÉSTICOS - Como Prevenir


Os incêndios domésticos podem acontecer em especial se não houver certos cuidados de prevenção.
Se houver crianças ou idosos em casa os cuidados devem ser redobrados para evitar qualquer tipo de acidente. Deste modo as brincadeiras das crianças devem se vigiadas bem como os seus brinquedos.

As medidas de prevenção devem começar na cozinha,  quando se cozinham os alimentos. Assim, não se deve aproximar objetos inflamáveis de plástico ou papel das panelas que estão em cima do fogão. Por outro lado o botijão deve estar sempre fora de casa e o melhor é observá-la diariamente para ver se não há vazamentos, e ao se ausentar da casa verificar se o registro está fechado.

Se houver alguém que fume em casa é necessário ter muito cuidado com os cigarros, pois não se deve brincar com o fogo. O melhor é apagá-los sempre no cinzeiro ou numa caixa com areia.
Os mesmos cuidados devemos ter com os fósforos que devem ser apagados na água antes de os jogar na lixeira.
E nunca fumar na cama, pois com o  sono pode-se involuntariamente provocar-se um incêndio.
Os isqueiros e fósforos precisam ficar sempre longe, totalmente fora do alcance das mãos das crianças.

E necessário muita atenção com as velas, pois nunca devem ser esquecidas acesas em casa, convêm coloca-la sempre num castiçal próprio para evitar que caiam e incendeiem os móveis, um prato, ou pires com água pode ser utilizado providencialmente para evitar acidentes com velas.

Nunca deixe as cortinas sobre fios elétricos e sofás próximos as tomadas, pois corre o risco de pegarem fogo em caso de uma sobrecarga nos fios que provoca  superaquecimento nos fios, ocasionando assim o acidente.


Prevenção exímia em sua casa:
Casa construída com sacrifício, muito trabalho, dedicação, onde utilizei fios para a instalação elétrica com bitolas de 1½, 2½ e 4mm. Em minha casa havia 3 lâmpadas, 3 tomadas, para geladeira, ferro elétrico e chuveiro.
Com o passar do tempo a casa ganhou mais cômodos e mais eletrodomésticos, tais como torneira elétrica, forno  microondas, sanduicheira, ventilador, ar-condicionado entre outros... Mas a entrada da fiação elétrica continua a  mesma, apenas puxaram extensão e em alguns casos trocaram a potência do disjuntor para que a energia não caia quando os equipamentos estiverem ligados, com essa atitude os  fios de sua casa estão sobrecarregados, quentes e  à qualquer momento poderá desencadear início de um incêndio em qualquer locar da casa. Atualize todo o sistema elétrico de sua casa de 5 em 5 anos e faça manutenção preventiva anualmente utilizando-se sempre dos serviços de Profissional Eletricista credenciado (Diplomado) na execução desses serviços.

Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário