...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

22 abril 2012

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE HIDRANTE – E.C.I.

 Sistema de Hidrantes


O Sistema de hidrante consiste em um sistema de proteção contra incêndio instalado em edifícios, escolas, indústrias e ginásios etc... É composto basicamente por Reservatórios de Água, Bombas de Incêndio, Tubulações, Hidrantes, Abrigos e Registros de Recalque. 

O sistema de hidrantes tem como objetivo dar continuidade à ação de combate a incêndios até o domínio e possível extinção. O agente extintor utilizado é a água, motivo pelo qual o método principal de extinção a ser aplicado será o resfriamento. Ao utilizar-se o sistema de Hidrantes é fundamental desligar a chave principal de entrada de energia da edificação e/ou do setor onde se vai efetuar o combate, no intuito de evitar acidentes (descargas elétricas).


Reservatório de Água

O reservatório de água é um compartimento construído na edificação, em concreto armado, metal apropriado ou qualquer outro material que apresente resistência mecânica às intempéries e ao fogo. Destina-se a armazenar uma quantidade de água (reserva de incêndio) que, efetivamente, deverá ser fornecida para o uso exclusivo de combate a incêndios.

Quanto à localização, os reservatórios podem ser elevados, no nível do solo, semi-enterrados ou subterrâneos, devendo ser observadas as exigências previstas nas Normas Técnicas (NBR 13714/2000), quanto às suas características construtivas e localização.

Os reservatórios devem estar – dentro das possibilidades – em local acessível aos veículos do Corpo de Bombeiros. A capacidade da reserva de incêndio deverá ser suficiente para garantir o suprimento dos pontos de hidrantes, considerados em funcionamento simultâneo, durante o tempo previsto nas especificações técnicas.



Bomba de Incêndio 

A Bomba de Incêndio tem a finalidade de efetuar o deslocamento de água no interior das tubulações. Entra em funcionamento mediante acionamento manual – botoeira tipo liga-desliga próximo aos hidrantes – ou automático – através de chave de fluxo para reservatórios elevados ou pressostatos/manômetros para reservatórios subterrâneos, no nível do piso ou semi-enterrados. As Bombas de Incêndio deverão possuir motor elétrico ou a explosão – este obrigatório para proteção de tanques de líquidos e gases combustíveis ou inflamáveis.



Tubulação

A Tubulação consiste num conjunto de tubos, conexões, acessórios hidráulicos e outros materiais destinados a conduzir água, desde o reservatório específico até os pontos de hidrantes. Todo e qualquer material previsto ou instalado deve ser capaz de resistir ao efeito do calor, mantendo seu funcionamento normal. O meio de ligação entre os tubos, conexões e acessórios presos devem garantir a estanqueidade e a estabilidade mecânica da junta, e não deve sofrer comprometimento de desempenho se for exposto ao fogo. Os materiais termoplásticos, na forma de tubos e conexões, somente devem ser utilizados enterrados e fora da projeção da planta da edificação, satisfazendo os requisitos necessários ao funcionamento da instalação em termos de resistência à pressão interna e a esforços mecânicos. Toda a tubulação dever ser na cor Vermelha. Nenhuma tubulação de alimentação dos pontos de hidrantes pode ter diâmetro nominal inferior a 65 mm, conforme a NBR 13714/2000.2



Válvulas

As válvulas são acessórios de tubulação destinados a controlar ou bloquear o fluxo de água no interior das tubulações.



Hidrante

Hidrante é um ponto de tomada de água provido de dispositivo de manobra (válvulas angulares) com união tipo engate rápido para combate a incêndio sob comando. Os hidrantes podem ser de coluna ou de parede (interior do abrigo) e de uma única expedição (simples) ou duas (duplos). São denominados hidrantes internos, quando instalados no interior da edificação, ou externos, caso contrário. As válvulas dos hidrantes devem ter conexões iguais às adotadas pelo Corpo de Bombeiros (tipo engate rápido – diâmetro nominal de 40 mm ou 65 mm).





Abrigo

Abrigo é um compartimento (cor vermelha), embutido ou aparente, dotado de porta, destinado a armazenar esguichos, mangueiras, chaves de mangueiras e outros equipamentos de combate a incêndio, e deve ser capaz de protegê-los contra intempéries e danos. Deve ser instalado a não mais que cinco metros de cada hidrante de coluna, em lugar visível, de fácil acesso e sinalizado. 



Esguichos

O esguicho consiste em peça metálica adaptada na extremidade da mangueira, destinada a dar forma, direção e controle ao jato, podendo ser do tipo regulável ou não. Os mais utilizados nos edifícios são o esguicho agulheta (13, 16, 19 ou 25 mm) e o esguicho regulável (DN 40/65 mm). Podemos encontrar os esguichos lançadores de espuma, utilizados para proteção de tanques de combustíveis ou inflamáveis, também conforme essas especificações. O esguicho agulheta, mais comum, aumenta a velocidade da água porque seu orifício é de diâmetro menor que o da mangueira, permitindo, desta forma, o jato compacto (pleno). O esguicho regulável passa de jato compacto a neblina de alta velocidade pelo simples giro do bocal. Esse esguicho produz jato ou cone de neblina, de ângulo variável de abertura, em razão da existência de um disco no interior do tubo de saída; o ângulo máximo de abertura chega a 180 graus.




