...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

08 abril 2012

Cânula de Guedel - Orolaríngea - Nasolaríngeas - Como inserir e acomodar sem machucar

Cânula de Guedel

É um dispositivo destinado a manter pérvia a via aérea superior em pacientes inconscientes ou com rebaixamento do nível de consciência.
Introduzida em vítima consciente ou em estupor, pode produzir vômito ou laringoespasmo.

É necessário cuidado na colocação da cânula, porque a inserção incorreta pode empurrar a língua para trás, na faringe, e produzir obstrução de via aérea, manifestada por troca insuficiente de ar, indicada por tosse ineficaz e fraca, ruídos respiratórios estridentes, dificuldade respiratória acentuada e até mesmo cianose (cor azulada de pele, unhas e lábios).

A cânula orofaríngea está disponível em medidas para recém-natos, crianças e adultos. O melhor modo de identificar o tamanho adequado da cânula é segurá-la ao lado da face da vítima, com a extremidade inferior tocando o ângulo da mandíbula, logo abaixo do lóbulo da orelha e estender a outra extremidade até a comissura labial.

Inserir a cânula com a concavidade para cima, dirigindo sua extremidade para o palato duro ("céu da boca"), logo atrás dos dentes incisivos superiores. Não permitir que a cânula toque o palato, aplicando um movimento de rotação helicoidal de 180º (em parafuso) sobre ela mesma, posicionando-a sobre a língua. Um abaixador de língua pode ser útil para impedir que a cânula empurre a língua para trás durante sua inserção.

Em crianças pequenas, a cânula de Guedel é inserida diretamente sobre a língua, com a concavidade para baixo, sem a rotação de 180º. Dessa forma evitam-se traumatizar dentes e palato.






Bombeiroswaldo...

2 comentários:

  1. Um bombeiro profissional civil, pode utilizar o mecanismo da cânula de guedel??

    ResponderExcluir
  2. Bom dia ô das Trevas...
    A função do Bombeiro Civil é a Prevenção e Gerenciamento de Crises. Somos treinados sim e conhecemos todos os segmentos de prevenção e APH, mas apenas conhecemos, não somos peritos, por isso essa ação pode sim ser tomada desde que extremamente necessária (caso e vida ou morte), onde Você BPC possui uma mala com instrumentos e acessórios que estão em seu poder é para serem usadas. Pense sempre no tempo que Você vai disponibilizar entre dar os PS, Chamar apoio externo ou levar a vitima até o atendimento especializado. O caminho mais curto te proporcionará o sucesso na solução do QRU.
    Abraços. QRV...

    ResponderExcluir