Mangueira

Mangueiras são equipamentos para combate a incêndio constituído, essencialmente, por um duto flexível contendo uniões do tipo engate rápido. As mangueiras utilizadas nos edifícios têm diâmetro nominal de 40 mm ou 65 mm, em comprimentos de 15, 20 ou 30 metros. As mangueiras devem estar acondicionadas no abrigo na forma aduchada ou em zigue-zague. Especial atenção deverá ocorrer durante a compra e conseqüente instalação nos abrigos: a mangueira tipo 1 é conhecida como mangueira predial (residencial); um prédio de escritórios, por sua ocupação, deve utilizar a mangueira de tipo 2, mesmo que a pressão de trabalho seja menor que 10 Kgf/cm2. O motivo para isso é que a Norma Técnica (NBR 12779/1992) leva em consideração não só a pressão de trabalho, mas também a resistência à abrasão e outras características adequadas a cada caso.



Chave de Mangueira

A Chave de Mangueira destina-se a complementar o acoplamento e desacoplamento das juntas de união das mangueiras com o esguicho e a válvula de manobra do hidrante. Constitui-se de uma haste metálica, apresentando uma extremidade no ramo curvo com aluado transversal, encimado por um pequeno ressalto retangular. 
                                    


Dispositivo de Recalque (Hidrante de Passeio)

O sistema deve ser dotado de registro de recalque, consistindo em um prolongamento da tubulação, com diâmetro mínimo de 65 mm (nominal) até as entradas principais da edificação, cujos engates devem ser compatíveis com os utilizados pelo Corpo de Bombeiros. Quando o engate estiver no passeio, este deverá ser enterrado, ou seja, em caixa de alvenaria, com tampa. A introdução de DN 65 mm de (mínimo) e com tampão tem de estar voltada para cima em ângulo de 45 graus e posicionada, no máximo, a 15 cm de profundidade em relação ao piso do passeio. O volante de manobra da válvula deve estar situado no máximo 50 cm acima do nível do piso acabado.

O dispositivo de recalque pode ser instalado na fachada da edificação, ou em muro da pisa com a rua, com a introdução voltada para rua e para baixo em ângulo de 45 graus, e a uma altura entre 60 cm e um metro em relação ao piso do passeio. Em alguns casos é aceito como recalque o hidrante de acesso à edificação. 

Para determinação da vazão e pressão da bomba de incêndio e o volume da reserva de água para combate a incêndio do sistema de hidrantes, é preciso considerar a natureza da ocupação da edificação e o risco. Antes de iniciar o cálculo hidráulico, entretanto, é importante verificar qual a Norma Técnica ou Legislação que se deseja atender. Por exemplo: pode-se levar em conta a legislação federal – NBR 13714/2000.




Bombeiroswaldo...

6 comentários:

  1. Boa tarde, teria alguma planilha para calculo da bomba de incêndio?
    Agradeço se puderem ajudar.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Erivan,,,
    Obrigado pela visita, me acione via e-mail: bombeiroswaldo@gmail.com e lhe enviarei um excelente arquivo em pdf que sanará de vez suas dúvidas. Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, meu amigo! Tenho lido bastante seu blog, tem muita informação de qualidade. Parabéns! Se possível me mande esse PDF sobre dimensionamento de bombas de incêndio. Agradeço bastante.
      email: eng.jardsonmacedo@gmail.com

      Excluir
  3. BOM DIA BOMBEIRO OSWALDO.

    SOU O CORONEL RR MARTINS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO, PERITO EM INCÊNDIOS PELA ACADEMIA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL ( CBMDF ) ONDE TAMBÉM CONCLUI O CURSO SUPERIOR DE BOMBEIROS NO CENTRO DE ALTOS ESTUDOS, COMANDO, DIREÇÃO E ESTADO MAIOR DO CBMDF.

    ATUALMENTE, LABUTO NA ÁREA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS REALIZANDO, EM PARCERIAS TÉCNICAS, SERVIÇOS DE REGULARIZAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS EM AUTOCAD ( D.W.G. ) CONFORME TRABALHA O CORPO DE BOMBEIROS DO NOSSO ESTADO PARA A CONFECÇÃO DO PROJETO DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS E SEUS MEMORIAIS.

    REALIZO, TAMBÉM, A VENDA E AS INSTALAÇÕES DESTES EQUIPAMENTOS QUE VOCÊ TANTO CONHECE E NOS BRINDA COM A DIVULGAÇÃO DE MUITOS CONHECIMENTOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS.

    APÓS ESTAS ETAPAS OS INTERESSADOS ESTÃO APTOS A REGULARIZAR O ( S ) IMÓVEL ( IS ) PERANTE O CÓDIGO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO PARA O ESTADO DE PERNAMBUCO - COSCIP.

    PARABÉNS PELO SEU MARAVILHOSO TRABALHO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia CEL Martins...
      Obrigado pelo Parabéns. Por favor me envie o contato de vossa Empresa para que eu possa divulgar em meu blogger.
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
    2. NEWTON ROGÉRIO05 dezembro, 2018

      COMO POSSO RECEBER TODAS AS INFORMAÇÕES QUE VC TEM?
      SE PUDER ME ENVIAR VIA EMAIL AGRADEÇO!
      MEU EMAIL É FIREMANPE2003@YAHOO.COM.BR
      AGRADEÇO A GENTILEZA!

      Excluir